A catarata é uma doença nos olhos comum que aparece conforme envelhecemos. Pesquisas mostram que, aos 65 anos, um quarto das pessoas desenvolve o turvamento do cristalino, a catarata. Então uma pergunta muito comum: é possível reverter a catarata sem cirurgia?
Você pode reverter a catarata sem cirurgia?
Um artigo publicado em 2015 na Associação Americana para o Avanço da Ciência que revelou uma substância solúvel em água que reverteu a catarata hereditária, chamado Composto 29. O estudo foi realizado em camundongos, o que apresentou algumas limitações sobre a eficácia em humanos.
O composto lanosterol, também foi pesquisado como uma outra possível solução para o tratamento da doença.
Entretanto, não é suficientemente solúvel a água para ser eventualmente incluído como colírio.
Atualmente, não há cura não cirúrgica para catarata que tenha sido aprovada.
É possível curar a catarata sem cirurgia?
A resposta é não, pois não há estudo que prove alguma forma de retardar ou até mesmo prevenir a catarata. Entretanto, há algumas práticas que podem ser úteis, entre elas estão:
-
Consulte um oftalmologista com frequência. Desta forma, você pode detectar e tratar doenças oculares mais rapidamente.
-
Parar de fumar e reduzir o consumo de álcool, além de controlar os problemas de saúde diminui a possibilidade de ter catarata.
-
Coma mais frutas e vegetais. Uma dieta rica em vitaminas e minerais pode reduzir o risco de catarata.
-
A exposição à luz ultravioleta pode levar ao desenvolvimento de cataratas, por isso use óculos solares regularmente.
É possível curar a catarata sem cirurgia com colírios?
Conforme mencionado anteriormente, ainda não. Uma revisão do estudo conduzido pelo National Institutes of Health em 2017 confirmou que o único tratamento disponível é uma cirurgia de catarata.
A pesquisa mostra teoricamente que, quando o composto N-acetilsarcosina penetra na córnea, ele será metabolizado na proteína L-sarcosina, que pode ser usada como colírio para reverter ou prevenir o desenvolvimento de cataratas.
A pesquisa não deve ser conduzida para confirmar esta hipótese.
Você pode retardar a progressão da catarata?
Não existe nenhum estudo que comprove um meio de retardar a progressão da catarata.
Entretanto, além de seguir um estilo de vida saudável mencionado aqui, há um estudo da Fundação de Olhos Trust Fund do Royal Liverpool Hospital University que recomenda evitar o uso de colírios e medicamentos de esteróides.
O que acontece se a catarata não for tratada?
Quando alguém tem catarata, a cirurgia não é sempre recomendada a principio. As cataratas são comuns e não são todos os casos que pioram a ponto de afetar a qualidade de vida. Mas em muitos casos, eles vão piorar e podem prejudicar sua capacidade de realizar tarefas diárias, como dirigir.
Há casos em que se a catarata não for tratada, pode levar à cegueira legal ou cegueira total.
Também pode evoluir para um estado de maturação excessiva. É mais difícil de removê-la e pode ter complicações na hora da cirurgia. Portanto, as pessoas com catarata podem escolher a cirurgia mais cedo.
A cegueira causada pela catarata pode ser revertida?
Sim você pode! A cirurgia de catarata e as lentes intraoculares podem evitar essa situação. No entanto, as cataratas com cegueira progressiva são mais difíceis de tratar e a incidência de complicações da cirurgia é maior.