O que é Crypto as a Service e porque é uma tendência?
Criptomoedas têm se tornado cada vez mais populares, juntamente com a demanda para entrar com facilidade nesse mercado. E para resolver este problema é que surge o Crypto as a Service, também conhecido como CaaS.
O que é o Crypto as a Service?
O CaaS é um serviço que tem como referência o software “as a service”, permitindo que instituições financeiras e outras empresas ofereçam a negociação de criptoativos em suas plataformas com muita praticidade.
Esse modelo se assemelha ao Banking as a Service, mas trazendo a oportunidade de exposição a ativos da blockchain.
As companhias que contratam o Crypto as a Service ampliam suas receitas com o mercado de criptomoedas, enquanto que também colaboram para a evolução deste mercado, tornando os criptoativos também disponíveis em seu portfólio.
Crypto as a Service na prática
A instituição interessada em oferecer negociação de criptoativos em seu aplicativo, tem acesso a uma Interface de programação de aplicações (API), e com bastante facilidade consegue integrar sua empresa ao fornecedor de CaaS para disponibilizar os criptoativos para seus clientes.
Para o cliente, nada muda. A interface da empresa que contrata o CaaS permanece a mesma, e a experiência do cliente com a marca acontece sem fricção, somente com o adicional de um produto adicional.
Benefícios do Crypto as a Service
O primeiro benefício do CaaS que fica claro é a facilidade para conectar empresas que não fazem parte do mercado cripto com empresas que auxiliam neste processo.
Do lado da empresa contratante, a maior receita e uma nova linha de produto disponível para seus clientes, são benefícios que brilham aos olhos de muitos empreendedores.
E do outro lado da mesa, a companhia que oferece o Crypto as a Service ganha principalmente com custos de integração e de taxas repassadas, mas não são só estes os ganhos. Na BitPreço, por exemplo, em que não há custo de integração ou taxas, os benefícios são percebidos no ganho de liquidez dos ativos que a plataforma possui, e também na maior visibilidade da marca.
Ao contar com o CaaS, a empresa contratante ganha com a inclusão de um ativo financeiro e também com a oportunidade de facilmente aproveitar o que há de mais novo e promissor no mercado.
Além de acelerar seu crescimento com operações escaláveis a um custo menor, sem a tecnologia e a expertise normalmente necessárias para se entrar neste mercado.
Atributos todos fundamentais para diferenciação e destaque de empresas do setor financeiro, que têm passado por constantes mudanças e surgimento de competidores.
Vantagens do CaaS
A possibilidade de conexão ao mercado de criptomoedas em tempo real, sem nenhuma tecnologia desenvolvida pela empresa é o principal benefício que esclarece as vantagens subsequentes para o negócio.
Além dos ganhos financeiros que o CaaS possibilita às empresas, ao contar com o Crypto as a Service, o tempo ganho faz completa diferença, pois com este modelo de negócio não se torna mais necessário dedicar esforço jurídico e tecnológico para a operacionalização da negociação das criptomoedas no negócio.
Soma-se também a oportunidade de incluir no portfólio um produto com grande destaque e atratividade no mercado, fidelizando e engajando clientes.
E sem se expor aos riscos de segurança que as grandes companhias do setor já enfrentam e dedicam grande quantidade de recursos para se aprimorarem, além de estarem em constantes ajustes para adequação às novas regulamentações que surgem.
Por isso, conheça bem a empresa com quem se está contratando o Crypto as a Service.
Se o modelo de Crypto as a Service se encaixar nos objetivos da empresa, é fundamental conhecer bem a empresa com que se está contratando o CaaS, para que seja tirado máximo proveito do mercado de criptomoedas e também da solução Crypto as a Service.