Com a correria do dia-a-dia, muitas mulheres estão deixando os cuidados com a saúde de lado, dando preferência ao trabalho e aos afazeres de casa. No entanto, a saúde da mulher deve ser uma prioridade, já que sem a ação preventiva, diversas complicações podem aparecer.
Doenças físicas como o câncer de mama e doenças psicológicas, como a depressão, podem fazer com que a mulher tenha uma baixa em sua qualidade de vida, e assim, em seu bem-estar.
No entanto, a saúde não se restringe apenas a saúde física e mental e cuidados como o clareamento dental também são importantes.
Saiba aqui quais cuidados com a saúde você deve manter em sua rotina.
Prática de atividades físicas regulares
A saúde física é uma das principais relações quando ouvimos a palavra saúde, e nada melhor do que uma prática regular de exercícios para sentir os bons resultados e a mudança de vida na pele.
O indicado quanto a prática de exercícios é que ela seja realizada ao menos 3 dias na semana. Benefícios como o fortalecimento muscular, a melhora da circulação de sangue, e a perda e o controle de peso.
A melhora do metabolismo e a melhor atuação do sistema imunológico podem combater doenças graves como o diabetes. Para que a vantagem de uma vida ativa seja percebida, é importante interceptar a prática com o acompanhamento médico e de um profissional de educação física.
01 – Dieta equilibrada
A alimentação é um dos pilares de uma vida saudável e livre de complicações mas você saber como se alimentar bem? Ter uma alimentação baseada em alimentos naturais e selecionados colabora para a energização do corpo e assim, para a maior motivação e sensação de bem estar.
Para a adesão de uma dieta equilibrada, deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar por alimentos ricos em propriedades vitamínicas e nutritivas. É só assim que se consegue adquirir os benefícios e os perceber refletidos em sua vida.
02 – Rotina equilibrada
Com a movimentação do dia-a-dia, as várias responsabilidades e compromissos podem proporcionar momentos de estresse e assim, se constantes, podem ser a fase inicial de distúrbios mentais graves, como a ansiedade e a depressão.
Para isso, é fundamental saber equilibrar a vida profissional com momentos de lazer e entretenimento. Uma rotina que exige muito raciocínio é boa até certo momento, pois, sem harmonia pode levar a um cansaço mental, e até mesmo a um estado de esgotamento.
03 – Boas noites de sono
A qualidade de sono reflete diretamente em um melhor humor ao começar o dia. É durante a noite que o nosso corpo recompõe a energia perdida para o dia seguinte.
Para uma boa noite de sono deve-se evitar consumir alimentos muito pesados durante a noite e evitar contato com eletrodomésticos de luz intensa. Objetos que possam atrapalhar a concentração do sono devem ser mantidos fora de vista.
04- Higiene bucal
A saúde bucal também está relacionada à saúde geral, logo, não deve ser deixada de escanteio. Para que danos como a cárie e a gengivite não evoluam e gerem complicações para o organismo, a higiene bucal deve ser completa e precisa.
A escovação deve ser feita com uma escova de cabeça pequena e cerdas macias, acompanhada do uso de creme dental com flúor. Por sua vez, o uso do fio dental e do enxaguante bucal também deve ser diário para que a limpeza seja otimizada.
05 – Autoestima
Ter uma boa autoestima é um fator decisivo para uma vida mais agradável e saudável, já que está diretamente relacionada a forma que a vemos.
Com a implantação de padrões de beleza sociais, muitas mulheres se viram de fora e começaram uma guerra com os seus próprios pensamentos e atitudes. Com isso, o ideal é que você saiba reconhecer o seu valor e o que te faz especial.
Além disso, se olhar no espelho só é doloroso se você não está bem consigo mesma, e vê as suas características como defeitos.
06 – Acompanhamento médico e psicológico
As visitas ao consultório médico devem ser regulares para que a manutenção da saúde seja feita da forma devida. É só através dessas idas, que a avaliação geral pode ser feita e você poderá ser encaminhada aos exames necessários.
É também por esse acompanhamento e pelo diagnóstico que se pode detectar as doenças em sua fase inicial e encaminhar para o tratamento ideal.
É importante que durante a visita ao consultório médico você tire todas as suas dúvidas do papel, não tenha vergonha de saná-las.
Assim também é com a visita ao psicólogo que não deve ser considerada apenas em situações de gravidade. É com o apoio desse profissional que se consegue impedir que comportamentos nocivos afetem a sua saúde mental e a sua vida como um todo.
As mulheres lidam com problemas e desconfortos diariamente, e isso faz com que a harmonia entre o físico e o mental sejam essenciais para proporcionar bem-estar para a sua vida.