Saiba como fazer uma decoração sustentável. O termo sustentabilidade está em alta, principalmente porque a preservação da natureza é uma necessidade.
Por meio de alguns pequenos cuidados, conseguiremos manter um padrão de vida confortável até a velhice. Além disso, também precisamos garantir um futuro próspero para as próximas gerações.
Então, para quem está disposto a mudar velhos hábitos e, até mesmo, algumas peças da casa, adotar esse novo estilo de vida pode se mostrar uma boa opção. Veja, abaixo, algumas dicas de como conseguir mudar o ambiente ao seu redor e tornar tudo mais agradável para o meio ambiente.
Fazer uma decoração sustentável: o que é?
Você sabe o que é uma decoração sustentável? Da mesma maneira que aprendemos na escola, é necessário aplicar a regra dos 3 R’s: reduzir, reutilizar, reciclar. Levando esse preceito em consideração, é possível ir além da reciclagem de materiais plásticos que, na maior parte das vezes, jogamos fora.
A decoração com base na sustentabilidade constitui um estilo de vida que traz maior qualidade de vida para quem o pratica. Além disso, também há a possibilidade de preservar a natureza e fazer do mundo um lugar melhor. Afinal, o que custa cuidar das plantas e dos animais?
Dessa maneira, é importante ir um pouco além das ideias criativas, como reutilizar folhas de papel ofício. A decoração sustentável faz parte de um processo de conscientização, que deve ser disseminado cada vez mais para reduzir os impactos no meio ambiente e garantir um futuro próspero para a Terra.
Fazer uma decoração sustentável: ideias para fazer a sua
Se você quer melhorar a sua qualidade de vida e, de quebra, ainda ajudar a natureza, então veio ao lugar certo. Além da utilização de blocos de tijolos ecológicos, onde sua produção reduz drasticamente a emissão de poluentes no ar, você poderá adotar outras alternativas.
Veja, abaixo, quais as principais formas de se conscientizar e mudar a sua casa!
Dê usos diferentes para os objetos
Uma das maiores formas de aplicar a decoração sustentável é, sem dúvida alguma, usar a criatividade. Usando suas boas ideias e aplicando o conceito de reciclagem e reutilização, ficará ainda mais simples saber como manter o ambiente organizado e, ao mesmo tempo, sofisticado.
Alguns exemplos simles para dar usos novos aos seus objetos antigos são:
usar garrafas de bebidas para colocar flores e decorar a casa;
usar caixotes de madeira com a finalidade de transformá-los em caixas organizadoras.
pintar latinhas de alumínio e utilizá-las como porta-lápis para evitar o descarte;
usar uma escada antiga, pintá-la e transformá-la em prateleira para os objetos que estão sem espaço de armazenamento.
Invista nas compras sustentáveis
Você poderá encontrar, com facilidade, em brechós e bazares, muitos móveis, telefones, vitrolas ou eletrodomésticos de outras épocas. Assim, será possível montar uma decoração sustentável e, ao mesmo tempo, com uma pegada vintage.
Outra opção para isso é usar a fibra natural. Em cortinas e almofadas, ela é extremamente recomendada. Além disso, escolha estofados com tecidos naturais como, por exemplo, algodão e linho. Isso irá ajudar, e muito, a intensificar o processo de durabilidade dos seus itens decorativos.
Adapte a sua casa para que seja inteligente
As casas inteligentes têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros. Tecnologia e natureza podem, sim, conviver em harmonia, desde que as adaptações sejam feitas corretamente. Contratar uma empresa de automação residencial para a sua casa é um ótimo investimento e poderá contribuir com o meio ambiente.
Por meio da utilização da Internet das Coisas, você poderá controlar remotamente a luz da sua casa, apagar as luzes de forma automática em ambientes que não estão sendo utilizados, monitorar a utilização da água e, além de tudo, controlar o vazamento de água para que o desperdício seja evitado.
Leia também: Decoração de interior cor verde: 7 dicas para ter um ambiente harmônico
Fazer uma decoração sustentável: use a iluminação natural
Já parou para pensar que, se a sua casa tivesse mais janelas, não seria necessário usar tanta luz artificial? É isso que a decoração sustentável propõe: o uso consciente dos recursos. Então, para evitar que a sua conta venha cara neste mês, comece a utilizar, com mais frequência, o que a natureza tem a oferecer.
Ao organizar os seus ambientes, você poderá dar mais privilégio à entrada da luz. Se alguém da sua casa precisa estudar ou trabalhar em alguma mesa, mova o móvel em direção a uma janela, facilitando a visualização e evitando a utilização das lâmpadas.