Quer investir em marketing médico e não sabe como começar? Nesse texto vamos te ajudar a conhecer as melhores estratégias para divulgar sua clínica da maneira correta.
Hoje para se manter competitivo, qualquer profissional precisa estar presente no mundo online, inclusive médicos. Mas não basta ter um site com seus dados e especialidade, também é preciso investir em divulgação.
No entanto, por se tratar de profissionais de saúde existem diversas regras quanto a essa divulgação, para evitar possíveis problemas com os órgãos que regulam a profissão.
Assim, você precisa saber escolher com cautela e sabedoria uma estratégia válida, para evitar problemas.
Por fim, para você entender melhor e ver como realmente é possível investir no marketing médico, conheça algumas estratégias bem importantes.
Redes sociais são boas opções?
As redes sociais são muito importantes para o marketing médico, através dessas ferramentas é possível divulgar seus serviços.
Além disso, se você não sabe, hoje pelas redes sociais a proximidade com os clientes é maior e a relação de confiança também.
Por isso é importante ter Instagram, Facebook, WhatsApp ativos e bem alimentados. Divulgue dicas sobre cuidados, opções de tratamentos e ainda como é feito o seu trabalho. Essas informações atraem muitos seguidores e lhe introduz na internet.
No entanto, você precisa saber que hoje, essa está longe de ser a melhor alternativa de marketing para médicos, principalmente para os que querem destaque.
Quer ver isso na prática? Quando você precisa de um médico específico, caso não saiba o nome dele, dificilmente vai encontrar ele na rede social. Se digitar “tratamentos para dor crônica em Goiânia” uma quantidade absurda de sites, telefones, localidades e tratamentos serão postos a sua disposição.
Pesquisa aí! As pessoas lá são encontradas pelo nome, onde digitar “médico em Goiânia” dificilmente ajudará em alguma coisa.
Ou seja, você acaba ficando excluído, e sim, a conversão nisso é bem mais baixa do que outras alternativas, como um blog bem destacado.
Ora, você mesmo, quando precisa de um médico, qual o primeiro lugar que vem na sua cabeça? Pesquisar no Google, não é mesmo?
Portanto, sim, você pode usar as redes sociais, mas somente elas, será uma estratégia extremamente fraca, e não vai fazer com que os pacientes consigam te encontrar. Principalmente, aqueles da sua região.
Site para Médicos
A pesquisa por profissionais de todas as áreas acontece na sua maioria pela internet, mais especificamente pelo Google.
Por isso é tão importante ter um site bem ranqueado, para destacar o seu nome, e assim se tornar reconhecido na área.
Para conseguir esse ranqueamento o site precisa ter informações relevantes e um blog bem alimentado.
Escrever artigos de qualidade, com conteúdos relevantes sobre a sua especialidade médica é uma das melhores estratégias de marketing médico.
Comece explicando os procedimentos tratados pela sua especialidade, falando sobre dores e doenças e quais os tratamentos mais indicados. Isso aumenta não apenas a visibilidade da sua clínica como a sua autoridade sobre o assunto.
Não se esqueça de seguir as técnicas de otimização do texto (SEO) para que o Google considere seu conteúdo de qualidade.
Se não souber como fazer isso, o ideal é contratar um profissional para realizar essa parte de SEO, que hoje é uma das ferramentas que mais ajuda no destaque de um site.
Acredite, redes sociais podem ajudar bastante, mas um dos pilares principais que levam uma marca a ser destacada na internet, podemos confirmar que começa em um site com um SEO bem feito.
Então, não deixe de investir nisso! Uma Agência de SEO em Goiânia, pode te ajudar facilmente a realizar isso.
Você conhece backlinks?
Outra estratégia de marketing médico muito efetiva é comprar backlinks de qualidade. Os backlinks são links que direcionam outros textos para o seu site, isso quer dizer outros blogs sugerindo textos da sua página.
O Google reconhece com algo positivo quando um texto é mencionado em outros blogs, pois isso valida as informações ali divulgadas. Nem sempre conseguir backlinks no início de um blog é fácil, assim pode ser interessante comprar essas parcerias.
Mas, escolha com cuidado, ter referência em sites de origem duvidosa causa efeito contrário, então foque em backlinks de qualidade.
Por fim, as boas referências melhoram o ranqueamento do seu site e ainda aumentam a sua autoridade sobre o assunto.
Cuidados com marketing médico em Goiânia
A diferença do marketing médico em Goiânia para o marketing de outros profissionais está relacionada a ética exigida pela área de saúde.
Por exemplo, um dos cuidados necessários é o de não postar vídeos e fotos de procedimentos cirúrgicos.
Sem contar também que você não pode postar fotos de “antes e depois” dos pacientes, principalmente quando mostra seu rosto.
Além disso, o preço dos procedimentos também não pode ser divulgado nas fotos e nas redes sociais, mas em mensagens por direct ou WhatsApp os valores podem sim, ser informados.
Como já citamos, em qualquer dúvida, não deixe de procurar os órgãos apropriados para isso.
Usando o marketing para médicos em Goiânia da maneira correta a visibilidade da sua clínica será muito maior, assim como o aumento da procura pelos seus serviços.
Por fim, o que está esperando para tornar isso uma realidade?
Veja mais: Dicas para melhorar a qualidade de vida