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Saúde

5 vantagens de ter uma mente desperta

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Se em algum momento da sua vida, você sentiu ou está sentindo que está perdendo a memória, ou que o seu cérebro está com um poder mental enfraquecido, saiba que precisamos manter a mente desperta sempre.

Precisamos estar com a mente desperta, pois é este estado que nos ajuda no estímulo criativo.

Além disso, contribui para que possamos resolver nossos problemas mais facilmente, além de nos ajudar em planejamentos, independente do que nos dediquemos no dia a dia.

No artigo de hoje iremos lidar justamente com esta temática, lhe apresentando as 5 principais vantagens de ter uma mente desperta.

Confira e faça uma boa leitura!

#1- Com uma mente desperta você melhora a sua memória!

Estudos comprovam que as pessoas que tem maior tendência a ter uma mente desperta, são aquelas que apresentam uma memória de trabalho mais potente.

Também foi verificado que ter uma mente desperta nos ajuda a recordar as informações do passado (por mais longínquo que seja).

Dessa forma, tendo uma mente desperta, você estará colocando para trabalhar a rede da memória em longo prazo.

#2-Quem tem uma mente desperta costuma desenvolver uma empatia mais forte com o outro

Diversos estudiosos também revelam que a memória e a imaginação possuem relação direta com a capacidade do ser humano ser mais empático.

Desse modo, o hábito de poder experimentar situações e sentimentos graças à nossa mente desperta, melhora a nossa capacidade de nos colocar no lugar do outro, de nos solidarizarmos com suas dores e, quando possível, desenvolver ações de auxílio para o bem-estar comum.

Por que sentimos isso? É normal que as pessoas que chegam a um estado mental de maior clareza, potencializem sua capacidade de perceber o melhor no outro e em si mesmos.

Isso porque a sensibilidade é um fator que se acentua em pessoas com a mente desperta.

Com isso, a simpatia é apenas uma consequência deste estado mental, e não podemos esquecer que, ser empático é algo muito importante para a vida, principalmente na sociedade atual, já que vivemos em uma era em que o individualismo e a pressa impera, fazendo com que nos distanciemos um dos outros cada vez mais.

#3- Uma mente desperta alimenta a sua criatividade

Uma mente desperta dificilmente se entedia com algo, justamente porque consegue sair de situações desconfortáveis mais facilmente, justo em função de sua capacidade criatividade, um grande diferencial das pessoas que atingem este estado mental.

A capacidade de deixar voar a imaginação com a mente desperta promove a possibilidade do que se conhece enquanto pensamento divergente, de tal forma que, tudo nos será mais simplificado, permitindo que tenhamos um tipo de pensamento mais inovador, diferente do habitual.

#4- Ter uma mente desperta nos permite liberar a nossa criança interior

Uma tendência quando crescemos é ir deixando de sonhar acordado, de nos inspirar e fantasiar, tal qual fazem as crianças.

É preciso deixar que a nossa criança interior brote novamente dentro de nós e uma mente desperta possibilita isso.

Quem tem uma mente desperta geralmente já reconhece a importância de vibrarmos em sintonia com a criança interna que todos levamos dentro de nós mesmos.

Além disso, quem tem a mente desperta, vive como uma criança, de modo mais leve, com a mente aberta, criativa, etc.

Não confunda este estado com um momento em que o sujeito passa a ser mais imaturo.

O que estamos expressando não tem nenhuma relação com isso, apenas que precisamos alimentar mais as ideias positivas do que os pensamentos ruins.

Em outras palavras, pessoas com a mente desperta se permitem mais, sorriem mais, vivem plenamente e são mais espontâneas.

#5- Ter uma mente desperta aumenta o nível de consciência no presente

Com o alcance de uma mente desperta temos à nossa disposição uma realidade pautada no “viver o presente”, justamente porque para as pessoas que atingiram este estado, o passado já se foi e o futuro é algo que ainda não chegou.

