Se você já passou pela situação de esgoto entupido, sabe que o transtorno é grande, e sem falar naquele cheiro desagradável espalhado no ambiente.
No entanto, é importante saber que é indispensável que a rede de esgoto esteja funcionando perfeitamente, pois é isso que evita a proliferação de doenças e danos ao meio ambiente.
Na verdade, o melhor mesmo seria adotar medidas para que esse tipo de problema não ocorra, porém, às vezes é inevitável.
Para te ajudar a manter bem longe os entupimentos na rede de esgoto da sua casa, confira algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia, assim como aprender um pouco mais sobre o que é rede de esgoto, as principais causas de entupimento…
Rede de esgoto: o que é?
Antes de te dar as dicas para evitar entupimento de esgoto, vale a pena entender um pouco sobre o que é rede de esgoto.
Então, a rede de esgoto consiste em um conjunto de encanamentos e tubulações com o papel de coletar os dejetos de um ambiente e direcioná-los para a rede de esgoto principal, e em seguida, para as estações de tratamento.
A primeira parte do processo é a coleta de efluentes provenientes de pias de banheiro, vasos sanitários, chuveiros, etc. Depois, são direcionados para a caixa de coleta principal, e em sequência, para a rede de esgoto da rua.
Já a rede de esgoto da rua, ou seja, a rede principal, tem a função de transportar esses dejetos para estações de tratamento, que é onde a água recebe tratamento para retornar à natureza.
Vale apenas lembrar que no caso das pias de cozinha, antes de chegar na rede de esgoto principal, os resíduos são coletados pela caixa de gordura.
Entretanto, nessas tubulações por onde passa o esgoto, pode haver entupimentos, e para que o problema não fique pior, é necessário solicitar a visita de uma desentupidora em Osasco.
Quais as causas de entupimento de esgoto?
Agora que você já entendeu como se dá o processo, saiba que o sistema de esgoto pode entupir por diversos fatores, sendo os dejetos jogados na tubulação os principais causadores de obstruções.
Confira, a seguir, outras causas de entupimento de esgoto:
- Gordura e óleo lançados no ralo da pia;
- Restos de alimentos que caem na pia;
- Objetos que caem no vaso sanitário;
- Excesso de cabelo no ralo da pia e do chuveiro do banheiro;
- Raízes e folhas em ralos de varandas e jardins.
A questão é que se não for tomado o devido cuidado, a tendência é o acúmulo de todos esses resíduos, e chega um momento em que as tubulações do esgoto ficam totalmente obstruídas.
Por isso que é comum em épocas de muitas chuvas o transbordamento de vias públicas, simplesmente em razão do descarte inadequado de plástico, embalagens…
Vale ressaltar aqui que as linhas de esgoto são afetadas pelas raízes de árvores que adentram na tubulação, causando assim o escoamento da água.
Quais os sinais de esgoto entupido?
Na maioria das vezes, a falta de conhecimento sobre entupimento de esgoto faz com que as pessoas demorem a chamar uma desentupidora de esgoto.
Então, se esse também é o seu caso, veja quais os sinais de esgoto entupido:
- Barulhos nos ralos, com a sensação de borbulhas;
- Escoamento lento da água;
- Transbordamento;
- Água parada;
- Mau cheiro que sobe pelo ralo.
É comum também ouvir barulhos em outros canos. Por exemplo, o entupimento do esgoto ser na pia do banheiro, e você escutar um barulho no ralo do banheiro.
Como evitar o entupimento de esgoto?
A grande dica aqui é agir preventivamente, pois complicações mais graves podem ser perfeitamente evitadas se você tomar cuidados super simples.
Confira algumas dicas para evitar o entupimento de esgoto:
- Descartar restos de alimentos no lixo e não na pia da cozinha;
- Óleo e gordura devem ser descartados em garrafas pet ou outros recipientes recicláveis;
- Se possível, separe o lixo por categoria: caixas de papelão, vidros, plásticos, lixo orgânico;
- Não jogar papel higiênico nem qualquer outro objeto em vasos sanitários;
- Com a ajuda de um arame, retire o cabelo do ralo da pia do banheiro e chuveiro;
- Nunca use produtos abrasivos porque podem corroer a tubulação, além do risco para a saúde.
No entanto, existem casos que mesmo tomando todos esses cuidados, o esgoto ainda entope, e a melhor solução é solicitar a visita de uma empresa desentupidora em São Paulo.
São empresas especializadas que além de contar com profissionais habilitados, possuem equipamentos apropriados para desentupir esgoto.
O que faz a desentupidora de esgoto?
Na primeira visita, os profissionais avaliam a origem do entupimento, assim como a sua extensão, para definir qual método utilizar.
Hoje em dia, o método mais utilizado é o de hidrojateamento, que consiste em uma bomba a vácuo com água de alta pressão, que tem a capacidade de desobstruir qualquer tipo de entupimento.
Ou seja, a força da água é tão forte que remove qualquer obstrução no encanamento.
A empresa também possui caminhões equipados com esse sistema, que inclusive são usados pela hidrojateamento em São Paulo no caso de obstrução e limpeza de fossas sépticas.
A maior vantagem do hidrojateamento é que não apenas remove a sujidade, mas também a desintegra e higieniza toda a tubulação.
Porém, normalmente, antes da empresa decidir pelo hidrojateamento, os profissionais inspecionam o estado dos canos para verificar se não estão furados ou rachados.
Outro método utilizado é um equipamento que contém hastes metálicas flexíveis, com uma garra na extremidade, com a finalidade de capturar o objeto que está causando o entupimento.
Seja qual for o método utilizado, os técnicos da empresa tentam preservar ao máximo a estrutura dos encanamentos, causando o mínimo possível de avaria.
Considerações finais
Agora que você já entendeu como evitar o entupimento de esgoto, as principais causas e o que faz uma empresa desentupidora, lembre-se que simples cuidados no seu dia podem fazer toda diferença.
Por isso, converse com a sua família sobre o que devem fazer e explique por que é tão importante manter o bom funcionamento da rede de esgoto, por exemplo, evita a proliferação de doenças e protege o meio ambiente!
Leia também: Como descobrir o PIN do celular – Desbloqueio de tela e chip!