Brincar é algo vital para o desenvolvimento e bem-estar dos pequenos, mas quais são as brincadeiras seguras para crianças durante a pandemia?
Como atividades de lazer e hobbies para adultos, brincar é uma forma de as crianças relaxarem e lidarem com o estresse.
Seja para se divertir brincando com brinquedos clássicos como Playmobil, ou jogos de tabuleiros atuais, sempre é importante que os pais tenham atenção a isso, principalmente durante um momento tão difícil como o que estamos passando de pandemia.
Isso lhes dá a oportunidade de serem criativos e testar suas habilidades de resolução de problemas e proporciona uma sensação de realização e confiança em suas próprias habilidades.
Brincar também pode ser benéfico para sua saúde mental . É uma chance de dar um tempo nas preocupações do COVID-19 e se concentrar em algo que seja divertido e nutritivo para vocês dois.
Você terá uma chance de entrar no mundo do seu filho e compartilhar as maravilhas de sua criatividade e imaginação. Brincar juntos fortalece a relação entre pais e filho, o que ajuda a desenvolver a resiliência das crianças e estabelece a base para a saúde mental durante toda a vida.
Devido às regras de distanciamento social estejam em vigor, as crianças não conseguem brincar com os amigos da maneira como estão acostumadas. Isso torna o tempo de brincadeiras em casa especialmente importante.
Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos sobre brincadeiras seguras para crianças durante a pandemia!
Dicas de brincadeiras durante a pandemia de coronavírus
Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a usar a brincadeira minimizar os impactos na saúde das crianças durante o COVID-19.
1. Brincar com os brinquedos favoritos
Deixe que as crianças aproveitem e brinquem com seus brinquedos favoritos. Brincando no tempo livre, ou pode ser que eles adorem sair no quintal, brincar na terra com gravetos, ou pode ser sobre, você sabe, levá-los para espaços naturais ao ar livre.
Você sabe, as crianças imediatamente correm para brincar livremente e criar seus próprios jogos.
E, você sabe, isso é incrivelmente gratificante para eles. E eu acho que apenas dando às crianças o espaço, espaços seguros com energia e tempo para poderem brincar e as crianças vão brincar.
2. Brincadeiras lideradas por crianças
As brincadeiras que são lideradas por crianças envolvem sentar e deixar que elas escolham como você vai participar.
Elas são as líderes, diretoras e tomadoras de decisões. Deixar as crianças assumirem a liderança dá a elas um senso de validação e mostra que são fortes e capazes e que você confia nelas.
Também lhe dá a chance de aprender mais sobre seu filho – o que ele gosta de fazer, o que o preocupa, como ele lida com a solução de problemas por conta própria.
A brincadeira liderada por uma criança terá uma aparência diferente dependendo da idade e do estágio de desenvolvimento de seu filho.
Se você tiver um bebê, pode definir alguns brinquedos diferentes e deixar que ele decida quais vai pegar e ver, e quanto tempo vai brincar com eles.
As crianças em idade escolar adoram que seus pais estejam realmente envolvidos em suas brincadeiras – participando de brincadeiras ou ajudando a construir ou criar algo com eles.
Se você tem um filho adolescente, pode assumir o papel de observador, prestando muita atenção no que ele está fazendo e conversando com ele sobre o que percebeu depois.
Não importa a idade da criança, o segredo é seguir seu exemplo e deixá-la mostrar como gostaria que você se envolvesse.
3. Compartilhar histórias juntos
As histórias oferecem às crianças uma maneira de dar sentido e significado ao que está acontecendo com elas, por meio da segurança de um personagem fictício com o qual podem se identificar.
Elas têm um começo, meio e fim claros e podem ajudar as crianças a falar sobre emoções e sentimentos difíceis. Contar e recontar histórias pode ajudar as crianças a encontrar soluções para suas próprias experiências.
Ler, escrever e compartilhar histórias é uma maneira fácil de se conectar com seu filho e descobrir o que está acontecendo com ele.
Seu filho pode descobrir que inventar sua própria história os ajuda a processar as preocupações que possam ter sobre o coronavírus.
Se a história se tornar angustiante ou a criança parecer presa a uma parte específica, você pode oferecer algum apoio e estrutura para ajudar a levar a história a um fim positivo.
Você pode achar útil perguntar às crianças sobre seus próprios pontos fortes e habilidades para resolver problemas nessas ocasiões.
Se houver momentos em que seu filho superou algo desafiador, você pode perguntar a ele como ele fez isso e como ele pode usar as mesmas habilidades e resiliência para superar o problema em sua história.
Últimas palavras
É normal sentir-se estressado, preocupado ou ansioso em momentos de incerteza . Lembre-se de que esta situação é completamente nova – você pode estar lutando para entender as coisas por si mesmo, enquanto tenta manter um senso de normalidade e ajudar seus filhos a entender o que está acontecendo.
Também é normal achar a brincadeira liderada por crianças um pouco desafiadora no início. Os pais estão acostumados a estar no comando, portanto, transferir o poder para seu filho pode parecer um pouco estranho.
Os interesses ou o estilo de brincar de seu filho também podem ser diferentes de suas próprias idéias e experiências, e você pode querer intervir e orientar seu filho a brincar de uma maneira que pareça mais “natural” para você.
Se você estiver achando difícil, fale com o médico do seu filho sobre as estratégias que você pode usar para tornar mais fácil a brincadeira liderada por crianças.