Com essa ideia em mente, o principal objetivo ao ter uma mente desperta está em viver plenamente o aqui e o agora.

Com uma mente desperta vivemos de modo mais consciente e isso nos permite adicionar uma boa dose de plenitude aos nossos dias.

Conclusão

No artigo de hoje você teve a oportunidade de conhecer as principais vantagens de ter uma mente desperta.

Aproveite para desenvolver a sua mente também e alcance esses resultados em sua vida!

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Saúde

Você sabe qual o jeito certo de carregar uma bolsa?

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Carregar uma bolsa pode parecer algo bem simples e que não precisa de instruções.

Mas, você sabia que carregar bolsa da maneira errada pode causar diversos danos à saúde?

Se a sua resposta foi não, esse texto é pra você.

Acredite, o excesso de peso nos ombros ou na mão forçam muitos músculos e ossos, onde as dores se tornam inevitáveis.

No entanto, não precisa ser assim, basta aprender como as bolsas devem ser carregadas, e mesmo com peso, você não vai sentir os danos.

Portanto, nesse artigo, citaremos todos os passos corretos para carregar bolsas de um jeito correto.

Reduza ao máximo os itens da bolsa

Para começar, tente reduzir o número de objetos que carrega diariamente em sua bolsa.

Se você passa o dia todo fora e precisa de diversos itens para as diversas ocasiões é preciso pensar na logística ou descobrir o que pode ficar de fora.

O peso das bolsas é o principal causador de dores, bolsas leves não causam danos, ainda que sejam carregadas da maneira errada.

Claro que a longo prazo os danos serão maiores e o problema pode surgir.

Pense antes de sair se o seu livro realmente será útil ou se não há uma opção de sombrinha menor ou mais leve.

A agenda é necessária? ou o tablet?

Escolha carregar apenas aquilo que terá utilidade real para facilitar seu dia.

Distribua o peso

O excesso de peso em apenas um membro é outra questão séria.

Você pode até pensar que por ser um trajeto curto não existem riscos.

Mas isso não é verdade, a força necessária para carregar muitas sacolas, por exemplo, é uma das principais causadoras de dor no ombro.

Ou seja, muitas vezes ao forçar muito, pode ser até necessário procurar um médico especialista em ombro, para ajudar no tratamento.

O melhor nesse caso é dividir o peso em sacolas diferentes e distribuir igualmente o peso entre os dois braços.

Assim, isso acaba sendo bem melhor do que apenas ir revezando as mãos.

Portanto, carregar as sacolas ou bolsas no antebraço também é uma boa opção. Assim a força fica por conta do bíceps e não do ombro.

Prefira opções de bolsas de carrinho

Com certeza a melhor opção de todas é usar bolsas de carrinho, uma vez que não é necessário levantar peso ou fazer grande esforço.

Dessa forma, dificilmente você sentirá dores por carregar compras ou malas pesadas com rodinha. Isso também vale para as crianças em fase escolar.

São tantos cadernos, livros, canetas e roupas que aumentam o peso dos materiais.

Então, as mochilas de rodinha evitam danos na coluna ainda em formação e facilitam o transporte de tantos materiais necessários.

Cuidado com as mochilas

Caso você ou seu filho ainda prefira usar mochilas de costas, existem alguns cuidados para evitar os problemas.

Para começar, de acordo com o próprio Ministério da Saúde, o peso da mochila não deve ultrapassar de 5% a 10% do peso da pessoa.

Além disso, a mochila precisa ser colocada no meio da coluna e sempre com as alças ajustadas igualmente.

Enquanto estiver com a mochila a postura deve ser ereta e sem cabeça baixa ou costas encurvadas.

Não é indicado segurar as alças, se seu filho tiver esse hábito o ajuste de altura pode estar errado.

 

Cuidado com as bolsas femininas

Carregar uma bolsa feminina também requer alguns cuidados para não causar dores nos ombros ou nas costas.

