Um dos pesadelos com a chegada do verão, sem dúvida, diz respeito à conservação dos alimentos, e isso porque conforme as temperaturas sobem, a cozinha tende a ficar mais quente e a geladeira a gelar menos.
Mas, o que fazer, então? Como conseguir conservar os alimentos sempre frescos no verão e, claro, saudáveis?
Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas de como conservar os alimentos no verão, garantindo a segurança alimentar! Confira!
Afinal, como conservar alimentos no verão?
Primeiramente, a melhor dica para garantir alimentos frescos no verão é optar por aqueles da estação.
Outro detalhe a considerar são os níveis de umidade de sua cozinha. Muita gente não faz ideia, mas bactérias e fungos adoram ambientes úmidos. E, no caso dos alimentos, eles podem estragar não apenas porque sua cozinha está muito quente, mas por estar também úmida.
Vale saber que, não é para menos, que essa época registra a maior proliferação de bactérias.
Por isso, vale prestar atenção nessas dicas para armazenar sua comida com higiene e sem risco de contaminação.
1. Limpe sua geladeira
Antes de guardar os alimentos na geladeira, é fundamental não esquecer de dar uma geral, para eliminar as bactérias que podem estar vivendo em seu eletrodoméstico, evitando contaminação cruzada, através de utensílios, superfícies e potes, por exemplo.
Para limpar a geladeira, use um pano úmido e um produto de limpeza que você tem preferência.
2. Higienize frutas, verduras e legumes
Antes de guardar frutas, verduras e legumes, procure lavá-los antes, deixando-os livres de bactérias e outros microrganismos que potencializam o processo de deterioração, aumentando o risco de infecções.
E para garantir maior durabilidade das frutas, verduras e legumes, procure secá-los bem antes de guardá-los.
3. Mantenha os alimentos na geladeira
É preciso ter em mente que os microorganismos estão por toda parte e nas altas temperaturas eles encontram o clima ideal para se proliferar, principalmente, nos alimentos.
Assim, basta um simples descuido para que carnes, laticínios, frutas e verduras se tornem fontes de bactérias que podem causar diferentes problemas de saúde.
Embora nenhum alimento esteja livre de contaminação em altas temperaturas, porém, os que mais sofrem com o calor são ovos, leite e carne, que se expostos por um certo tempo, podem contrair a salmonela.
E atenção, frutas, verduras e legumes devem ser mantidos sob refrigeração constante por, no máximo, três dias.
4. Diminua a temperatura da geladeira
Em regiões quentes o ano inteiro, é importante estar sempre refrigerando os alimentos, de preferência, reduzindo a temperatura da geladeira.
Lembrando que nem sempre a temperatura normal da geladeira é suficiente para os dias muito quentes, por isso, a recomendação é programar para 5ºC na geladeira e -18ºC para o freezer, só tomando cuidado para não exagerar e acabar diminuindo demais a temperatura, congelando os alimentos.
5. Separe os alimentos
É muito importante guardar os alimentos sempre separados uns dos outros, justamente, para evitar possíveis contaminações e retardar o apodrecimento.
Uma dica é guardá-los em sacos plásticos, potes ou embrulhados em papéis como manteiga, filme ou alumínio.
Já, no caso das carnes, a dica é congelá-las em porções individuais. Se estiverem cozidas, elas só devem permanecer no congelador no máximo, por três dias.
Os ovos precisam também ser mantidos na geladeira e, antes do uso, serem higienizados.
6. Congele os alimentos
Para garantir a conservação de alguns alimentos no verão, não basta mantê-los na geladeira, é preciso congelar alguns deles, para preservar a qualidade e o sabor.
Porém, certos alimentos precisam passar por alguns processos antes de serem congelados, como no caso de alguns vegetais. Por isso, é importante, antes de congelar os alimentos, pesquisar sobre o assunto e as formas corretas de fazer isso.
Já, no caso de carnes, feijão e arroz já prontos, o correto é esperar a comida esfriar primeiro, depois, transferir cada uma para a sua devida embalagem, fechar bem e levar ao congelador ou freezer.