Muitos adolescentes que estão finalizando o ensino médio e prestes a entrar na faculdade, e até alguns jovens adultos têm expressado muita preocupação com o mercado profissional nas últimas décadas.
Essa preocupação é justificada pelo fato de a economia nacional ser bastante volátil, o que provoca instabilidade e incertezas perante o futuro.
Com isso, profissões que existiam há 30 anos atrás já não existem, enquanto algumas profissões ainda praticadas podem desaparecer nas próximas décadas.
Porém, assim como algumas atividades estão em declínio, fechando as portas do mercado profissional para os seus especialistas, outras estão em alta, apresentando grandes percentuais de busca.
Continue a leitura deste artigo para descobrir 7 das profissões que estão em alta na atualidade e que mudanças no mercado profissional impulsionaram essas atividades.
Telemarketing
Grandes empresas estão investindo pesado no atendimento ao cliente e nas vendas na modalidade remota. Esse movimento que força a contratação de pessoal para o telemarketing.
Estima-se que entre 2020 e 2021 o número de vagas para o setor tenha crescido 67% em todo o Brasil.
Varejo
O setor varejista sempre foi um dos pilares da economia brasileira em toda a história do país.
Todavia, o surgimento de varejos virtuais no mercado profissional aumentou a busca por profissionais dispostos a atuarem na cadeia que comporta a venda e a distribuição de produtos variados.
Consultores de vendas
Por mais que o mundo tenha mudado, o setor de vendas continua em alta tanto no comércio físico, quanto no virtual.
A venda é uma arte e demanda uma pré-disposição nata. Por isso, profissionais que conseguem chamar a atenção do consumidor e elevar o nível de procura de uma marca, produto ou serviço, são muito requisitados hoje em dia.
Apoio à saúde
Não são apenas os especialistas em saúde como médicos e enfermeiros que passaram a ser mais requisitados nos últimos anos. Os profissionais de apoio à saúde também são cada vez mais necessários.
Houve um crescimento exponencial na demanda por balconistas de farmácia e hospitais/clínicas, motoristas de ambulância, auxiliares médicos e outros profissionais nos últimos anos.
Especialistas em saúde mental
Alguns problemas de saúde mental como, depressão e ansiedade, cresceram exponencialmente nos últimos anos por diversos fatores.
Com isso, psiquiatras, psicanalistas e psicólogos são cada vez mais requisitados, se tornando boas opções para quem deseja ingressar no mercado profissional.
Farmacêuticos e pesquisadores da área farmacológica
A alta na demanda por serviços da área da saúde atingiu também os profissionais que lidam com o desenvolvimento e estudo dos efeitos de novos medicamentos.
Os farmacêuticos e pesquisadores se tornaram soldados indispensáveis na linha de frente da batalha contra doenças letais, como a Covid-19.
Médicos especialistas
Não é novidade para ninguém que a medicina é uma das áreas profissionais mais cobiçadas já há alguns séculos.
Contudo, nos últimos anos o crescimento do número de casos de doenças específicas aumentou ainda mais a demanda na área da saúde e a necessidade de médicos especializados.
Existem profissões ideais hoje em dia?
Em cada período da história houveram profissões que se destacaram das demais.
Podemos dizer que nos tempos atuais a proeminência da tecnologia e a demanda por conhecimento sobre o mundo virtual tem voltado a atenção de vários jovens para cursos nessas áreas.
Porém, como vimos ao longo do texto, existem outros ramos profissionais sem ser diretamente relacionado com a tecnologia, que também estão em crescimento.
Com isso, não é necessário definir profissões ideais para os novos tempos. No final, vai prevalecer o fator que sempre prevaleceu: a vocação individual.