Comece com o primeiro item dessa lista e tire tudo que não é essencial para a sua rotina.

Revezar os braços é indispensável e também manter a bolsa no lugar certo e sem segurar as alças.

Isso evita os danos ao punho, então se tiver esse hábito pode ser hora de escolher uma bolsa com alças mais grossas ou até um modelo transversal.

Faça alongamentos

Quando carregar o peso for algo programado o ideal é se preparar para a tarefa.

Diariamente faça alongamentos e pratique atividades físicas.

Em caso de dores você pode usar bolsas de água quente e massagem local.

Se a dor persistir ou for muito frequente procure um fisioterapeuta, ortopedista ou um médico especialista em ombro.

Considerações finais

Independente de homem ou mulher, você realmente tem o costume de carregar uma bolsa da forma correta?

Depois dessas dicas, certamente você conseguiu entender como de fato carregar mochilas e bolsas da forma correta, e evitar dores nos ombros, coluna e etc.

Foque sempre em evitar dores, e ter um bom estilo de vida.

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Saúde

Entenda a relação entre saúde bucal, qualidade de vida e bem-estar

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A saúde bucal está diretamente ligada à qualidade de vida. Afinal, problemas na boca podem influenciar diretamente no organismo e prejudicar o corpo como um todo. Portanto, cuidar dos dentes, língua e gengiva trazem o bem-estar necessário para viver o dia de forma tranquila.

Todo mundo sabe que o sorriso é um dos melhores cartões de visitas que uma pessoa pode ter, mas a maioria das pessoas não se atentam para a saúde bucal, se descuidando da limpeza e hábitos elementares no cotidiano.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80% dos brasileiros não cuidam da saúde bucal de maneira adequada.

Quem já sentiu dor de dente sabe o tamanho do incômodo e o quanto pode atrapalhar no cotidiano, seja no trabalho, escola, faculdade, etc., por causar impactos até na capacidade cognitiva e de concentração.

Cuidar da saúde bucal, portanto, é ter cuidado também com o próprio organismo, prevenir doenças e melhorar o cotidiano, reduzindo problemas que o acúmulo de bactérias ou outras complicações podem trazer.

Isso reforça que planos de saúde tem o mesmo nível de igualdade e importância que os convênios odontológicos.

A boca é parte essencial do sistema digestivo, além de ser responsável pela comunicação e ser um aspecto estético atrativo – impactando diretamente na saúde mental e bem-estar.

Ao abordar a higienização bucal, o ideal é que os dentes sejam escovados no mínimo três vezes ao dia, utilizando fio e enxaguante bucal.

Ou seja, os pequenos hábitos do cotidiano podem nos resguardar quanto a problemas diversos.

Desse modo, ter o cuidado com a saúde bucal pode contribuir com diversos aspectos como:

  • Prevenir doenças;
  • Ter boas relações pessoais;
  • Melhorar autoestima;
  • Ter qualidade de vida.

Tratando mais a fundo sobre a ligação das doenças do organismo com a saúde bucal, pesquisas do Instituto Nacional do Coração revelaram que 45% das doenças cardíacas no estado de São Paulo estão ligadas a problemas bucais que proliferaram bactérias.

Portanto, cáries não tratadas, inflamação de gengivas, dentes fraturados, entre outros problemas, podem afetar diversas partes e sistemas do corpo, pois tudo está interligado.

Inclusive, até problemas de saúde mental podem estar ligados ao descuido com a cavidade.

Isso ocorre tanto pela falta de autoestima quanto pela proliferação de bactérias, que podem se arrastar para o estômago e causar um grande desconforto durante as atividades diárias, causando uma importunação mental significativa.

Isso significa que manter hábitos simples de limpeza e manter um convênio dentário é crucial para a manutenção da saúde.

Nesse sentido, ir ao dentista a cada seis meses é importante para o cuidado adequado, refletindo na saúde e qualidade de vida – sendo muito importante.

