Saber como vender um imóvel particular pode ser um processo complicado para muitas pessoas. Mas não se preocupe! Siga as nossas instruções e aprenda como vender da forma correta. Então leia até o final este artigo que preparamos para você.
Muita gente se pergunta: Como vender um imóvel particular? A resposta a essa questão depende de uma série de fatores. Pois, geralmente, todo o processo passa por questões burocráticas.
Também é algo que pode demorar muito para se resolver. Por isso, é preciso apresentar muitos documentos pessoais. Além dos documentos do imóvel. Tais documentos vão servir como comprovante da legalidade do estado do imóvel.
Desse modo, saber quais são esses documentos e como você deverá proceder para emiti-los é a solução para a sua dúvida. Saiba que se você não tiver noção dessas informações, o processo da venda vai se tornar difícil.
Visto que são meios burocráticos e confusos. Pois além de possuir todos os documentos necessários, necessita de outras exigências. Então é preciso também que eles estejam atualizados e legalmente formalizados.
Para vender um imóvel particular você deverá cumprir uma série de fases. Só assim a negociação será feita da maneira correta. E nunca se esqueça: apresente sempre documentos que comprovem que a sua propriedade não está ligada a nenhuma dívida. Só assim será possível vender seu imóvel particular sem o risco de futuros problemas.
Para imóveis com alto valor, condomínios fechado de altíssimo padrão, como o Aldeia do Vale por exemplo, é necessário atenção na documentação de ambas as partes.
Afinal, vender um imóvel particular é o que você quer. Mas não quer ter problemas depois. Concorda? Então siga as nossas dicas e aprenda como proceder.
Além disso, vamos demonstrar a importância de um serviço especializado de imobiliárias para que você tenha os melhores profissionais disponíveis para te orientar a como vender seu imóvel.
Então continue a leitura e saiba como vender um imóvel particular. Confira!
Documentos pessoais necessários para vender um imóvel particular
Vendedor, apresente alguns documentos em seu nome, os quais não podem faltar. Só assim a sua negociação poderá ser feita. Mas é importante ressaltar que se você for casado ou está numa união estável, leve também os documentos do seu cônjuge.
Anote aí os documentos essenciais para vender um imóvel particular:
- CPF.
- Certidão de Nascimento ou de Certidão de Casamento.
- Certidão de feitos da Justiça Federal e também da Justiça do Trabalho. Estas certidões são utilizadas para constatar se existe ou não alguma ação vinculada ao seu nome nestas jurisdições.
- Certidão negativa de interdição e tutelas. As quais são a comprovação de que você não possui limitação judicial para realizar uma transação comercial.
Emita esses documentos no cartório da sua cidade. Também é possível emitir na cidade em que o seu imóvel se encontra. Veja qual dos dois é mais apropriado para o seu caso. Então se informe no cartório mais próximo de onde você mora.
Documentos necessários do imóvel
Agora que você já sabe quais os documentos pessoais devem ser levados no momento de vender seu imóvel particular. Preste atenção em quais documentos do seu imóvel você precisa levar. Confira.
Documentos do imóvel!
- Leve uma cópia autenticada da Escritura. Ela será utilizada para confirmar os dados e as características do seu imóvel particular. Mas nunca se esqueça que ela deve estar totalmente atualizada e registrada em cartório.
- Tenha uma Certidão Negativa de Ônus Reais. Pois ela é imprescindível para verificar se o seu imóvel está penhorado ou hipotecado.
- Obtenha a Certidão de Ações Reipersecutórias e Alienações. Está certidão é usada para garantir que o seu o imóvel particular não foi negociado de modo ilegal no passado.
- Leve a Declaração de Débitos Condominiais. Esta é muito importante. Pois comprova se existem ou não dívidas de condomínio relacionadas ao imóvel. Se você tem um imóvel particular num condomínio, é claro!
Outros documentos necessários:
- Não esqueça da Declaração de Pagamento do IPTU. Por isso, leve uma cópia autenticada do recibo de pagamento dela ou de todas as últimas parcelas correspondentes ao período de venda.
- Obtenha no cartório a Averbação do Imóvel. A Averbação do Imóvel é o documento que consta no seu registro quiosques modificações feitas nele. Desse modo, trata-se das modificações realizadas no teor do registro feita mediante determinação judicial. Por isso, apresente a Averbação do Imóvel para comprovar todas as modificações possivelmente feitas no imóvel. Mas lembre-se de que este documento precisa estar atualizado juntamente com a Escritura Pública do seu imóvel particular.
- Obtenha a Planta Baixa do Imóvel. Este documento tem o intuito de demonstrar de maneira gráfica a disposição dos cômodos da sua casa. Além disso, a medida do imóvel. Mas saiba que a Planta Baixa do Imóvel precisa ser aprovada pela prefeitura ou assinada por um engenheiro. Um exemplo de profissional qualificado para isso é: engenheiro agrimensor.
Viu como são muitas exigências para se vender um imóvel particular? Mas seguindo nossas dicas você poderá se orientar melhor.
Vale ainda lembrar que todos estes documentos requerem gastos. Já que para a maioria deles você precisa pagar para emitir. Por isso, se você conseguir ter todos antes da venda do imóvel, vai ser um custo a menos quando você desejar vender.
Afinal, posso contratar uma imobiliária para me auxiliar a vender meu imóvel particular?
Neste post você viu como existem muitas etapas até a conclusão da venda de um imóvel particular.
Por isso, provamos que vender um imóvel particular é um processo complicado para muitas pessoas.
Mas com as devidas orientações, tudo pode facilitar.
Então siga as nossas instruções e coloque em prática as boas maneiras de como vender sua casa.
Mas se mesmo assim você ainda não se sente preparado, você pode contratar uma imobiliária para lhe auxiliar na venda do seu imóvel particular.
Por exemplo, a imobiliária FR Prime Imóveis é referência no ramo na cidade de Volta Redonda no Rio de Janeiro.
Então, basta buscar uma imobiliária na sua cidade para vender seu imóvel.
Pois por meio das imobiliárias você não vai precisar se preocupar. Pois elas têm a capacidade de ir em busca destas documentações que tanto dá trabalho para conseguir. Outra razão é que a equipe da imobiliária irá lidar com toda burocracia exigida para a venda do seu imóvel.
Assim, não importa se você possui uma casa, um apartamento ou até mesmo um prédio, um com corretor imobiliário irá cuidar da venda. Além disso, com ajuda profissional seu documento para a venda será analisado e legalizado para que seu comprador se sinta satisfeito.
Portanto, aprender como vender um imóvel particular é importante. Por isso, sempre antes de colocar à venda seu imóvel busque as informações necessárias.
Assim, preparamos este artigo para você. Pois nosso objetivo é ajudá-lo. Então siga nossas dicas! Afinal, uma orientação pode ajudar muito. Coloque em prática nossas instruções. Fazendo isso, suas chances de fazer uma boa venda do imóvel particular aumentará.
Veja também Financiamento de apartamento: como fazer e quais documentos preciso?