Embora possa ser uma ramificação literal no mapa da Austrália, uma viagem à Freycinet Tasmânia revela que não há nada de segunda série ou esquecível nisso. Experimentar o clima fresco do estado (o ar mais limpo do mundo, dizem alguns), seu litoral praticamente intocado e destinos gastronômicos prova que a decisão de adotar o slogan do turismo ‘descer para respirar’ foi incrivelmente adequada.
Embora parte da beleza da Tasmânia esteja em seu pequeno tamanho, não se deixe enganar! A Apple Isle da Austrália tem muito a oferecer (além de maçãs). Localizada ao longo da costa leste do estado, a Península Freycinet forma a parede leste de uma massa de terra parecida com uma ferradura, colocando-a em frente ao pequeno município de Swansea.
Estendendo-se de Coles Bay e terminando pouco antes da Ilha Schouten, a península abriga alguns dos pontos mais importantes da Tasmânia – incluindo a incrivelmente pitoresca e muito instagramada Wineglass Bay.
Se você está procurando uma aventura cheia de ação ou algum tempo de inatividade muito necessário, há um remédio que o Freycinet da Tasmânia pode fornecer. De degustações de sommelier de sal e experiências surpreendentes em pubs a acomodações boutique em ilhas particulares e passeios pela vida selvagem, aqui estão 8 razões pelas quais você deve adicionar Freycinet à sua lista de destinos imperdíveis.
Se há algo de sedutor em se hospedar em uma acomodação que requer um aquatáxi para acessar, há algo de absolutamente luxuoso em tal acomodação estar situada em uma ilha particular.
Ao largo da costa oeste de Freycinet fica Ilha de Piquenique. Pequena em tamanho, mas poderosa em caráter, esta massa de terra leva apenas cerca de dois minutos para percorrer o perímetro e é de propriedade de Melbournites Clem e Jane. Enquanto os dois inicialmente usavam o espaço para hospedar acampamentos familiares discretos (mas certamente incrivelmente divertidos), eles decidiram compartilhar seu pequeno pedaço do paraíso com o resto de nós, erguendo uma série de cinco cabanas revestidas de cobre nessa linha a cara da ilha.
Liderados pelo conhecimento de que tinham o dever de proteger a terra, que tem uma rica história indígena e ainda abriga alguns pinguins-fadas muito fofos, Clem e Jane entenderam que sua retirada precisaria ser considerada e humilde. Em um aceno para a história da ilha, um bloco de arenito com picareta deixado pelos condenados há quase 200 anos – uma descoberta fortuita – fica embaixo de uma lareira suspensa na cozinha comunitária e na área de jantar.
Embora tecnicamente não faça parte da Península Freycinet, esta instituição local recém-criada merece uma menção especial. Situado de volta ao redor da costa leste em Little Swanport, Sal Marinho da Tasmânia oferece uma experiência única que tem sido comparada a uma degustação de ‘salt sommelier’.
De propriedade do local Chris e da londrina Alice, a empresa nasceu de um amor e paixão mútuos por boa comida e produtos artesanais. Ao colher um dos recursos naturais mais intocados da Tasmânia, o casal se concentrou fortemente na sustentabilidade ambiental, usando energia solar e térmica para se diferenciar dos concorrentes dominantes do setor.
Oferecendo uma experiência imersiva, os visitantes são convidados a fazer um tour pelas instalações antes de saborear uma deliciosa seleção de pequenas mordidas (muitas feitas pela própria Alice) combinadas com quatro sabores exclusivos de Sal Marinho da Tasmânia.
DESTILARIA DO PORTO DE WAUBS
Após anos de produção, o uísque da Tasmânia desenvolveu um peso real e notoriedade, tendo batido o uísque na Escócia depois que um lote local foi coroado o melhor single malt do mundo.
Embora deva ser intimidante entrar em uma indústria tão aclamada pela crítica, isso não impediu os irmãos Tim e Rob Polmear (ex-chefe de produção da Lark Distillery e Overeem Whiskey Head Distiller), que orgulhosamente produzem uísque de malte marítimo em uma incomparável localização costeira sob o rótulo ‘Destilaria Waubs Harbour‘. Com Tim e Rob tendo imenso orgulho e cuidado no processo, não é surpresa que cada lote se esgote rapidamente após o lançamento. Tenha certeza de reserve em uma degustação privada onde você será levado pelo impressionante canteiro de obras da ex-incubadora de ostras.
