Aproveite para ter insights criativos e úteis em temas de um bom blog de comércio do exterior.
Mesmo em 2022 compensa criar conteúdo escrito e com imagens, o qual também pode complementar vídeos para plataformas de streamings e YouTube. Isso quer dizer que um site de conteúdos funciona muito bem para quem quer empreender no meio digital e expandir seus horizontes. Por isso, separamos algumas dicas para as pessoas que querem criar materiais para um blog de comércio exterior, já que o assunto está cada vez mais atual diante da expansão das fronteiras do planeta.
1 – Definição
Embora possa parecer algo natural para a pessoa que domina o assunto, muitos empreendedores e cidadãos sentem dificuldade acerca do tema. Sendo assim, aprofundar a definição em um blog de comércio do exterior é fundamental para a criação de conteúdo.
Pelo nome do assunto é fácil entender que o comércio exterior trata sobre a troca de mercadorias, produtos e serviços entre países diferentes. Além disso, sabe-se que a importação se refere ao que entra em um país enquanto a exportação é o que sai do território nacional. O desafio está nos desdobramentos que cada um desses temas é capaz de trazer.
A própria legislação brasileira conta com uma série de normas e regras que precisam ser entendidas em profundidade para que qualquer pessoa que queira dominar o assunto consiga encontrar os conteúdos básicos. Um blog de comércio do exterior pode atender tanto os empreendedores que estão em busca de um novo emprego quanto os consumidores que precisam tirar dúvidas sobre compras feitas fora do país, por exemplo.
2 – Blog de comércio exterior deve esclarecer tributação e burocracia
Uma das partes mais complicadas e cheia de detalhes que precisa ser esclarecida envolve a tributação dos produtos e serviços relativos às relações comerciais internacionais. O tema é amplo e pode render muitas matérias, artigos e conteúdos diversos para um bom blog de comércio exterior.
Dentre as temáticas sugeridas e relacionadas à tributação, destacamos:
- Logística para o trânsito de produtos;
- Métodos de pagamento;
- Conversão das moedas entre países;
- Encargos nacionais;
- Encargos tributários internacionais;
- Regularização fiscal;
- Declaração fiscal;
- Documentação.
A dica para construir textos e materiais multimídias sobre o tema está em buscar uma linguagem simples, já que o assunto envolve termos técnicos e estranhos ao vocabulário popular do Brasil.
3 – Modalidades de investimento e de compra
Ao falar em comércio exterior dentro de um blog de comércio do exterior, o criador do conteúdo pode se debruçar em uma grande lista de modalidades de investimento e de compras que envolvem o tema.
Afinal de contas, o mundo moderno e tecnológico oferece uma gama variada de opções para estabelecer relações comerciais e de serviços com outros países do mundo. Mais do que isso, todos os métodos tradicionais também permanecem ativos e podem ser explorados em seu blog.
Lembre de todas as dúvidas que você já teve a respeito do assunto para ajudar a clarear a mente de milhares de pessoas que apresentam essa dificuldade ainda hoje. Aposte sempre em uma linguagem acessível, imagens, exemplos e materiais gráficos que possam ilustrar tudo o que você quer passar. A qualidade do conteúdo é importante para se destacar no meio digital.