As tecnologias e atualizações fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Estar conectado traz impactos positivos aos usuários, porém, o uso em excesso pode causar prejuízos no desenvolvimento saudável das crianças.
É importante ter equilíbrio com o uso de aparelho celular para que não se torne excessivo. Pode ser inevitável que o seu filho tenha acesso a ele, mas o ideal é que o contato seja controlado por um adulto para que o uso dos aparelhos eletrônicos não prejudique outras atividades e brincadeiras.
Existem muitas estratégias para ajudar seu filho a diminuir o tempo de uso do celular, atitudes que se encaixam na rotina da criança e que trazem mudanças positivas para toda a família e ainda gera melhor aproveitamento do tempo livre.
Converse sempre com o seu filho
O diálogo vai ser sempre a melhor escolha. Em uma boa conversa, explique a importância de diminuir o tempo de uso do aparelho celular.
Aproveite os momentos de passeio ao ar livre para mostrar ao seu filho que ele pode brincar de outras maneiras sem o aparelho.
Não proíba sem orientações
Se seu filho já tem idade para entender uma conversa, simplesmente fazer uma proibição não vai chegar ao resultado pretendido. Trazer orientações é importante para fazer ele entender o motivo e a importância dessa mudança de hábito.
Procure combinar algumas regras de convivência. Aos poucos, o hábito do celular vai sendo mudado por tempo produtivo para aprender coisas novas.
Caso a criança esteja dificultando o processo, tente conversar com ela para que você possa utilizar um cronômetro e combinarem um tempo adequado para o uso do celular como lazer.
Incentive as brincadeiras ao ar livre
A criança que sai de casa para brincar ao ar livre consequentemente vai passar um tempo menor no celular.
Utilize os espaços infantis do condomínio, as pracinhas e os parques e pratique com ele atividades como andar de bicicleta, jogar bola, corridas, entre outras.
É disso que a criança gosta, e se ela for estimulada a procurar brincadeiras ao ar livre, vai sentir cada vez menos necessidade de estar no celular.
Não estimule o uso do celular
Sempre que possível, mantenha o celular longe dos olhos da criança para que ela busque outra forma de entretenimento.
Para conseguir isso, pode ser necessário uma mudança de hábitos da família. Se o momento das refeições, por exemplo, envolve o uso do celular, procure fazer as refeições em outro ambiente, para que o seu filho corte a associação desse momento com o aparelho.
Estimule o uso de livros e leitura
Se o seu objetivo é fazer o seu filho passar menos tempo no celular, os livros podem ser grandes aliados.
Na hora da historinha, opte por livros físicos no lugar de tablets. Ler para ele ou ler com ele vai trazer vários benefícios para o desenvolvimento do pequeno, além de aumentar o vocabulário e incentivar a comunicação e a imaginação.
Tudo isso vai ter bons reflexos no desempenho escolar dele.
Ofereça opções de escolha
Crianças precisam de atenção, e muitas fazem uso do celular por se sentirem entediadas. Mostrar ao seu filho novas opções de atividades vai ajudá-lo a ter novas experiências e aprendizados interessantes ao descobrir novas habilidades.
E não só isso, também pode ser uma boa oportunidade de reunir a família em brincadeiras que todos possam participar e interagir juntos.
Para conseguir o objetivo de diminuir o tempo de uso do celular, você também pode determinar um horário de uso e ser pontual, para que o seu filho se acostume com isso.