A jornada de compra é um processo extremamente importante pelo qual o cliente deverá passar. Graças ao Inbound Marketing, estratégias dessa área começaram a se tornar mais viáveis, oferecendo serviços de uma forma menos invasiva e que, consequentemente, conseguiria captar uma maior quantidade de consumidores.
Para que essa jornada seja a mais agradável possível, torna-se necessário adotar estratégias fortes e relevantes para que os clientes se sintam à vontade. Por isso, conheça mais a respeito desse processo e como ele pode ser aproveitado utilizando soluções tecnológicas e extremamente simples.
Afinal, o que é jornada de compra?
A jornada de compra nada mais é do que um modelo utilizado no meio comercial para entender em qual estágio de compra um consumidor se encontra. É por meio desse tipo de estrutura que se torna possível compreender e planejar uma série de estratégias voltadas para o marketing de conteúdo que conseguem se adequar a cada uma das etapas.
Dentre as principais etapas desse processo, temos:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração do problema;
- Decisão de compra.
Antes mesmo de entrar em contato com um vendedor, a decisão de compra de um cliente já está completa. Dessa forma, é preciso que as empresas consigam aproveitar esse tipo de interação e intenção para entregar um conteúdo relevante no momento onde os consumidores ainda estão buscando informações.
Sendo assim, a jornada de compra utiliza estratégias do Inbound Marketing<span style=”font-weight: 400;”> que é responsável pela entrega de conteúdos certos nos momentos mais apropriados. Também é necessário saber para qual público aquelas informações serão enviadas, possibilitando uma separação de conteúdo adequado.
Quais são as 4 etapas da jornada de compra?
Assim como foi mostrado anteriormente, essa jornada pode ser dividida em quatro etapas, onde todas elas são extremamente importantes e precisam ter o devido reconhecimento. Veja, abaixo, como cada uma delas funciona.
1. Aprendizado e descoberta
A primeira fase da jornada de compra, que é a de aprendizado e descoberta, o cliente ainda não possui um problema ou, pelo menos, não sabe que o possui. Dessa maneira, é necessário que a empresa desperte o interesse do consumidor por meio de conteúdos que sejam leves, educativos e, também, apresentem informações relevantes.
Também há a possibilidade de criar blog posts com várias dicas e esclarecimentos para que eles se sintam prestigiados e com menos dúvidas na hora de comprar. Alguns bons exemplos para conteúdo de blog são:
- O que pode ser considerado marketing digital?
- Métodos que farão com que a sua empresa cresça;
- Quanto uma empresa precisa gastar com marketing?
Nenhum dos títulos sugeridos apresenta um produto de forma direta, muito menos um serviço. Isso porque não faz sentido algum mencionar um produto ou promoção caso o público ainda não saiba sobre o seu problema ou se o possui. Dessa maneira, é importante focar em conteúdos que criem questionamentos e, ao mesmo tempo, os solucione.
2. Reconhecimento do problema
Outra fase da jornada de compra, que também é muito importante, é o reconhecimento do problema. Quando o consumidor consegue entender o que está faltando, ele começa a procurar exatamente o que incomoda e busca uma solução. No entanto, ele ainda não tem ideia do que, de fato, está lhe causando algum incômodo.
Neste tópico, é importante oferecer conteúdos que diagnosticam os problemas dos usuários. Dessa forma, utilizar artigos e conteúdos em vídeo se mostra uma excelente opção, principalmente porque os consumidores estão altamente ligados com conteúdos digitais, acessando-os de qualquer lugar e a qualquer momento.
3. Consideração da solução
A consideração da solução é uma fase onde os leads já possuem uma consciência do problema que precisam enfrentar e, dessa maneira, começam a se preparar para procurar alguma solução. No entanto, ele ainda não tem um desejo amplo de fazer uma compra e, por isso, é importante direcioná-lo com conteúdos para que instigue o consumo.
Na etapa de consideração, os leads precisarão aprender a como escolher uma solução adequada de acordo com as suas necessidades, além de compreender quais são as vantagens de realizar um investimento. Para que isso aconteça, o ideal é realizar campanhas de e-mail marketing e demonstrar autoridade sobre a sua marca.
4. Decisão de compra
Por fim, a última etapa da jornada de compra dos clientes é a decisão de compra. É neste momento em que o lead está indo até o próprio carrinho. Esse é o momento onde ele irá adquirir a solução para o problema que foi identificado. Nesta fase, o ideal é que ele possa compreender o porquê deve escolher a sua marca.
É importante enviar depoimentos de clientes, bem como estudos de caso e consultorias ou amostras grátis. Isso vai gerar muito mais confiança nos consumidores, permitindo que eles enxerguem aquela loja como uma opção viável para o seu consumo. Também é importante manter os botões de call to action prontos.
Fortaleça as suas estratégias de jornada de compra com a Etag Digital!