A maioria das lembranças dos pais aprendendo a andar de bicicleta consiste em medo, frustração e algumas feridas de batalha antes de finalmente sentirem aquela doce sensação de liberdade. Felizmente, com o fim das rodinhas de apoio e a popularidade das bicicletas de equilíbrio, os pais estão vendo seus filhos mudarem para bikes como se isso fosse uma segunda natureza.
Rodas de treinamento: você precisa delas?
As crianças com bicicletas de equilíbrio nunca precisam usar rodinhas porque as bicicletas de equilíbrio ensinam às crianças tudo o que precisam saber sobre andar de bicicleta. A parte mais difícil de aprender a andar de bicicleta é aprender a se equilibrar, dirigir e parar.
Pedalar é, na verdade, a parte mais fácil e intuitiva de andar de bicicleta. Então, depois de alguns meses ou anos usando uma bicicleta de equilíbrio, as crianças são fluentes na linguagem do ciclismo.
E, como a última peça, pedalar leva apenas algumas tentativas porque todo o trabalho duro de equilibrar e dirigir já está enraizado nelas!
As rodinhas, por outro lado, ensinam apenas as crianças a pedalar. E porque eles são tão pesados e não muito bons em superfícies irregulares, na verdade eles prestam mais um desserviço à sua confiança e habilidade natural para aprender a se equilibrar e dirigir.
A transição
Embora a transição para a bicicleta a pedal possa ser fácil, não é a mesma para todas as crianças. Alguns são mais cautelosos do que outros e isso está ok.
Antes de começar com as etapas é aconselhável ser paciente e encorajador. Isso vai acontecer – talvez mais cedo (ou mais tarde) do que você esperava – mas seu filho vai chegar lá e aprender muito ao longo do caminho!
Certifique-se de que eles estão prontos
Depois que seu filho estiver na bicicleta de equilíbrio por um tempo, ele provavelmente mostrará mais sinais de dominar a habilidade de equilíbrio levantando os pés do chão por períodos mais longos.
Outro sinal de que estão prontos para os pedais é o domínio da direção. Você pode testar isso colocando cones em uma linha a cada 2 metros de distância um do outro. Se eles podem facilmente desviar entre os cones sem colocar os pés no chão ou frear, eles com certeza dominaram uma das habilidades mais difíceis de andar de bicicleta!
Ensine eles a frear a bicicleta
Garantir que meu filho sabia usar o freio é muito importante. Embora existam bicicletas a pedal com freios, acredito piamente nos freios dianteiros, já que muitas crianças pedalam para trás para recuperar o equilíbrio e desacelerar. Se, em vez disso, eles pedalarem para trás e isso parar a bicicleta, as crianças cairão.
Use equipamentos
Ao mudar para uma nova bicicleta, certifique-se de que a nova bicicleta pedal é muito semelhante à bicicleta de equilíbrio.
Abaixe o assento o mais baixo possível. Então tire os pedais para que ele possa andar por aí e se acostumar com as rodas.
Também certifique-se que ela seja apenas um pouco mais pesada do que sua bicicleta de equilíbrio. Muitas bicicletas de equilíbrio são muito mais leves do que as bicicletas comuns de pedal.
Se você deseja que a transição do seu filho seja perfeita, considere gastar um pouco mais de dinheiro e comprar uma bicicleta de pedal leve.
Incentive seus filhos
Dependendo da personalidade do seu filho, ele pode estar ansioso para correr ou um pouco relutante em assumir a transição. Você conhece melhor seu filho, então oriente-o de acordo.
Conclusão
É um período de muito aprendizado, onde as crianças irão cair para aprender a andar de bicicleta. Incentive seus filhos sempre a continuar, mostre a eles que a bike é um meio de transporte seguro e prazeroso. É aconselhável você levar sua própria bicicleta para andar junto com a criança, as bicicletas com rodas maiores são recomendadas para você que é adulto. Então, pegue seu equipamento e divirta-se com sua família.