Ainda que muitos já saibam, não podemos deixar de lembrar que Santa Catarina possui uma costa deslumbrante. Inclusive, já faz um tempo que turistas de todo o Brasil e do mundo visitam o litoral de um dos estados mais interessantes do país. A capital Florianópolis é um dos destinos mais conhecidos, mas, de ponta a ponta as praias catarinenses surpreendem e tiram o fôlego de seus visitantes. Portanto, para te ajudar a elaborar um bom roteiro, no post de hoje vamos mostrar 6 praias de Santa Catarina que você precisa conhecer ou visitar novamente.
1. Praia Brava, Itajaí
Essa é a mais famosa e movimentada praia de Itajaí, sendo que mesmo com o antigo acesso (que era mais difícil) a praia já recebia muitos turistas em busca de diversão. Após as melhorias, hoje em dia é muito mais fácil chegar à Praia Brava, além de contar com infraestrutura completa para receber turistas e novos moradores em busca de um imóvel junto à imobiliária em Itajaí.
Um de seus grandes encantos são as belezas naturais e natureza preservada, com morros cobertos por Mata Atlântica que compõe a paisagem. Além disso, suas águas são claras e refrescantes, sendo uma praia muito frequentada por surfistas. No entanto, para quem deseja relaxar, ela oferece total conforto.
2. Praia Retiro dos Padres, Bombinhas
Dentre as diversas praias de Bombinhas, a Praia Retiro dos Padres é uma das mais procuradas pelos turistas. A paisagem é um conjunto de águas transparentes, pedras a beira-mar, muita sombra de árvores e imensidão de verde no entorno. Ela ainda conta com bons serviços e estrutura, como restaurantes, estacionamento e pousadas próximas. Com pouco menos de 300 metros de extensão, ela é a maior da chamada Ponta da Sepultura, que abrange também as praias da Sepultura e Lagoinha. O acesso é bem fácil e por carro, mas o ideal é chegar bem cedo para garantir seu lugar no estacionamento.
3. Praia do Silveira, Garopaba
Conhecida por sediar torneios nacionais e internacionais de surf, essa praia é famosa pelo visual e natureza bem preservada. Além disso, as águas cristalinas e entorno verde com vegetação rasteira e costões faz com que ela seja uma das mais bonitas da região.
O mar é bem forte e por isso, para quem prefere águas mais tranquilas pode não ser o passeio mais indicado. Além disso, a estrutura é mais limitada, contando apenas com alguns vendedores de petiscos e bebidas. No entanto, para quem quer aproveitar uma praia paradisíaca e preservada, basta fazer alguns lanchinhos e levar na bolsa. O acesso é por uma estrada de terra e deve ser feito de carro.
4. Praia do Matadeiro, Florianópolis
Se você deseja ter maior tranquilidade e contato com a natureza, essa é a praia ideal. Ela se destaca pela preservação e ausência de barulho, carros e badalação. Inclusive, existem apenas alguns bares que servem petiscos e bebidas. Portanto, se pretende passar o dia inteiro, é interessante levar lanches naturais e frutas para manter a hidratação.
A Praia do Matadeiro também é muito procurada por surfistas pelo mar agitado, enquanto outras pessoas optam para relaxar enquanto pescam no costão. Além disso, a praia ainda tem uma trilha que vai até a Praia de Lagoinha do Leste, uma das mais preservadas de Florianópolis.
O acesso à Praia do Matadeiro é feito apenas a pé saindo da Praia da Armação por uma trilha leve e tranquila.
5. Praia da Sepultura, Bombinhas
Mais uma de Bombinhas, a Praia da Sepultura aparece frequentemente das listas das melhores praias de Santa Catarina. Com água cristalina, ela é uma excelente opção para quem quer fazer snorkel e caso você não tenha equipamento, é possível alugar, visto que a praia tem boa estrutura e serviços. O acesso pode ser feito de carro até o estacionamento seguindo pela rua principal de Bombinhas até a Rua Garoupas. A partir do estacionamento, você precisa andar aproximadamente 10 minutos. Então, quanto mais cedo chegar, mais próximo você conseguirá estacionar da praia.
6. Praia da Guarda do Embaú, Palhoça
Localizada em um dos pontos mais alternativos e paradisíacos do estado, essa praia conta com uma extensa faixa de areia e águas bem verdinhas. Os principais visitantes são surfistas em busca da onda perfeita e turistas que querem aproveitar a natureza extremamente preservada. A região está localizada ao lado do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, e o acesso é por meio da estrada da pinheira. Para chegar até a praia, é preciso atravessar o Rio da Madre, que pode ser a nado ou em barquinhos disponíveis.
Dica Extra
Durante uma viagem, seja em uma praia ou no centro de São Paulo, sempre tire um tempo para visitar os restaurantes e a adega do estabelecimento. Nada melhor do que um bom vinho depois ir em tantos pontos turísticos.
Portanto, agora que você conhece um pouco mais sobre o litoral catarinense, é hora de criar seu roteiro para conhecer as praias que mais gostou. Lembre-se de ter um bom planejamento e fazer uma pesquisa aprofundada dos locais que deseja conhecer e assim aproveitar ao máximo seus dias de diversão.