Entenda o que são as carabinas de pressão, para que servem e como são utilizadas. Saiba quais são as melhores carabinas de pressão para cada modalidade de tiro esportivo
Praticantes de tiro esportivo devem acertar alvos fixos ou móveis com precisão. No entanto, cada atirador possui necessidades individuais de acordo com a experiência. Sendo assim, é importante contar com carabinas de pressão que oferecem bom desempenho.
Ao acionar o gatilho das carabinas, que se apresentam com cano largo e é segura, o atirador – iniciante ou experiente – deve sentir firmeza e estabilidade.
Listamos alguns modelos de carabinas de pressão para ajudar na escolha mais adequada ao perfil de cada atirador. Mas antes, vamos falar um pouco sobre o que são e os tipos existentes.
As carabinas de pressão são basicamente utilizadas para caça e prática do tiro esportivo. Se apresentam como armas maiores, mais robustas, de cano longo e com apoio para o braço.
O que são carabinas de pressão?
As carabinas de pressão são diferentes das armas de fogo. As armas de fogo fazem uso de pólvora, já as carabinas usam o ar ou gás comprimido como propulsor da munição – conhecidos como chumbinhos.
Essas armas necessitam do uso das duas mãos para que os disparos sejam eficazes e precisos, além de serem indicadas para grandes distâncias. Modelos de calibre 4,5 mm e 5,5 mm, ar comprimido (PCP), com propulsão a pistão, CO₂ e mola helicoidal são os mais comuns.
A qualidade do tiro é influenciada por diversos fatores, como as características da arma e a reputação do fabricante, por exemplo. Não dá para deixar de lado a experiência do praticante, que precisa levar tudo isso em consideração antes de adquirir uma carabina de pressão.
É interessante que o atirador avalie sua preferência e necessidade. Quer optar por mais precisão ou mais velocidade? Além disso, considerar o alcance do tiro e em que tipo de espaço a prática será realizada.
Entenda mais sobre as carabinas de pressão, diferenças e tipos de modelos disponíveis no mercado.
Modelos de carabinas de pressão
Para escolher uma carabina de pressão, é importante pensar na qualidade e no desempenho do equipamento, além, é claro, do custo-benefício. Mas ainda assim não dá para esquecer que é necessário considerar o objetivo e o perfil do atirador.
Carabinas de pressão de mola pneumática
Modelos com pistão pneumático são conhecidos como gás RAM e Nitro. As carabinas deste perfil possuem um desempenho eficiente por serem estáveis e proporcionarem disparos com mais precisão.
O equipamento possui um cilindro de aço com nitrogênio sob pressão e uma haste que permite o funcionamento do mecanismo. Além disso, deve ser armado a cada tiro e o cano de munição precisa ser aberto para o carregamento.
A uniformidade dos disparos acontece, pois o nitrogênio é um gás inerte, que não sofre variações de temperatura, e fica comprimido dentro do pistão em alta pressão.
Por apresentar baixa vibração e recuo, a luneta é recomendada para quem opta por este modelo de carabina. Dessa forma, não corre o risco de quebra ou regulagem do item.
Carabina de pressão com mola helicoidal
Os modelos de carabina com mola helicoidal apresentam valores mais baixos no mercado, e são bem comuns de serem utilizados.
Aqui, a pressão liberada no momento do engatilhamento aciona a mola espiral. Neste equipamento, o carregamento é de fácil manuseio, com três movimentos: bascular o cano, inserir o chumbinho e fechar.
No entanto, dependendo da situação, caso o movimento seja repetitivo, o atirador pode ficar cansado com mais rapidez.
Um fator negativo desse modelo é que a vibração do cano prejudica a precisão dos disparos, além de perder 50% da potência depois dos 5 mil disparos.
É importante mandar a lubrificação externa e limpeza para ajudar na manutenção, além de não ser recomendado guardar o modelo engatilhado, pois pode reduzir a vida útil da mola.
Carabinas de pressão com ar comprimido (PCP)
Tidas como as mais potentes do mercado, as carabinas de ar comprimido – ou PCP – são utilizadas em competições de tiro esportivo, até mesmo o olímpico. Sua potência acontece por contarem com um tanque interno que armazena ar comprimido. Dessa forma, com um leve toque, o disparo é efetuado sem vibração e de forma precisa.
Este armamento é forte e estável e não precisa ser armado a cada disparo.
O carregamento de ar acontece por bombas manuais ou cilindros pré-carregados por compressor de ar. Ou seja, o usuário precisa ter sempre uma bomba de enchimento PCP por perto, já que o abastecimento precisa ser feito a cada 60 tiros, em média, a depender da arma.
Essas informações serão úteis para escolher a carabina de pressão mais adequada para a sua prática de tiro esportivo.