Você já tentou de tudo quando o assunto é sobre o que fazer pro cabelo parar de cair e nada resolveu?
Então chegou no lugar certo!
Em primeiro lugar, saiba que a perda de cabelos pode afetar tanto homens quanto mulheres, e pode ser parcial ou total.
Muitos fatores estão envolvidos, como hereditariedade, estresse, parto, certos medicamentos e até é um dos sintomas pós-covid.
Para te ajudar a entender tudo sobre queda de cabelo, vamos explicar em detalhes as principais causas, os tratamentos, como prevenir…
Quais as causas de queda de cabelo?
Antes de aprender o que fazer pro cabelo parar de cair, saiba que seus cabelos traduzem muito sobre seu estado de saúde.
No entanto, é normal perder uma centena de fios por dia, que é em razão do processo de renovação permanente dos cabelos. Assim, enquanto alguns fios nascem, outros morrem e caem.
Além disso, pode ser que a queda de cabelo se intensifique, e se alguns motivos são comuns aos dois gêneros, outros são especificamente femininos ou masculinos.
Portanto, mesmo que a queda de cabelos seja algo natural e devido à renovação dos fios, ela pode também pode estar associada a outros problemas de saúde.
Por isso, para você entender melhor, listamos o que pode estar por trás de uma perda de cabelos:
Hereditariedade;
Desequilíbrio hormonal (baixa dos hormônios femininos ou alta dos hormônios masculinos, comum na menopausa);
Estresse;
Quimioterapia;
Parto;
Mudança de estação;
Certos tratamentos medicamentosos;
Deficiências alimentares.
Queda de cabelo em homens e mulheres: qual a diferença?
A perda de cabelos mais comum em homens é hormonal. É a calvície ou alopecia androgenética.
Os hormônios masculinos tendem a acentuar o ciclo do cabelo. Resultado: eles caem mais e mais rapidamente, até o afinamento dos folículos pilosos.
Já nas mulheres, são tipicamente acontecimentos da vida que podem causar a queda de cabelos, particularmente durante a gravidez e menopausa, períodos de mudanças hormonais.
Mas também períodos de grande fadiga ou estresse estão entre as causas frequentes de queda de cabelos em mulheres, e sem se esquecer do cigarro.
Recentemente, na entrega do Oscar, uma cena chamou a atenção de todos. Will Smith, ganhador como melhor ator, acabou perdendo o controle e deu um tapa no apresentador.
Simplesmente porque o apresentador fez uma brincadeira com sua esposa, que por sofrer de alopecia, resolveu raspar os cabelos.
É claro que ele se desculpou depois, mas isso só mostra ainda a falta de informações sobre queda de cabelo e os problemas envolvidos.
A atriz e apresentadora fez um comentário depois da piada de Chris Rock que levou o marido dela, o ator Will Smith, a agredir o comediante durante a cerimônia do Oscar. #Internacional #Oscar #NoArNaCBN https://t.co/VQychCSRCj
— Rádio CBN (@CBNoficial) March 29, 2022
O que fazer pro cabelo parar de cair: quais os tratamentos?
Os tratamentos contra queda de cabelos variam segundo a causa. Se está ligada ao parto, fadiga ou mudança de estação, uma suplementação em zinco e vitamina B é uma solução.
Já no caso do tratamento da alopecia androgênica, recomenda-se comprar minoxidil, pois é um produto que age estimulando a vascularização do couro cabeludo e estabiliza a queda.
Vale mencionar aqui que, assim como todas as células do organismo, nossos cabelos precisam de nutrientes.
Segundo estudos, a deficiência em ferro (e em vitamina C que permite fixar o ferro), em zinco, em vitamina B8, ácido fólico, vitamina B12 ou em vitamina D pode provocar uma queda de cabelos ou alterar a qualidade.
Mas, é importante saber qual é a deficiência. Veja alguns exemplos:
Ferro: feijão, lentilhas, fígado;
Vitamina D: além do sol, privilegie o salmão, sardinha, gema de ovo e produtos lácteos;
Vitamina A: cenoura, pimenta;
Vitamina B2: peixes, carnes, vegetais verdes;
Vitamina B9: cereais, ovos;
Vitamina B12: crustáceos, peixes e ovos.
Com a idade, o organismo passa a não absorver e metabolizar bem as vitaminas. Daí a importância de adotar uma dieta saudável e equilibrada.
Nos casos onde a queda de cabelo é muito severa e os tratamentos não surtiram efeito, novas técnicas de implantes capilares têm mostrado resultados mais naturais e duradouros.
Quais são os fatores de risco de perda de cabelos?
Vale lembrar que entre os 100.000 fios que temos, nós perdemos entre 60 a 100 a cada dia. Isso pode ser causado por diferentes fatores externos: sol, água do mar, poluição, mas também estresse, mudança de estação, algum problema de saúde.
É um processo normal ao longo da vida. Assim, uma mulher de 60 anos possui a metade dos cabelos de quando ela tinha 15 anos.
Algumas pessoas têm mais riscos que outras, e as causas não estão necessariamente associadas à doenças.
Por exemplo, tratamentos medicamentosos prescritos por ortopedista para tratar a artrite e gota aumentam as chances de queda de cabelos.
Já quanto às deficiências alimentares, são aquelas em ferro e proteínas.
O calor também não é bom para os cabelos. Por isso, é necessário evitar um pouco o secador ou chapinha.
Se você perceber que seus cabelos estão caindo de forma exagerada, é importante consultar um especialista para avaliar o quadro e propor o tratamento mais adequado.
Mas, quando se sabe de antemão os fatores de risco, você pode começar a adotar medidas para pelo menos diminuir um pouco a queda dos fios.
O que fazer pro cabelo parar de cair: como prevenir?
https://twitter.com/Gabipaivaok/status/1306706169956913157
Você tem notado todos os dias um grande volume de cabelo na sua escova, fios nas suas roupas ou durante o banho uma queda acentuada?
Após identificar a causa dessa queda, você pode tomar algumas medidas para prevenir a queda:
Lavar seus cabelos sem shampoo para combater as agressões externas (como praia e piscina);
Usar shampoo antiqueda e óleos para fortificar os fios;
Massagear o couro cabeludo com movimentos circulares favorecem o crescimento;
Escovar regularmente os cabelos, aproximadamente 2 minutos por dia, a fim de que o couro cabeludo respire;
Lavar com água fria para ativar a microcirculação dos folículos pilosos;
Hidratar sempre os cabelos com produtos de qualidade;
De tempos em tempos, corte alguns centímetros das pontas para eliminar pontas duplas que podem retardar o crescimento.
Para massagear corretamente seu couro cabeludo, sente-se diante de uma mesa, coloque seus cotovelos sobre ela e incline sua cabeça para frente.
Em seguida, massageie toda a cabeça começando pela nuca e fazendo movimentos rotativos com os dedos.
Conclusão
O mais importante sobre o que fazer pro cabelo parar de cair é consultar um médico dermatologista para diagnosticar o que pode estar causando a queda, a fim de propor o tratamento mais apropriado.
Post Anterior: O que é educação financeira?