Já ouviu o termo por aí, mas ainda não sabe o que é marketplace? Esse método bastante utilizado nas vendas online está ganhando cada vez mais seu espaço entre grandes lojas, como é o caso da Magazine Luiza, Casas Bahia, Extra, entre outras.
Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é marketplace e como esse sistema funciona na prática. Sendo assim, veja a seguir tudo sobre as vendas no marketplace.
O que é marketplace?
Marketplace é um tipo de e-commerce onde determinada empresa oferece seu espaço de vendas para outros lojistas venderem seus produtos. Ou seja, é o que ocorre com a Casas Bahia, por exemplo. O site dessa loja possui a venda de produtos próprios, mas também conta com outros lojistas que oferecem seus produtos dentro do e-commerce.
Saiba que isso não afeta em nada para a loja, pois você pode usufruir de todos os benefícios que a Casas Bahia oferece como os métodos de pagamento, certificados de segurança, cupom de desconto Casas Bahia, entre outras coisas. Pelo contrário, essas lojas têm a possibilidade de lucrar também dessa forma, seja com um percentual sobre as vendas realizadas no site ou ainda oferecendo planos especiais para os lojistas.
Portanto, trata-se de uma relação que beneficia a todos. As plataformas e lojas conseguem aumentar o catálogo de produtos facilmente e ainda lucram com as vendas dos lojistas, os lojistas conseguem um espaço para vendas mais barato do que montar o próprio e-commerce, e os consumidores conseguem preços mais acessíveis nos produtos, já que os custos para os lojistas são menores.
O que significa marketplace?
O significado de marketplace é “local onde é realizado o comércio de bens e serviços”. O termo provém do inglês por meio da junção de dois termos: “market” que é o mesmo que “mercado” e “place”, que significa “local”. Atualmente, esse termo é utilizado nos comércios eletrônicos para designar as plataformas de vendas de produtos de lojas parceiras.
Hoje em dia você encontra marketplace em diversas lojas e sites, como o Mercado Livre, OLX SP, Facebook, Extra, Carrefour e muitos outros. Isso porque esse método permite ampliar a quantidade de produtos vendidos em uma loja, mas com diversas vantagens à empresa mediadora.
O que é marketplace no Facebook?
O marketplace no Facebook é um local criado pela rede sociais para que lojistas e pessoas possam vender produtos ou oferecer serviços. Antes do marketplace no Facebook, o mais comum era encontrar grupos onde os lojistas faziam seus anúncios.
Com a criação do marketplace na rede social, anunciar, vender ou comprar ficou muito mais fácil, pois a plataforma integra todas as funcionalidades do marketplace ao perfil dos usuários. Logo, é fácil mandar uma mensagem, visitar o perfil da pessoa para saber se é confiável ou não, entre outras coisas.
É confiável comprar no marketplace?
Embora as plataformas ou lojas mediadoras sejam muito conhecidas, você precisa saber que nem todos os vendedores são confiáveis. Felizmente é possível resolver a maioria dos problemas por meio das lojas mediadoras, então caso você tenha algum problema, é fácil pedir estorno ou troca do produto, por exemplo.
Porém, é sempre importante ter alguns cuidados para comprar no marketplace, pois nem todos os vendedores possuem uma boa reputação. Nesse caso, basta conferir o perfil do vendedor, se ele possui reclamações, se possui boas avaliações dos consumidores, entre outros dados desse tipo.
Outra forma interessante de saber se determinado lojista é confiável é pesquisando na internet em sites como o Reclame Aqui. Quanto mais informações você tiver sobre o lojista, mais garantida será sua compra. Em todo caso, tomando os devidos cuidados, é confiável comprar no marketplace assim como nas demais lojas online.