A educação financeira é um conhecimento que pode mudar a sua vida de uma vez por todas. Quantos problemas financeiros você já teve? Quantas vezes sentiu falta de ter um valor guardado para emergências?
Muito provavelmente, se você tivesse aprendido sobre finanças pessoais na escola, esses problemas não teria surgido na sua vida!
Mas calma que há muito tempo ainda para você aprender e o conhecimento adquirido pode te tirar da etapa de devedor e te levar a ser um investidor.
O que você aprende na educação financeira?
A educação financeira visa ensinar os conceitos básicos de finanças pessoais e gerenciamento de dinheiro para que a pessoa possa aplicar esses conceitos na sua vida.
É muito importante dizer que não se trata apenas de conhecimento teórico, mas sim de conhecimento prático que será usado para enfrentar os desafios financeiros e levar o indivíduo a atingir seus objetivos.
Portanto, a pessoa precisa estar disposta a conhecer sobre o assunto, entender e então aplicar o que aprendeu em seu dia a dia.
Entre as várias questões que serão aprendidas está a formação de um orçamento. Dentro do orçamento estão todas as suas receitas, despesas fixas, gastos flexíveis e obrigações de pagamento mensal.
Depois de entender bem o que isso é, é hora de aprender a gerenciar suas necessidades básicas e assim equilibrar os seus ganhos e os seus gastos.
Outro ponto importante que você aprende com a educação financeira é sobre poupar dinheiro, tendo um conhecimento amplo sobre todas as formas de investimentos disponíveis.
Como ter acesso à educação financeira
O melhor lugar para aprender seria na escola básica, mas infelizmente há pouco tempo esta matéria foi incluída no currículo escolar.
Você, enquanto adulto, pode obter essa informação de diversas formas. A mais tradicional é procurar por escolas de educação financeira e cursos de finanças pessoais.
Felizmente, hoje o conteúdo de educação financeira está mais acessível e você vai encontrar cursos online ou presencial.
E por falar em online, há muitos canais de educação financeira para você acompanhar no Youtube.
Mentorias sobre o assunto também estão na moda, são profissionais especializados que te ajudarão na aplicação dos conceitos de finanças pessoais.
Não podemos esquecer dos livros, há inúmeras opções em português que falam sobre todas as fases, desde a identificação do orçamento, até criar renda extra, passando por opções de investimentos.
Você vai encontrar também aplicativos que vão te ajudar a aplicar esses conhecimentos e fazer a gestão do seu orçamento mensal, com entradas e saídas de dinheiro.
Se você tem interesse em aprender sobre isso, não tem mais desculpa de não entender e aplicar os conceitos de educação financeira no seu dia a dia. Nunca foi tão fácil acessar esses materiais.
Agora só basta você definir os canais onde irá adquirir este conhecimento e iniciar este processo que irá mudar a forma como você lida com dinheiro. E não importa qual seja a sua condição hoje, o que você vai aprender pode te tirar de uma situação de endividamento para te levar a se tornar um investidor que vive de dividendos.
Artigo Anterior: Qual é o aplicativo de troca de mensagens mais seguro?