O Brasil é realmente um país muito rico. Seja nos mais variados tipos de relevos e climas, o país é o lugar com a maior diversidade de espécies do planeta além de possuir quase todo o território da Amazônia. Cada região tem um sem-número de atrações para se conhecer.
A diversidade é tamanha que fica até difícil decidir qual será o destino que vamos conhecer. Na internet você encontra uma grande diversidade de conteúdo sobre isso. Neste texto você conhecerá uma área de conservação que abriga muitas espécies, o parque estadual do encontro das águas.
Mas afinal, você já ouviu falar do parque estadual do encontro das águas? Neste texto vamos explicar todos os porquês que você precisa saber para visitar o coração do pantanal mato-grossense o quanto antes.
Sobre o Parque estadual das águas
O parque surgiu no ano de 2004 e tinha como missão a proteção dos recursos naturais bem como o trânsito de espécies da fauna nativa, o que fez com que houvesse uma preservação significativa das amostras existentes dos ecossistemas naturais existentes.
Além disso, a fundação do parque criou a chance para o uso público. Claro que isso só foi possível com muito controle. Quem também saiu ganhando foi a pesquisa científica e a educação.
O parque tem o pantanal como bioma e fica localizado nas bacias dos rios Alegre, Cuiabá, Cassange, Piquiri, Pirigara e Três Irmãos. Ocupando os municípios de Barão de Melgaço, Corumbá e Poconé.
Motivos para visitar o Parque estadual das águas
Sem sombra de dúvidas, o primeiro grande atrativo do lugar é a grande quantidade de onças, afinal, é quase impossível pensar em pantanal e não pensar nas famosas onças, não é mesmo? Outro fator que é muito interessante é que, sabendo que a região é rica em cursos d’água, o que proporciona passeios de barco pela região. Além de conhecer as riquezas oferecidas pelo pantanal, você ainda aproveita um passeio para lá de divertido.
Para quem gosta de ecoturismo, o Parque Estadual do Encontro das Águas é simplesmente fundamental. Nele, além das onças, você encontra uma grande diversidade de espécies para conhecer e fugir do convencional.
Muitos naturalistas gostam de visitar o parque para comércio de bongs e artesanatos.
A região é tão rica que dá para presenciar diferentes eventos de acordo com a época do ano. Por isso é sempre bom dar uma pesquisada nos eventos do pantanal para que você decida a melhor época para conhecer o local. Como por exemplo, há épocas em que a temperatura é mais amena, tem época que é propícia para apreciar os pássaros ao invés de onças e por aí vai.
Daria para ficar horas e horas escrevendo sobre as riquezas do pantanal que o parque estadual do encontro das águas oferece, mas até aqui deu para abordar os principais fatores que vão com certeza despertar o seu interesse em conhecer este lugar maravilhoso dentre os mais diferentes patrimônios naturais que o Brasil tem para oferecer. Aproveite, o parque estadual do encontro das águas espera por você.