Embalagem adequada, rotulagem e transporte seguro são alguns dos cuidados na movimentação de móveis. Este é um momento de expectativa e emoção.
Mas é sempre bom manter os pés no chão com um bom planejamento e evitar problemas e dores de cabeça durante mudanças residenciais. O motivo disso é porque há muitas caixas, documentos importantes, acessórios e roupas. Bem como objetos de valor, livros, fotografias e principalmente móveis.
Este último é o mais complicado. Porque, além de grandes e pesados, muitas vezes são frágeis e podem ser danificados no trânsito. Como tal, seu uso continuado é completamente inviável, para não mencionar a má aparência.
Portanto, é muito importante embalar sua bagagem corretamente. No entanto, você também deve tomar outras precauções. Quer saber o que são? Então, continue lendo este artigo!
Embalar os itens de forma certa
Você deve empacotar o item de forma protetora, reduzindo bastante a chance de choque e quebra durante o transporte para sua nova casa.
É possível embrulhar itens em papel, cobrindo-os com várias camadas. Outra opção é envolvê-lo com o famoso plástico bolha, ou até mesmo uma folha de isopor, que irá isolar e prender o objeto.
Uma dica é prestar atenção na embalagem: quanto mais fino o material usado, mais vezes ele tem que passar pelo objeto, cobrindo-o 100% e aumentando sua proteção.
Iniciar o empacotamento
Chegamos à parte da mudança que exige mais trabalho. Você deve agir racionalmente, não emocionalmente. Em outras palavras, é hora de doar todos os tipos de itens que foram esquecidos atrás de cômodas, prateleiras e armários. Atualizar suas opções para sua nova casa garante a oportunidade de realmente viver no novo espaço.
Comece a trabalhar de sala em sala. Priorize o quarto ou a sala, que geralmente é onde os elementos se acumulam. Depois de fazer seu trabalho nessas áreas, você pode passar para outros cômodos da casa, como banheiro, cozinha e área de serviço.
Tudo o que for necessário, como chinelos, toalhas, itens de higiene pessoal, etc., deve ser usado imediatamente. Anote tudo na caixa, uma dica importante é sempre separar os objetos por tipo, apontando todas as caixas com objetos frágeis em letras grandes.
Cuidado quando transportar os móveis para dentro do prédio
Tenha cuidado ao movimentar móveis e eletrodomésticos para que não toquem nas paredes e portas para não danificar o produto e as áreas comuns da edificação. Amarre os cabos e soquetes para evitar arrastar durante o manuseio e possíveis acidentes. Além disso, peça a família e amigos para ajudar no dia! Quanto mais pessoas carregarem cargas pesadas, melhor.
Se você seguir todas essas precauções, não tem como errar. Você poderá transportar todos os seus pertences com segurança e também ajudar no armazenamento após a mudança.
Um cômodo por vez
Ainda pensando em rótulos, acho que sim. Imagine todas as caixas em sua cozinha com material de cozinha quando você se mudar. Tudo relacionado ao quarto das crianças já está no quarto das crianças. Para isso, basta embalar tudo no cômodo correto e escrever na caixa e na sacola a qual cômodo pertence.
Leia também: Banheiro estilo vitoriano: ideias de como criar o perfeito
Cuidado com aparelhos elétricos
Produtos como geladeiras e máquinas de lavar exigem cuidados especiais para evitar danos. Idealmente, você deve sempre verificar as recomendações do fabricante do produto no manual enquanto estiver em movimento.
Aparelhos como geladeiras devem ser desligados no dia anterior. Não esqueça que a porta da geladeira deve ser mantida aberta para evitar mofo e odores desagradáveis. Outra dica importante é esperar que a temperatura se estabilize antes de recolocar os alimentos.
Não use a máquina de lavar por 24 horas antes de se mudar. Não se esqueça de drenar qualquer água que possa estar na unidade. Além disso, aperte o cabo de alimentação do equipamento para evitar acidentes ou danos à própria máquina ou a outros equipamentos.
Alterar o endereço do arquivo
Não se esqueça de alterar o endereço em documentos, assinaturas e contas. Ligue para a empresa que fornece seu serviço de internet, telefone, mude seu endereço de correspondência para não deixar de receber seu boleto bancário, plano de saúde, etc.
Dessa forma, avise seus vizinhos ou porteiro que você está se mudando e peça para que guardem a correspondência que ainda chega em sua casa. Ao fazer isso, você não corre o risco de pagamentos atrasados e multas, por exemplo, ou problemas de acesso à TV a cabo ou recebimento de revistas ou jornais.