A cor verde é pensada para trazer equilíbrio e harmonia ao seu entorno, por isso não é de se admirar que seja uma das escolhas favoritas no design de interiores.
Além do que a psicologia diz, sua conexão com o ar livre e especialmente a primavera e o verão torna uma ótima cor para emparelhar com as outras, afinal cada flor, não importa a cor, tem uma haste verde.
Isso significa que mesmo em um esquema verde monocromático, um pop de qualquer outra cor não vai parecer fora do lugar e esse é o tipo de design de interiores que não sai de moda. Por isso, continue lendo as 7 maneiras de criá-lo.
Decoração de interior cor verde: Dica 1. apenas uma parede
Ao infundir seu interior com a cor verde, a maneira mais fácil de fazê-lo é com a tinta e enquanto a coisa mais segura a fazer é pintar uma parede de sotaque.
Outra maneira de trazer uma parede de sotaque verde para seu ambiente é comprar um móvel em um tom de verde que você gosta combinando os tons de verde.
Uma ideia divertida é pegar vários tons de verde e trabalhar todos na sua parede para criar estética de veludo. É fácil de fazer – tudo o que você precisa é de alguns trapos de algodão agrupados em sua mão para mover a tinta molhada ao redor.
Se você ama a ideia de um esquema verde monocromático, então colocar camadas em diferentes materiais e em diferentes tons de verde adicionará interesse visual e visceral.
Decoração de interior cor verde: Dica 2. adicione a cor nos detalhes
Se você ama a cor verde, mas prefere uma paleta neutra em suas paredes, existem tantas outras maneiras de injetá-la na sua decoração. Ao usar a cor em detalhes considere usar toda uma variedade de tons do escuro à luz.
Assim como com uma parede de sotaque, você pode alcançar um ponto focal criando uma vinheta de móveis verdes ou uma colagem de arte verde na parede, ou ambos.
Ao escolher seus detalhes não se esqueça do teto. Use lustres vintage, pois suas tonalidades de aço revestidas em pó levam o drama verde para a parte vertical do seu ambiente.
Decoração de interior cor verde: Dica 3. nas cortinas
Cortinas é outra maneira de levar o verde para cima. Confira essas salas de jantar dramáticas para obter ideias elegantes.
Se você tem alguns itens verdes que não criam a quantidade certa de drama, um tapete pode adicionar essa explosão extra de cor, mas considere usar um tapete com uma pátina envelhecida para não chamar toda a atenção do resto da sua decoração interior.
Decoração de interior cor verde: Dica 4. papel de parede verde
Às vezes o melhor lugar para colocar uma cor é no teto e se você quer que essa cor faça parte de um padrão, a tinta pode não ser a melhor opção, mas também não é azulejo. É aí que entra o papel de parede verde.
O papel de parede verde na decoração é muito prático e fácil na hora da reforma, com ele a sujeira é reduzida em comparação a pintura, e ainda, se futuramente quiser trocar é só tirar e colocar outro papel de parede verde que te agrade mais.
Além disso, colocar papel de parede te dá mais liberdade de escolha, pois existem diferentes tipos de papel de parede verde no mercado.
Assim é possível combinar melhor os tons da sua decoração, pois há uma extensa variedade de colorações verdes no papel de parede, como, papel de parede verde musgo, papel de parede verde folha, papel de parede verde azulado, papel de parede verde envelhecido, papel de parede verde brilhante, entre outros.
O papel de parede verde vai trazer para o seu ambiente um ar natural. Já que a cor verde nos remete a natureza seu ambiente ficará leve e harmônico. Só tenha cuidado com qual estilo de papel de parede verde você vai colocar, pois, se no papel de parede verde tiver desenhos (como o papel de parede floral verde ou o papel de parede hexagonal verde), brilhos ou uma textura diferente (como o papel de parede rústico) não ouse na decoração se não o ambiente ficará muito carregado. Agora, se sua escolha for um papel de parede verde liso você poderá brincar mais com as suas composições.
Portanto, na hora de escolher o papel de parede verde ideal para a sua casa faça uma longa pesquisa. Na internet você encontrará uma variedade enorme de papel de parede verde, alinhe com qual proposta você quer para o ambiente e já se organize para colocar o seu papel de parede verde preferido no seu aconchego.
Decoração de interior cor verde: Dica 5. detalhe dos azulejos
Os azulejos vêm quase da mesma variedade de cores que a tinta, mas também entram ou podem ser usados em padrões, então quando se considera um tema verde para sua casa vá além do seu tom favorito e pense padrão também.
O padrão pode ser criado com telhas mesmo quando se usa uma cor verde sólida, é tudo sobre as linhas de rejunte.
As telhas também oferecem a oportunidade de brincar com tons nebulosos, algo que é difícil de conseguir com outros materiais.
Decoração de interior cor verde: Dica 6. colagem de fotos
Há tantas maneiras de adicionar a cor verde à sua casa e uma delas também permite que você apresente memórias boas.
As fotos são sempre uma ótima maneira de animar uma parede, seja pendurada perfeitamente em um arranjo geométrico ou em camadas em uma estética de colagem.
Embora você possa pensar que é difícil criar um storyboard de fotos em verde, não é diferente de criar um agrupamento de imagens de sépia ou preto e branco, qualquer impressora de cores ou estúdio de fotos pode dar às suas fotos ou imagens uma tonalidade verde então vá em frente e divirta-se criando uma exibição de fotos verde.
Decoração de interior cor verde: Dica 7. naturalmente
Uma maneira natural de adicionar verde ao seu design de interiores é tendo plantas espalhadas ou agrupadas em sua casa, geralmente perto de uma janela em um formato muito tradicional ou em um plantio vertical mais moderno.
As plantas na decoração ajudam a diminuir o estresse. Por que não pensa fora da caixa e vai ainda mais alto e suspende suas plantas do teto? Assim seu design de interior ficara muito mais feliz.
Leia também: Tinta, massinha, sujeira e muita alegria para crianças