Com a pandemia do COVID-19 e o distanciamento social, as pessoas começaram a se preocupar cada vez mais com o bem-estar e qualidade de vida. Inclusive, muitos decidiram procurar uma imobiliária a fim de encontrar uma casa ou apartamento que atendesse as novas demandas, necessidades e estilo de vida. Mas, sabemos que de nada adianta ter o imóvel dos sonhos e ainda assim não conseguir realmente aproveitar as belezas da vida.
Recentemente falamos sobre 5 vantagens de ter uma mente desperta. Então, pensando nisso, para o post de hoje separamos algumas dicas para melhorar sua qualidade de vida. Vamos lá?
Entendendo melhor sobre a qualidade de vida
É impossível chegar a uma definição de qualidade de vida que sirva para todas as pessoas, visto que cada um possui uma vivência e consequentemente um conceito individual sobre o assunto. No entanto, de maneira geral podemos afirmar que a qualidade de vida diz respeito ao equilíbrio, abrangendo diversas condições como emoções, situações físicas e saúde.
Sendo assim, a qualidade de vida, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) pode ser definida apenas por meio de uma percepção pessoal do indivíduo, baseada em seu estilo de vida, vivência, valores, cultura, padrões e preocupações.
Como melhorar sua qualidade de vida?
Ainda que a qualidade de vida varie de pessoa para pessoa, a fisiologia dos seres humanos é bastante semelhante. Justamente por isso, existem algumas condições gerais que podem promover benefícios e melhorar sua qualidade de vida. Confira abaixo:
Tenha uma boa alimentação
Um dos principais pontos é optar por consumir os chamados alimentos de verdade, ou seja, aqueles oferecidos pela terra e não os embalados. Obviamente isso não significa não consumir nunca nenhum tipo de industrializado, mas sim ter como base esse tipo de alimentação. Isso porque, frutas, verduras, grãos, oleaginosas, etc irão garantir um bom equilíbrio de vitaminas, minerais e aminoácidos. Além disso, tenha em mente que nada em excesso faz bem.
Hidrate-se
Ainda que existam diversos chás e outros tipos de bebida, não há nada que substitua o consumo de água. Isso porque, nossos tecidos e células são compostos principalmente por água e por isso nosso organismo exige uma ingestão saudável dessa bebida todos os dias. O mínimo recomendado é 35 ml de água para cada kg de peso corporal. Ou seja, se você pesa 70 kg, a ingestão mínima deve ser de 2450 ml de água por dia.
Tenha um sono de qualidade
O sono tem um forte poder reparador e por isso, se você não tiver uma noite de qualidade, seu corpo não terá condições necessárias para se preparar para o dia seguinte e os subsequentes. De acordo com estudos, um sono ininterrupto de 6 a 8 horas já é suficiente para a recuperação do organismo. Entretanto, pessoas que costumam acordar muitas vezes durante à noite ou já acordam cansadas, podem ter distúrbios que atrapalham a regeneração.
Pratique exercícios físicos
Não podemos deixar de lembrar ainda que as atividades físicas impactam positivamente diversos aspectos do dia a dia, principalmente quando falamos na qualidade de vida. É importante ter em mente que o exercício vai além de estética, visto que promove melhor condicionamento físico, disposição, energia, bom-humor e resistência. Além disso, dependendo da prática, também é possível fortalecer o coração, estrutura óssea e liberar substancias benéficas para o bem-estar mental.
Cuide de sua mente
Lembre-se que de nada adianta ter uma boa saúde física se a mente não estiver lado a lado com esse processo. Sabemos que o mundo está cada vez mais turbulento e por isso é importante acalmar nossa mente e trabalhar a inteligência emocional. Existem várias maneiras de cuidar dessa área e a meditação é uma delas. Mas, além disso, a terapia com psicólogo também é de grande ajuda.
Deixe os problemas para depois ou simplesmente resolva logo. Não deixe por exemplo que um chuveiro queimado acabe com seu dia, chame a assistência técnica rinnai e resolva seu problemas. Assim você evitar colocar esforço demais em coisas pequenas.
Evite industrializados
Evitar o uso de produtos industrializados e embutidos, como salsichas, apresuntados, patês prontos e outros alimentos também é importante quando se almeja uma boa qualidade de vida. Isso porque, esse tipo de produto possui altos níveis de sódio, além de diversos conservantes e ingredientes cancerígenos. Como já falamos, isso não significa que você nunca pode comer nada desse tipo, mas sim reduzir. Ou seja, não há necessidade de comer presunto, salame ou outros alimentos todos os dias, certo? Mas, caso não haja nenhuma outra opção, não será um dia que irá afetar completamente a saúde de seu corpo e qualidade de vida. Portanto, tenha em mente que o equilíbrio é o melhor caminho.
Então, agora que você sabe o que pode fazer para melhorar sua qualidade de vida, já pode colocar em prática nossas dicas de hoje. Tudo o que falamos é possível de ser realizado, mas você não deve buscar uma vida perfeita e sim fazer o possível para manter a constância e adquirir novos hábitos.
Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.
CR Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.
Leia também: Empresa desentupidora de pia: como saber se a pia está entupida?