A principal diferença entre importação e exportação é que a importação se refere à compra de bens ou serviços de qualquer outro país para o país de origem, enquanto a exportação se refere à venda de bens ou serviços do país de origem para outro país do mundo.
Importação e exportação são termos comumente ouvidos no comércio internacional e são atividades realizadas por todos os países do mundo. Como nenhum país do mundo é autossuficiente, todos os países importam e exportam.
O que é importação?
Importar significa receber itens ou serviços de outro país para a sua base financeira. Basicamente, importar é comprar produtos e serviços de outros países. Afeta diretamente a situação econômica do país receptor. Muitos países importam o petróleo bruto e o combustível dos países do Oriente Médio que são ricos nessa matéria prima. Portanto, os países importadores têm que gastar grande parte de sua renda nacional para importar esses recursos necessários para seus países.
É o esforço de todos os países do mundo para alcançar a paridade em suas exportações e importações. Mas, na realidade, nunca é assim e é aí que entra o balanço de pagamentos. Em uma situação ideal, onde as exportações equivalem às importações, um país pode utilizar o dinheiro ganho com as exportações para importar bens e serviços de que necessita. Hoje, há tanta interdependência no mundo que empresas e nações preferem importar itens que não podem fabricar ou que se revelam mais caros se tentarem produzir sozinhas.
Portanto, deve haver um equilíbrio entre as importações e exportações de um país. Se um país importa mais e exporta menos, isso significa que há um desequilíbrio na compra e venda de recursos daquele país e pode levar a graves flutuações econômicas.
O que é Exportação?
Exportar significa enviar itens ou serviços de um país para o país de origem em uma base financeira. Se um país é rico em um determinado minério porque possui reservas naturais desse minério na forma de minas, o país pode exportar esse minério para outros países do mundo. Isso é particularmente verdadeiro para os países produtores e exportadores de petróleo bruto. No entanto, todos esses países dependem de outros países para muitos outros produtos e serviços, razão pela qual eles precisam importar esses itens de outros países do mundo.
As exportações rendem dinheiro para um país, enquanto as importações significam despesas. Por exemplo, a Índia é um país que possui uma grande quantidade de mão de obra qualificada no setor de TI. Essa mão de obra exporta seus serviços para empresas que fazem negócios em outros países, ganhando assim moeda estrangeira para a Índia. Por outro lado, a Índia depende de petróleo e armas de outros países e precisa importá-los para suas necessidades de energia, bem como para seu exército. Ele pode gastar a moeda estrangeira que ganha com as exportações para importar bens e serviços nos quais é deficiente. Este é o conceito básico por trás das exportações e importações.
Na verdade, existem empresas que se especializam em exportação e importação e podem providenciar mercadorias para qualquer empresa de um país estrangeiro em um curto espaço de tempo, pois tem uma rede de contatos bem desenvolvida. Da mesma forma, as grandes empresas na China exportam produtos em grandes quantidades, tornando a China o principal país exportador do mundo.
Qual é a diferença entre importação e exportação?
Importação e Exportação são atividades significativas no comércio internacional. Importar significa basicamente comprar bens e serviços de outros países para atender à demanda de bens ou serviços que estão ausentes ou em escassez no país de origem.
Pelo contrário, Exportar significa vender bens e serviços do país de origem para outros países, de modo que sua presença global e seu mercado global aumentem e novas demandas por seus produtos e serviços domésticos floresçam da mesma forma.
Resumo – Importar vs Exportar
Tanto a importação quanto a exportação são essenciais para o desenvolvimento de qualquer país, pois nenhuma nação é autossuficiente. A diferença entre importação e exportação é que a importação significa comprar bens ou serviços de um país diferente para o país de origem, enquanto a exportação significa vender bens ou serviços do país de origem para outro país do mundo. Portanto, deve haver um equilíbrio adequado entre as importações e exportações de um país, uma vez que o problema surge quando as importações são muito altas, enquanto as exportações são muito baixas, levando a um sério balanço de pagamentos em um país.
Outras informações sobre o assunto também neste link.