Possivelmente um dos primeiros locais que vem à mente quando a palavra ‘Tassie’ é lançada, Wineglass Bay é conhecida por suas águas cristalinas, arredores do parque nacional e – surpresa, surpresa – sua forma de taça de vinho.
Enquanto alguns tipos mais aventureiros podem optar por enfrentar a penínula por conta própria, Experiência da Tasmânia faça uma fabulosa caminhada guiada de 5,5 horas que absorve o melhor fenômeno natural que a região tem a oferecer. Partindo do Freycinet Lodge, a caminhada leva você a alguns dos momentos mais impressionantes do Freycinet National Park, incluindo vistas amplas dos picos escarpados das montanhas de granito rosa, deserto espesso ilimitado e as areias brancas puras e águas em tons de joias de Wineglass Bay and Hazards Beach, de onde você partirá em um aquataxi no final do dia (mas não antes de comer seu almoço de antepasto embalado).
LUGARES PARA VISITAR NA TASMÂNIA
Parando no estacionamento do Waterloo Inn, você seria perdoado por não antecipar nada fora dos tropos usuais de motel / hotel. Uma fachada de tijolos vermelhos, passarelas externas que revestem os vazios entre cada quarto e uma forma clássica de “L” que envolve o betume onde você chega exigem imaginação para ver além.
No entanto, um meandro no canto inferior desses dois edifícios revela um gastro-pub que tanto brinca quanto nega sua localização kitsch.
Painéis em V revestem as paredes, o menu é escrito à mão em uma placa de estilo vintage, Chesterfields chamam para se sentar, cortinas de sanefas cobrem as janelas e os jogos americanos de vinil parecem ter saído direto da mesa de jantar da sua avó.
Inspirado em pubs aconchegantes de épocas passadas, a pousada Waterloo traz o presente principalmente através de sua ética paddock to plate, onde grande parte da comida vem de produtores locais e alguns até mesmo direto dos proprietários Alex e Zac (que também desempenha o papel de chef principal).
LUGARES PARA EXPLORAR
Como qualquer destino de férias vencedor, Freycinet também é a base perfeita para explorar algumas das melhores vinícolas de clima frio da região.
No verdadeiro espírito da Tasmânia, muitos desses vinhedos costeiros são construídos com base em uma celebração da história do local e do entorno natural. Dirigindo mais para o norte ou para o sul, você verá uma trilha de vinho bastante ininterrupta, mas mais perto de Freycinet, você encontrará nomes como canto do diabo situado em um edifício projetado por arquiteto, Craigie Knowe que abraça o melhor dos vinhedos campestres (e aceita cães!), Boomer Creek um estabelecimento familiar com vistas soberbas, e Vale da Primavera uma empresa familiar de quinta geração que celebra suas raízes.
Você seria perdoado se não soubesse que a Austrália tinha sua própria resposta para a aurora boreal. Mas nós temos – e eles podem ser vistos de ninguém menos que nosso estado mais ao sul.
Produzido por um vento solar (da mesma fonte que a contraparte do norte), é mais provável que você tenha um vislumbre desse show de luzes que ocorre naturalmente no inverno. No entanto, vale a pena notar que nossos olhos não são projetados para ver cores à noite – então traga uma câmera e ajuste-a para manual para capturar os tons rosa, roxo e verde em toda a sua glória.
Se há um aspecto do caráter da costa leste da Tasmânia que rivaliza com seus impressionantes locais naturais, seria seus frutos do mar frescos e imaculados. Se estiver vestindo um conjunto de limícolas e pulando na água para descascar e apreciar os apelos de Ostras do Pacífico e Mexilhões Azuis da Tasmânia, adicione Fazenda Marinha Freycinet à sua lista indubitavelmente crescente de destinos.
Fundada em 2005 por Julia e Giles Fisher, a Freycinet Marine Farm tornou-se uma espécie de pedra angular da costa leste e certamente exige um passeio fora de Freycinet durante o dia.
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.