As certificações AWS são as principais no mundo atualmente, através de um sistema simples que pode ser usado por qualquer pessoa. Mas, e como funcionam essas certificações? Como podemos obtê-las? Qual o caminho para obter uma certificação do mercado de TIC emitida pela Amazon? Vale a pena possuir esse tipo de plataforma middleware?
No conteúdo de hoje, vamos abordar um pouco mais sobre algumas certificações que podem colocá-lo em um emprego de grande importância dentro do setor de TIC. Portanto, caso queira entender o que são elas e como funcionam, por exemplo, as certificações AWS, acompanhe-nos até o final do conteúdo. Vamos lá, leia conosco!
O que são essas certificações?
Até o momento, uma das principais tendências do mercado de TIC diz respeito à movimentação de ativos corporativos de infraestruturas on-premise (portanto desenvolvidas localmente) para a nuvem.
As empresas entenderam que este último oferece maiores garantias em termos de flexibilidade de recursos, certeza de custos, pontualidade de atualizações e segurança, mas uma nova abordagem baseada no controle remoto do equipamento técnico (seja hardware ou software) também exige novos especialistas, sendo muitas vezes difícil de encontrar num contexto ainda caracterizado pela escassez de competências.
Como estar pronto e combinar sua oferta de habilidades com a demanda do mercado? As certificações AWS (e também outras) podem ajudar nesse sentido. Então vamos tentar entender quais são as maiores oportunidades nesse setor.
Principais tipos de certificações
No mundo todo, existem muito mais do que apenas as certificações AWS. Dessa forma, é de grande importância que você compreenda quais são as principais do mercado de TIC, para então analisar os pontos positivos e negativos de cada uma, podendo escolher a que mais combina com suas necessidades. Todos os programas propostos abaixo estão diretamente acessíveis online. Leia e conheça as certificações AWS da Amazon e outras:
1. Certificações AWS
- A AWS (Amazon Web Services) oferece pela primeira vez o programa de certificação de nível básico AWS Certified Cloud Practitioner, sem vencimento, que tem duração de 6 meses. Particularmente focado nas propostas comerciais da AWS, ele aborda os fundamentos da plataforma e suas principais funcionalidades;
- O AWS Certified Solutions Architect é voltado para aqueles que já possuem habilidades relacionadas a arquiteturas de nuvem. Válido por 3 anos, cobre todo o ciclo de vida de um projeto baseado em nuvem.
2. Certificações Microsoft
- Microsoft Certified Azure Fundamentals é voltado para aqueles que têm uma experiência muito limitada no Azure, a infraestrutura de nuvem da Casa de Redmond. Tem duração ilimitada e oferece treinamento essencial sobre gerenciamento e segurança da nuvem;
- Microsoft Certified Azure Administrator Associate é dedicado a quem já consegue demonstrar uma certa prática básica na utilização das funcionalidades do Azure, é válido por 6 meses lhe permite melhorar as suas competências ao nível da administração do sistema, gestão de armazenamento e segurança.
- Em vez disso, você se torna Microsoft Certified Azure Solutions Architect Expert sendo válido por 6 meses e examina os aspectos relativos à arquitetura, continuidade de negócios e gestão de soluções de armazenamento.
3. Certificações do Google
- Válido por 2 anos, a certificação para Google Associate Cloud Engineer é destinada a quem tem pelo menos 6 meses de experiência no uso profissional do Google Cloud Platform. Para conseguir isso, você deve ser capaz de implementar um ambiente Cloud, gerenciar armazenamento de dados e bancos de dados e configurar o acesso à plataforma;
- Com pelo menos 3 anos de experiência em infraestruturas de nuvem, você pode enfrentar o caminho de certificação dedicado ao Google Professional Cloud Architects. Possui validade de 2 anos, e um Cloud Architect profissional deve ser capaz de desenvolver, implantar e gerenciar aplicativos na Nuvem.
Qual é a melhor das certificações?
Com tantas informações em jogo, você deve estar em dúvida sobre qual é a melhor das certificações. Será que as certificações AWS oferecem maior vantagem competitiva no mercado? Em geral, sim. Apesar disso, todas as certificações acima mencionadas são de alta qualidade e garantem bom domínio de plataformas.
Portanto, vai de você compreender qual das certificações acima mencionadas mais combina com o tipo de trabalho que esteja buscando se especializar (infraestrutura, desenvolvimento cloud, arquitetura, etc.), para que assim, possa pagar por uma certificação que esteja mais alinhada com seus objetivos futuros de trabalho dentro do mercado de TIC.
Vale a pena realizar essas certificações?
Mas, e será que vale a pena investir em um curso com certificação como esse? Em geral, sim, vale muito a pena. O mundo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por mais que já seja muito bem desenvolvido, ainda está longe de possuir o número de profissionais suficientes para cumprir com todas as demandas.
Dessa forma, existem chances incríveis ao analisar do ponto de vista profissional e financeiro no campo de trabalho para quem possui alguma das certificações AWS. Esperamos ter ajudado com suas dúvidas sobre o assunto. Até a próxima!
Confira: Como descobrir o PIN do celular – Desbloqueio de tela e chip!