Se você tem quer saber como abrir uma empresa de reformas, esse conteúdo é pra você. Hoje vamos compartilhar diversas informações que podem te ajudar nesse processo.
Como abrir uma empresa de reformas
Um dos mercados mais promissores atualmente, é o mercado de construções. Por isso, investir em uma empresa de reformas tem grandes chances de dar certo.
1. Conheça o campo de atuação
Primeiramente, você deve procurar fazer pesquisas sobre o campo de atuação que você deseja entrar. Como já adiantamos aqui, a construção civil é um mercado promissor, todavia isso não quer dizer que você não precise saber mais sobre a área. Por isso, tenha em mente um conceito básico para sua empresa e sobre a principal área que você deseja trabalhar. Feito isso, você estará preparado para os próximos passos.
2. Conheça seu público
Depois de saber a sua principal área de atuação, você deve saber quem é seu público. Visto que mesmo na construção civil, o público é bastante variado. Você pode atuar na construção de casas, prédios, escolas, setor público etc. Então, escolha qual área você pretende atuar e volte para seu principal público. Dessa maneira, todas as suas ações, desde compra de mercadoria até propagandas, serão voltadas para essas pessoas.
3. Local para sua empresa
Do mesmo modo, sua empresa precisará de um local para se instalar. Ter um local para receber e negociar com seu cliente é de extrema importância também. Além disso, o local servirá de apoio para seu negócio, visto que você pode utilizar o espaço para guardar ferramentas e materiais de trabalho, marcar reuniões etc. Ademais, ter um local físico também te faz um ponto de referência, isso serve como uma propaganda também. Pois assim que alguém precisar de materiais de construção, se lembrará da sua empresa.
Todavia, o espaço não precisa ser muito grande nem luxuoso, ele pode ser simples e útil. Você pode ter um espaço com um escritório para negociar com seu cliente, um banheiro e um depósito para os materiais de construção. Além disso, não se preocupe em ter um local muito bem localizado, no centro da cidade, não há necessidade. Geralmente, as lojas de materiais de construção são abastadas da cidade. Alguns clientes poderão preferir uma visita, ou uma negociação online, isso é comum e pode ocorrer com frequência.
Serviços oferecidos
Determine quais produtos você irá oferecer na sua empresa. Existem diversas opções como, cimento, pintura, gesso, telhas e até torneiras.
Mão de obra
Você precisará de funcionários que formem uma mão de obra qualificada. Isso é importante para te dar maior credibilidade. De início, você pode ter alguns arquitetos e construtores. Ao escolher os seus funcionários, você deve pensar qual é o seu objetivo para a empresa. A qualidade profissional dos funcionários é ideal, por isso, você também pode oferecer cursos de capacitação.
Equipamentos
Inicialmente, você deve investir nos equipamentos primordiais para sua empresa de construção. Os equipamentos para serviço de limpeza são: aspiradores de pó e líquidos, enceradeira, máquina hidrojato, vassouras, baldes, escadas, esponjas, panos, todos e esfregões. Além disso, você precisará também de um carrinho funcional para carregar os materiais.
Equipamentos para serviço de reparo:
Os principais equipamentos para serviço de reparo são: martelo, chave de fenda e chave Phillips, chave para tubulações, chave de parafuso, pincéis, serra manual e serrote, furadeira e brocas. Você precisará também de alicates, marreta, plumo, nível, trena, escada e extensão elétrica.
Investimento:
O investimento pode variar de acordo com o quanto você pode empreender. Uma empresa de serviço de reparos de pequeno porte, localizado em uma área de 50 m2 necessita de cerca de R$ 50 mil de investimento. Além disso, com esse valor você pode contratar atendentes e comprar um carro para trabalho. Isso tudo inclui os equipamentos e produtos para reparos e limpezas. Todavia, você pode encontrar materiais de construção com um valor mais barato na Black Friday.
Custos
É necessário calcular os principais gastos e despesas da empresa. Como o aluguel e IPTU, água, luz, internet e telefone, despesas de armazenamento e transporte de materiais, produtos básicos para os funcionários da empresa, investimentos em divulgação e propaganda, contabilidade e manutenção.
Vale a pena investir em uma empresa de reformas?
Se você se interessa pela área e se investir em uma empresa de reformas é um sonho para você, vale a pena sim. Você pode buscar cada vez mais conhecimento para melhorar e ampliar seu negócio. Ou seja, você não precisa esperar uma capacitação completa, desde que você tenha força de vontade e bastante foco, é possível que dê certo.
Ademais, a construção civil é um mercado bastante promissor, visto que há sempre empresas e civis construindo. Dito isso, você pode investir em uma empresa de reformas sem medo. Desde que como já dito, haja preparo e cautela.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje, e que ele tenha te ajudado de alguma forma. Desejamos sucesso para você. Até a próxima!