Falar em público? Apenas supor sobre falar em público – normalmente definido como uma das maiores (e mais comuns) preocupações – pode fazer suas mãos suarem. Existem muitos métodos para lidar com essa ansiedade e também descobrir como fazer um discurso memorável.
Como se comunicar melhor no local de trabalho, pense exatamente como aplicar esses métodos ao interagir com colegas e gerentes no local de trabalho. Para a terceira e também última parte desta série, estou dando dicas para falar em público que certamente ajudarão a reduzir sua ansiedade, resolver mitos e também aumentar sua eficiência, e dentro de pouco tempo você estará falando como um celebrante de casamento!
Veja 10 dicas para melhorar suas habilidades de como falar em público:
1. A ansiedade é típica. Técnica e preparação!
Todas as pessoas realmente sentem algumas reações físicas, como corações batendo forte e mãos trêmulas. Não associe essas sensações à sensação de que você certamente terá um desempenho ruim ou fará papel de bobo sozinho. Alguns nervos estão excelentes. A emoção da adrenalina que o faz suar adicionalmente o torna mais afiado e pronto para oferecer o seu desempenho ideal.
O melhor meio de superar a ansiedade é preparar, preparar e preparar um pouco mais. Depois de se familiarizar com o material, pratique – muito.
2. Conheça o seu público. Seu discurso tem a ver com eles, não com você.
Antes de começar a elaborar sua mensagem, considere que ela se destina a. Descubra o máximo possível sobre seu público. Isso certamente ajudará você a determinar sua escolha de palavras, grau de informação, padrão de empresa, bem como declaração motivacional.
3. Espere respostas e também se adapte a elas.
Mantenha o foco no público-alvo. Avalie suas respostas, mude sua mensagem e também permaneça flexível. Oferecer um discurso enlatado certamente garantirá que você desviará a atenção ou confundirá também os ouvintes mais dedicados.
4. Organize seu material da maneira mais confiável para obter sua função.
Produza a estrutura do seu discurso. Anote o assunto, o propósito geral, a função de detalhes, a sugestão principal e os resultados finais. Certifique-se de obter o foco do público-alvo nos primeiros 30 segundos.
5. Permita que sua individualidade apareça.
Esteja por conta própria, não se torne uma cabeça falante – em qualquer tipo de interação. Você certamente estabelecerá melhor credibilidade se o seu personagem for entusiasta, e o público confiará no que você precisa dizer se puder vê-lo como um indivíduo real.
6. Não verifique a menos que você precise. Trabalho de uma sinopse.
A revisão de um script ou slide quebra o vínculo interpessoal. Ao manter contato visual com os seus ouvintes, você mantém o foco em si mesmo e também em sua mensagem. Um rápido resumo pode ajudar a refrescar sua memória e também mantê-lo no trabalho.
8. Use o raciocínio, informe histórias, bem como utilize linguagem eficiente.
Injetar uma anedota engraçada em sua apresentação, assim como você certamente irá despertar o interesse do seu público. As pessoas normalmente gostam de um toque pessoal em um discurso. Uma historinha pode dar isso.
9. Use sua voz e mãos corretamente. Deixe de fora os movimentos ansiosos.
A comunicação não verbal transmite a maior parte da mensagem. A entrega excelente não chama a atenção para si mesma, mas, em vez disso, comunica as sugestões do interlocutor de forma clara e sem perturbações.
9. Obtenha atenção no início e também no final dinâmico.
Você gosta de ouvir um discurso que começa com “Hoje vou falar com você sobre tal assunto”? Termine seu discurso com uma recapitulação e uma declaração forte de que seu mercado-alvo certamente se lembrará.
10. Use recursos audiovisuais de forma inteligente.
Muitas coisas podem prejudicar o rapport com seu público, portanto, utilize os recursos audiovisuais com moderação. Eles devem aprimorar ou esclarecer o seu material, ou capturar e manter o interesse do seu público.
A prática leva à perfeição
Uma ótima comunicação nunca é a melhor, assim como ninguém espera que você seja excelente. No entanto, dedicar o tempo necessário para a preparação certamente o ajudará a fazer um discurso muito melhor. Você pode não ter a capacidade de estremecer completamente os nervos, mas pode aprender a reduzi-los com o tempo e com a experiência proporcionada pela prática constante.
Comece gravando seus discursos, com o celular, depois fale para um amigo ou familiar, várias vezes, até se sentir confiante para falar em público, e é assim que você vai melhorando suas capacidades de como falar em público. Veja quais as técnicas mais se encaixam no seu perfil e aplique-as