6 formas de cuidar da saúde física e mental

Você não precisa aprender em primeira mão o que é AVC para procurar por muitas formas de cuidar da saúde física e mental. Afinal de contas, não é necessário sofrer com problemas para começar a se cuidar. Na verdade, pode ser muito ruim aprender “na prática” os problemas que uma saúde debilitada pode gerar para você. Portanto, a prevenção é muito adequada nesse momento.

A parte boa é que existem muitas formas de cuidar da saúde física e mental. Sim: física e mental. Afinal de contas, não é só a saúde do corpo que devemos considerar, mas a saúde da mente também. Ela precisa de muitos cuidados por causa dos danos do dia a dia, inclusive o estresse do trabalho, das relações pessoais e muito mais. Uma mente sem cuidados pode gerar problemas muitos específicos.

Quer entender quais as principais formas de cuidar da saúde física e mental? Então confira nossas dicas abaixo!

6 formas de cuidar da saúde física e mental

1. Pratique exercícios regularmente

 A atividade física promove bem-estar para o corpo e para a mente. Além da perda de calorias, ela aumenta a circulação sanguínea, mantendo os órgãos jovens e funcionando corretamente. Praticar exercícios também leva à produção de endorfina, que é responsável pela sensação de felicidade e satisfação após a tarefa cumprida.

Para ser feliz, busque atividades que tragam prazer. Qualquer tipo de exercício é válido, desde a academia, até dança, o importante é que não seja algo feito por obrigação, para não sobrecarregar a sua mente. Segundo a OMS, o ideal é praticar 300 minutos de exercícios por semana.

2. Alimente-se bem 

A alimentação equilibrada consiste em cobrir todas as necessidades do corpo. Isso inclui carboidratos, fibras, proteínas e outros itens que geralmente são retirados em dietas restritivas. Quando o corpo é restrito, o emocional é prejudicado, portanto o segredo é comer com plenitude e consciência, lembrando que caloria é energia, e o corpo precisa de energia para viver.

3. Leia com frequência

A leitura estimula o cérebro e exercita a imaginação.  Ler com frequência também é responsável pela facilidade em resolução de problemas, já que histórias são uma simulação de conflitos diversos que têm suas soluções como desfecho.

Diferente da televisão, que é uma atividade passiva, a leitura exige do espectador a criação visual de tudo que é descrito na história e isso expande a capacidade imaginativa e a compreensão do abstrato.

4. Pratique hobbies

A prática de hobbies pode ser uma ótima maneira de cuidar tanto da saúde física, quanto da mental. Isso porque ela oferece uma série de elementos que ajudam a colocar nossa mente no lugar (inclusive controlando a ansiedade), mas também oferece a oportunidade para uma vida mais saudável.

Por exemplo, suponha que o seu hobby seja o futebol. Além de você se concentrar estudando o jogo e sentir alívio do estresse enquanto vê uma partida, também poderá jogar com os amigos, o que traz ganhos em ambas as áreas.

O importante é escolher um hobby que seja positivo para você. Deve ser algo que traz prazer ao ser praticado, não alguma coisa que incentive hábitos negativos. Saindo desses dois elementos, pode ser qualquer coisa, de jogar videogame a ver filmes, passando por colecionar bonecos até costurar ou cuidar de plantas.

5. Alongue-se

Ao longo do dia, com os estresses do trabalho, o corpo vai se retraindo e tensionando, causando mais estresse, sensação de cansaço e dores musculares. Alongue-se pelo menos 3 vezes ao dia: uma quando acordar, para sentir-se mais desperto e preparar o corpo após muitas horas imóvel; uma durante o dia, para desestressar o corpo e uma antes de dormir, para relaxar os músculos e estar pronto para uma noite de sono. Caso sinta mais dores e tensões na parte da manhã e na parte da tarde, alongue-se quantas vezes achar necessário para sentir-se bem.

6. Busque ajuda profissional quando necessário

Nem sempre praticar exercícios e alimentar-se bem pode resolver todas as questões. Às vezes o corpo está com alguma inconformidade que deve ser investigada. Por isso, não relute em passar com profissionais médicos quando sentir-se mal. Tanto o profissional da saúde física quanto o da saúde mental irão ampará-lo e tratar qualquer problema que surgir ao longo de sua vida. O mesmo vale para problemas mentais. Não esqueça que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, então é normal sentir ansiedade e depressão. Um terapeuta pode ajudar.

Agora que você já viu essas formas de cuidar da saúde física e mental, é hora de colocá-las em prática para viver uma vida um pouco mais saudável. Lembre-se de que, no entanto, essa busca por saúde não pode se tornar uma pressão obsessiva. Afinal de contas, isso se virará contra você por causa da dose de estresse que gerará. Portanto, leve as coisas com mais calma e vá aos poucos desenvolvendo hábitos mais saudáveis.

E aí, o que achou do conteúdo? Qual dessas formas você já costuma aplicar e quais delas parecem mais difíceis para você? Comente abaixo!