Em diversas localidades do Brasil, mini destilarias de etanol têm sido implementadas, particularmente em razão da escassez e alto custo do petróleo, além do seu grande impacto na natureza.
Só a título de curiosidade, várias universidades, centros de pesquisa e empreendedores desenvolveram esforços para estudar, construir e operar micro usinas.
E o melhor de tudo é a sustentabilidade do sistema, principalmente na questão do mínimo impacto causado no ambiente.
Portanto, se você mora em uma área rural e está pensando em construir uma mini destilaria de etanol, vale a pena continuar a leitura e conferir quanto custa montar e as vantagens!
Mini destilaria de etanol, quanto custa montar?
O custo de montar uma mini destilaria de etanol pode variar e depender de fatores como a escala da produção, a localização, a complexidade do processo de produção e os equipamentos utilizados.
Se você está pensando em montar uma mini usina, veja alguns custos que devem ser avaliados:
Equipamentos
Para construir uma mini destilaria de etanol, são necessários vários equipamentos: coletores de vapor, destiladores, tanque de armazenamento, sistemas de refrigeração, bombas, entre outros.
O custo desses equipamentos pode variar bastante, a depender do tamanho e da complexidade da instalação.
Custo da matéria-prima
O etanol é geralmente produzido a partir de cereais, como milho ou trigo, ou de plantas, como cana-de-açúcar.
O custo da matéria-prima também pode sofrer uma variação dependendo do local e do preço dos cereais ou plantas.
Construção e instalação
O custo de construção e instalação de uma mini destilaria de etanol pode envolver gastos como aluguel, construção, instalação elétrica e instalação de dutos.
Custo de licenciamento e regulamentação
Para instalar e operar uma mini destilaria de etanol, é necessário obter uma licença junto aos órgãos competentes.
Esse custo pode variar dependendo do local escolhido para a implementação da destilaria, bem como das regulamentações locais.
Custos operacionais
Quando se trata de custos operacionais, isso inclui salários dos funcionários, custos de energia, de manutenção e custos de inspeção regulatória.
De uma forma geral, não é um investimento baixo. Por isso, é necessário fazer um estudo detalhado sobre a viabilidade do negócio.
Atualmente, várias cooperativas têm se reunido para construir uma mini destilaria de etanol, o que em termos financeiros, é bastante atrativo.
Quais são as vantagens de mini destilaria de etanol?
Em primeiro lugar, é importante saber que a mini destilaria de etanol é voltada para o pequeno e médio produtor que deseja fabricar etanol por conta própria.
Existem diversas mini usinas espalhadas pelo Brasil, inclusive alguns projetos já credenciados pela Agência Nacional de Petróleo, Ministério da Agricultura, e conta com todo o suporte do BNDED e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Se você está em dúvida se vale a pena investir, veja algumas vantagens:
- Possibilidade de credenciamento junto à ANP para fornecimento de álcool etílico combustível para fins automotivos, geradores de energia, tratores, limpeza, etc;
- Baixo consumo de energia e custos reduzidos de manutenção;
- Tornar a propriedade autossustentável, já que vai produzir o combustível;
- Total aproveitamento da matéria prima;
- Diversas linhas de financiamento;
- Produção renovável de bioetanol.
Portanto, todos esses pontos são mais do que suficientes para mostrar que vale a pena sim investir em uma mini destilaria de etanol.
Conclusão
Agora que você já conhece todos os custos envolvidos com a construção de uma mini destilaria de etanol e as vantagens, é o momento de colocar tudo no papel e estudar se o negócio é viável ou não. A boa notícia é que vários bancos disponibilizam linhas de crédito para projetos de mini usinas, e no final, todos têm a ganhar com o projeto!