Usamos nossas mãos para atividades de cozinhar, escovar os dentes, jardinagem e escrever uma lista de compras. Portanto, quando nossas mãos, pulsos ou dedos doem, essa dor pode interferir em muito do que fazemos.
Este tipo de desconforto também pode ocorrer com maior probabilidade com a idade: a Arthritis Foundation estima que cerca de metade das mulheres e um quarto dos homens sentirão dor nas mãos por causa da osteoartrite – quando a cartilagem protetora entre os ossos se desgasta – aos 85 anos. Mas existem maneiras de aliviar a dor.
3 razões pelas quais sua mão dói
Dor e rigidez nas mãos são típicas da osteoartrite. A base do polegar é um dos locais mais comuns em todo o corpo para desenvolver osteoartrite.
Pessoas com osteoartrite das mãos, especialmente na base do polegar, muitas vezes experimentam dores dolorosas que pioram com tarefas que exigem apertar e agarrar – por exemplo, girar a chave de um carro ou apertar a tampa de um frasco.
Outro culpado pode ser o dedo no gatilho, quando um dos tendões em forma de cordão que permitem que seus dedos se dobrem e se endireite fica inflamado. Esta condição causa uma sensação dolorosa de travamento ou travamento ao dobrar e esticar o dedo.
Dormência, dor ou formigamento na mão, punho ou braço também podem ser causados pela síndrome do túnel do carpo – quando um dos principais nervos que conduzem à mão fica comprimido ao passar pelo punho. Idade avançada e condições como diabetes e artrite reumatóide podem aumentar o risco de túnel do carpo.
Tratando em casa
Medicamentos antiinflamatórios não esteróides de venda livre, incluindo ibuprofeno (Motrin) e naproxeno (Aleve), podem ajudar a aliviar o inchaço e a inflamação nas articulações causados pela osteoartrite, mas eles não reverterão dano articular.
Uma compressa quente ou fria pode aliviar a dor, mas descobrir qual funciona melhor pode exigir algumas tentativas e erros. O calor pode ser útil para articulações rígidas antes de uma atividade porque ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para a área, e o frio pode reduzir a dor e o inchaço após o uso.
Para dor no polegar causada por osteoartrite, você pode querer modificar itens usados com frequência, como canetas e escovas de dente, para que você não precise exercer tanta força ao segurar, por exemplo, tente enrolar fita ao redor do caneta para que, quando você a segure, fique maior e não doa tanto.
Uma simples tala de drogaria, usada ocasionalmente à noite, pode ajudar os sintomas do dedo em gatilho; uma tala de pulso pode aliviar os sintomas do túnel do carpo. A imobilização ajuda a manter o pulso reto à noite.
Exercícios para experimentar
Para ajudar a prevenir e combater a rigidez e a dor, seja qual for a causa, recomenda-se fazer esses cinco exercícios (10 repetições de cada, duas vezes ao dia). Seu médico pode recomendar outros exercícios para condições específicas.
Exercício 1: Com os pulsos e os dedos retos, faça uma “mesa” com os dedos. Dobre os nós dos dedos. Segure brevemente e endireite.
Exercício 2: feche o punho e endireite os dedos.
Exercício 3: Faça um “O” tocando o polegar com a ponta dos dedos, um de cada vez.
Exercício 4: Com uma das mãos apoiada em uma superfície plana com a palma para baixo, afaste bem os dedos e junte-os novamente.
Exercício 5: Comece como faria com o nº 4, depois levante e abaixe cada dedo, um de cada vez.
Quando ver o médico
Você precisa procurar um médico das mãos se os sintomas incômodos persistirem, pode ser hora de consultar um cirurgião ortopédico de mão. Esses médicos são especialistas em dor nas mãos e, embora o título implique em cirurgia, a maioria dos casos não requer tratamento cirúrgico, acrescenta ela.
Os tratamentos variam dependendo da causa e da gravidade da dor. As injeções de corticosteróides podem reduzir o desconforto e a inflamação causados pela osteoartrite ou dedo em gatilho. Algumas pessoas encontram pouco alívio, enquanto outras experimentam um alívio completo dos sintomas por um ano ou mais.
Medicamentos antiinflamatórios tópicos prescritos às vezes também podem ajudar. A cirurgia pode ser uma opção quando outros tratamentos falham – ou para o túnel do carpo – para prevenir a perda permanente da sensação.