Quando se pensa nos melhores mangás de romance, sempre lembramos de alguns que gostaríamos de ter feito aulas de japonês para ler no idioma original, não é mesmo? Afinal, visto que português e japonês são línguas muito diferentes, muitos detalhes acabam se perdendo na tradução.
Ainda assim, vale muito a pena ler mangás para conhecer mais da cultura japonesa e, se você for corajoso(a), até arriscar em tentar ler no kanji. Independente da língua, aqui estão algumas opções para você se apaixonar e viver verdadeiras histórias de amor!
Ao Haru Ride
Futaba Yoshioka é uma estudante do ensino médio que age grosseiramente com meninos para que suas amigas não achem que ela está tentando conquistar todos os garotos e ficarem com ciúmes. Por conta disso, ela sente que sua vida é vazia e sem sentido.
Até que um dia, ela reencontra com Kou Tanaka, seu primeiro amor que tinha se mudado para Nagasaki quando mais novo. Kou, que agora usa o sobrenome “Mabuchi”, também é uma pessoa fria e sem muitos interesses, sendo diferente daquela que ela conheceu e tinha se apaixonado mais nova. Com suas colegas de classe, Yuri Makita, Shuko Murao e Aya Kominato, Futaba decide fazer uma mudança positiva para si mesma para resgatar o brilho que tinha quando estava apaixonada.
Your name
O filme famoso de 2016 é baseado em um mangá que conta a história de Mitsuha Miyamizu, uma garota que estuda no ensino médio em uma área rural da cidade de Itomori, Japão.
Cansada da rotina pacata em sua terra natal, ela passa a cultivar o desejo de reencarnar no corpo de um garoto que vive em Tóquio. O que Miyamizu não esperava era trocar,inexplicavelmente, de corpo com Taki Tachibana ,um garoto do colegial em Tóquio.
Os dois conseguem se encontrar e se conhecer, mas sem conseguir reverter a situação. Com isso, ambos começam a viver normalmente no corpo do outro e promovem mudanças em torno da vida que agora as cerca enquanto estão trocados.
Given
Este é considerado um dos melhores mangás de romance já escritos. Feito por Natsuki Kizu, a história tem três principais arcos, começando por Ritsuka Uenoyama, um guitarrista e compositor que é estudante do ensino médio.
Ele começa a ensinar Mafuyu Satō, um garoto envergonhado de sua sala, a tocar guitarra e descobre que ele também tem uma bela voz e o chama para a banda para se apresentarem ao vivo pela primeira vez.
O segundo arco foca na história da banda já com um certo sucesso na internet após terem feito o primeiro show e, dessa vez, tem como foco a paixão secreta que o baixista da banda, Akihiko Kaji, tem por seu colega e baterista do conjunto.
O baterista se chama Haruki Nakayama, mas ele ainda vive um relacionamento de vai e vem com seu ex-namorado, Ugetsu Murata, enquanto a banda se prepara para o primeiro show em um festival de música.
A terceira parte ainda está para ser lançada, mas conta a história de Hiiragi Kashima, que tocou baixo na banda do irmão falecido de Ritsuka, Yūki Yoshida, e seu ex-parceiro de conjunto e baterista, Yagi Shizusumi.
Fruits Basket
Este é um romance que tem uma pegada um pouco mais sobrenatural. Após os acontecimentos de uma tragédia em sua família que muda a rotina de todos, a estudante do ensino médio, Tohru Honda, decide que, para resolver seus problemas, seria melhor se ela morasse em uma barraca.
Contudo, ela acaba montando a barraca em terras com poderes místicos de um clã misterioso com o nome de Sohma, que descobrem a presença de Tohru.
Ao contrário do que a personagem imaginava, ela é acolhida pelos moradores do local. Por outro lado, eles guardam um segredo: toda vez que alguém do sexo oposto toca neles, eles acabam se transformando em animais do horóscopo chines.
Estrela de Caça ao Dia
Criado por Mika Yamamori, este mangá conta a história de Suzume Yosano, uma garota que se muda para a casa de seu tio em Tóquio, pois seus pais iriam se mudar para Bangladesh por conta do trabalho de seu pai.
Até que um dia, Suzume desmaia em um parque ao ver uma estrela cadente em plena luz do sol. Um homem desconhecido a ajuda e a leva para sua nova casa, deixando um recado para ela de que iriam se reencontrar.
Quando Suzume tem seu primeiro dia de aula em sua nova escola, ela senta-se ao lado de um menino que chora muito quando ela o toca. Para piorar, seu professor é o mesmo homem que a ajudou quando passou mal e que lhe disse que iriam se encontrar novamente.
Casamento feliz?!
Feito por Maki Enjoj, também sempre aparece entre um dos melhores mangás de romance. Chiwa Takanashi, é uma jovem que concorda por seu pai em fazer um casamento arranjado com o presidente da empresa, Hokuto Mamiya, um desconhecido que estava fazendo aquilo por seu avô. Os dois, estranhos um com o outro, começam achando que não podem desenvolver nada entre eles, mas as coisas podem mudar.