Assim como os planos médicos, a importância de manter um vínculo com um profissional é prevenir e tratar os problemas e seus ofensores, proporcionando bem-estar e disposição para uma vida tranquila e saudável.

Como manter a saúde bucal em dia

Para contribuir com a saúde geral e a manutenção da higiene da cavidade oral, alguns hábitos precisam ser incluídos na rotina.

Escovar os dentes corretamente

Quando se fala de saúde bucal, é preciso lembrar da higienização da boca.

Portanto, escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia é imprescindível para se manter saudável. Mas, pela correria do cotidiano, muitas pessoas esquecem de fazer a escovação de maneira correta.

Para fazê-la adequadamente, é preciso encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ao menos 10 vezes a cada dois dentes.

Esse procedimento é feito também na parte interna da arcada dentária. Depois disso, é preciso escovar a língua e depois enxaguar.

Em caso de dente com sujeira profunda, em que apenas a escovação não é capaz de tirar, é recomendado a ida a um profissional de algum convênio odontológico.

Uso do fio dental

O uso do fio dental é para alcançar as sujeiras de difícil acesso para a escova, removendo a placa bacteriana.

Para que seja feita de uma forma correta, é preciso utilizar cerca de 40 centímetros do fio para todos os dentes, enrolando-o no dedo médio.

Segurando o fio entre o polegar e indicador, o fio deve passar levemente para cima e para baixo entre os dentes, ultrapassando a junção do dente com a gengiva.

Vale lembrar que não é recomendado utilizar o mesmo pedaço do fio para dentes diferentes. Além disso, é importante sempre lembrar de usar o fio de trás para frente.

Enxaguante bucal

Pouca gente o considera, mas o enxaguante bucal é essencial para manter a limpeza dos dentes em dia.

Além disso, existe uma maneira correta de usá-lo:

  • Utilizar 20 ml do enxaguante;
  • Fazer o bochechos durante 30 segundos;
  • Cuspir o material;
  • Não lavar a boca após o bochecho.

Ir ao dentista

Além dos hábitos diários de limpeza, é necessário ir ao dentista regularmente, para que o profissional acompanhe a saúde bucal. Além disso, o profissional fará uma limpeza mais profunda com o uso do flúor.

Para que a saúde seja garantida e o processo mais eficiente, o ideal é realizar a visita de manutenção a cada seis meses e, para isso, um plano odontológicoHYPERLINK “https://www.planodedentista.com.br/plano-odontologico” pode ser muito benéfico.

Isso porque ele possibilita mais economia e facilidade na marcação de consultas com o especialista na área, possibilitando o acesso até a procedimentos mais complexos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

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Casa

Aplicativo de exercícios grátis: exercite-se sem sair de casa

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Fazer exercícios em casa pode ser uma ótima maneira de manter a saúde em dia e ainda economizar. A prática, entretanto, deve ser feita com cautela e acompanhamento. Para isso a tecnologia é uma grande aliada. Usar um dos aplicativos de exercícios grátis pode ser o incentivo que faltava para adquirir esse novo hábito.

Nas lojas de apps da Apple e Google não faltam opções de plataformas com essa proposta e quem mais ganha com a variedade são os usuários. Quer saber como escolher o melhor aplicativo de exercícios físicos para praticar na sua casa? Confira este conteúdo!

Prática de exercícios em casa vem ganhando mais adeptos

Nos últimos anos a prática de exercícios físicos por conta própria com a ajuda de aplicativos para celular cresceu bastante. Em 2020 o número de pessoas que começaram a se exercitar em casa cresceu ainda mais.

Esse aumento foi impulsionado pelo isolamento social e o fechamento da maioria das academias e centros de treinamento devido à pandemia de Covid 19. Neste contexto, usar a tecnologia passou a ser a única alternativa possível para muita gente.

