Hoje em dia, muita gente se pergunta: “como saber se estou em um relacionamento tóxico?” E a verdade é que, infelizmente, esse é um problema mais comum do que se pensa.
É normal do ser humano se relacionar com outras pessoas, mas é preciso avaliar se é uma relação saudável.
No entanto, ainda que seja fácil identificar esse problema em outros relacionamentos, nem sempre isso acontece quando o problema acontece com nós mesmos.
Por isso, é normal se perguntar: “como saber se estou em um relacionamento tóxico?” E, hoje, iremos falar um pouco mais sobre isso.
O que é um relacionamento tóxico?
Em suma, a relação tóxica é todo e qualquer relacionamento entre pessoas que não se apoiam de forma mútua, onde há conflito e quando ambos tentam minar o outro.
Ou seja, é quando há competição e desrespeito. É claro que nenhum relacionamento é perfeito. Todos passam por algum problema.
No entanto, em um relacionamento saudável as duas pessoas procuram sempre melhorar para conviverem bem.
Já nas relações tóxicas, pode ocorrer de os momentos negativos serem superiores aos positivos. Por consequência, gera problemas à saúde emocional, mental e às vezes física de uma ou ambas pessoas.
Inclusive, não é raro encontrar pessoas que precisam de um psicólogo devido a um relacionamento conturbado.
Fora isso, também é interessante destacar que pessoas tóxicas existem em qualquer contexto, não precisam ser necessariamente românticos.
Como identificar um relacionamento tóxico?
As pessoas podem dar alguns sinais durante o relacionamento de que são tóxicas, e saber identificar isso é uma forma de cuidar de si mesmo.
Então, se você vem se perguntando: “como saber se estou em um relacionamento tóxico?”, alguns dos sinais são os seguintes:
1. Falta de apoio
O que se espera de todo relacionamento saudável, em qualquer âmbito da nossa vida, é que outro lhe apoie em suas decisões, sonhos etc.
Mas, se a pessoa que está próxima de você, não lhe estimula a buscar os seus sonhos, e ainda faz com que se sinta desanimado e querendo desistir, é um sinal forte de relacionamento tóxico.
2. Comunicação tóxica
Dentro de um relacionamento tóxico, a pessoa costuma tratar com hostilidade, sarcasmo e criticismo, ao contrário do que deveria ser a relação a dois.
Inclusive, diversas vezes pode acontecer de você preferir ficar em silêncio do que tentar dialogar, a fim de evitar esse tipo de comportamento.
3. Ciúmes em excesso
O ciúme é um sentimento comum dentro de um relacionamento, mas é muito importante ficar atento ao grau desse sentimento.
Ciúme excessivo também é um indício de relacionamento tóxico, uma vez que o ciúme pode indicar falta de confiança.
E, se o seu parceiro ou parceira não confia em você, pode ocasionar na necessidade de controlar a outra pessoa.
4. Controle
Ciúmes e controle andam juntos, sendo que ambos também são indícios de que se trata de um relacionamento tóxico.
Então, caso seu parceiro pergunte o tempo todo onde você está, com quem está ou o que está fazendo, tome cuidado.
5. Falta de honestidade
A psicologia aplicada ainda diz que a falta de honestidade é outro indício de relacionamento tóxico, onde uma das partes não é honesto por querer evitar passar algum tempo com seu parceiro.
Isso pode ocorrer porque sabe que, ainda que de maneira inconsciente, o tempo que passa com seu parceiro não é algo agradável.
Além disso, a falta de honestidade pode ocorrer se o seu parceiro procura controlar tudo o que você faz. Então, você prefere não falar o que está fazendo ou com quem está, pois sabe que pode levar a uma briga desnecessária.
No entanto, a falta de honestidade pode vir da pessoa tóxica, onde o comportamento se dá por uma razão simples: tirar vantagem na relação.