Muitas pessoas gostam de usar a criatividade e imaginação para inventar e contar muitas histórias. Tem até profissão para isso: o roteirista.
O roteirista profissional é aquele que tem a responsabilidade de criar ou adaptar histórias. Essas histórias servirão de base para realizar quaisquer produções audiovisuais, sejam filmes, novelas, séries, documentários, clipes, peças teatrais e qualquer outra produção cuja sua função se faça necessária.
As tarefas do roteirista variam conforme as características do projeto para o qual ele foi contratado. Por exemplo, um roteirista de cinema, ele trabalha de diferentes formas, conforme o gênero de cada obra.
Em filmes de ação e ficção, seu trabalho não abrange toda a obra, mas sim as fases iniciais. Essas fases são conhecidas como pré-produção. Nela será desenvolvido o roteiro do filme e assim entregue para o diretor ou produtor que o contratou.
Já em outros tipos de obras cinematográficas, como em um documentário, por exemplo, o trabalho do roteirista se é muito importante tanto na orientação do processo de filmagem, a pré-produção, quanto no processo de pós produção, onde ele fará todo o roteiro da edição, para que se adapte a ideia idealizada no do filme a tudo que foi apurado e editado durante o período de produção e gravação.
Em séries de tv, o trabalho de roteiro geralmente é realizado por uma equipe de roteiristas. Os profissionais costumam se reunir para criar os episódios, que geralmente são escritos em períodos anteriores e no decorrer das gravações.
Essas são algumas das funções que são comumente exercidas pelos roteiristas. Mas a função também tem se adaptado a novos tempos e se incluído nas produções disseminadas no mundo da internet, como roteiro para vídeos de youtubers, esquetes, videoclipes, reality shows e tudo mais que para ser desenvolvido necessita de um roteiro.
Como é o trabalho de um Roteirista?
Exceto em algumas obras que há uma equipe, geralmente o trabalho do roteirista é individual. É ele quem pesquisa e depois cria ou adapta uma história para que seja contada. Esse trabalho pode levar anos.
Somente depois da pesquisa completa é que o roteiro será estruturado e escrito.
A pesquisa deve ser profunda e detalhada, principalmente em produções que visam contar histórias reais.
Como ser um Roteirista?
Muitos tem dúvidas de como ser um roteirista, mas não existe uma exigência de formação específica ou ainda de qualquer outro pré-requisito.
Porém, muitos roteiristas são formados em áreas atreladas à Comunicação, como o Jornalismo, ou ainda à Ciências Humanas, no caso Letras. Essas formações têm como principais funções a escrita de textos e a produção criativa.
No mercado existem alguns cursos de roteirista de cinema e tv e não costumam exigir pré requisitos para cursá-los. Geralmente são oferecidos em instituições e academias voltadas às artes.
Conhecer profissionais da área também é um ótimo caminho, tanto para ajudar na capacitação profissional quanto para construir uma rede de contatos. Isso será importante na hora de conseguir os trabalhos.
Além disso, a troca de informações enriquece e aprimora o conhecimento. Esse é um fator primordial para que a função seja exercida da melhor forma.
Como investir em um projeto próprio?
Investir em seu próprio projeto é uma possibilidade interessante para o profissional ganharem notoriedade no mercado.
Existem várias instituições, e até mesmo os governos, que financiam esse tipo de projeto. A escolha é feita através de editais onde são escolhidas produções audiovisuais e roteiros. Além disso, há concursos e festivais para essas modalidades.
O envio de seus próprios roteiros para outros roteiristas já renomados também é uma ótima tentativa de entrada no mercado.
Com a internet explodindo em todas as áreas, ter uma produção livre disponibilizada em seu canal pode abrir portas.
Portanto, para ser um roteirista é preciso ser criativo, ter uma imaginação fértil e gostar de escrever.
Não importa o tipo ou a plataforma, o que importa é que o trabalho dos roteiristas é planejar, adaptar e criar histórias, e contá-las através de uma boa narrativa.