Apps são alternativas econômicas e práticas

Quem ainda não experimentou treinar com a ajuda de aplicativos deste tipo possivelmente irá se surpreender com a variedade de propostas. Há estilos e modalidades que vão desde corrida e fortalecimento muscular até yoga e power ballet.

Para quem não quer ou não pode investir neste momento, as opções gratuitas são uma boa opção. E não pense que elas não dão conta do recado. Os apps sem custos oferecem excelentes ferramentas para guiar e auxiliar o usuário a praticar exercícios de forma segura e eficaz.

Nada substitui um profissional especializado

Antes de seguir com o post é necessário esclarecer um ponto muito importante, nenhum aplicativo ou tecnologia é capaz de substituir um profissional especializado em atividades físicas. 

Se você não tem experiência com exercícios, busque orientações de um profissional de educação física ou fisioterapeuta antes de começar a aventurar-se no mundo fitness por conta própria. Este cuidado é essencial para não colocar a sua saúde em risco.

Iniciar a prática de exercícios físicos sem nenhum cuidado e orientação pode transformar a sua ideia de ter uma vida mais saudável em uma lesão grave. Por isso, aproveite o que a tecnologia tem de melhor, mas esteja consciente que há uma maneira correta de usar esses recursos sem colocar a sua saúde em risco.

Como escolher o melhor aplicativo de exercícios grátis

Não importa se você já pratica atividades físicas regulares e quer manter o ritmo ou se deseja sair do sedentarismo total, com certeza há um aplicativo de exercícios grátis ideal para o seu dia a dia.

No entanto, é necessário considerar esse aspecto para encontrar a plataforma mais adequada ao seu caso. Como a prática de exercícios por conta própria requer bastante disciplina, pode ser importante escolher uma atividade que você já conheça e se sinta confortável.

Trace uma meta clara

Antes de mais nada você deve entender qual é o seu objetivo com a prática. Tenha este ponto claro e defina uma meta que pode ser composta por desafios diários, semanais e mensais. Ter essa organização ajudará você a manter o hábito e o foco.

Respeite o seu próprio ritmo

Escolher o app ideal também requer uma avaliação honesta sobre o seu estado físico e o seu ritmo. Respeite esses limites, trace metas possíveis e comece devagar para depois ir aumentando as práticas.

Melhores aplicativos de exercícios grátis

Agora que você já tem alguns parâmetros para começar, mostraremos as melhores opções de apps para praticar exercícios físicos hoje mesmo e sem sair de casa. Confira!

Nike Training Club

É impossível começar esta lista por outro app. Desenvolvido por uma das maiores marcas esportivas do mundo, o Nike Training Club oferece gratuitamente diferentes tipos de treinos que passam por cardio, mobilidade, força e até sessões de yoga.

Além disso, dentro das categorias você ainda pode selecionar a rotina de atividades mais adequada de acordo com a sua experiência e condicionamento físico. 

Depois de realizar um cadastro rápido e responder algumas perguntas, o próprio app irá sugerir atividades. Você também poderá montar o seu próprio plano de treinos.

7 Minutos Treino

Este app é uma opção para quem quer se movimentar, mas não tem muito tempo sobrando. Eleito como destaque em diversos comparativos, o 7 Minutos Treino oferece diversas sequências de apenas 7 minutos para tonificar e fortalecer o corpo. 

Este aplicativo pode ser uma excelente opção para quem quer se exercitar aproveitando os intervalos de trabalho em casa. Falta de tempo não é mais desculpa para ficar parado. 

BodBot

O BodBot pretende ser o seu personal trainer de bolso, não importa onde você escolha treinar. O app pode ser configurado conforme os seus objetivos e nível de dificuldade desejado. Recursos avançados também permitem acompanhar a sua rotina alimentar.

Baixe o BodBot e os outros aplicativos diretamente da sua Google Play Store ou Apple Store. Alternativas para treinar em casa gratuitamente não faltam.

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