A ameaça de crimes no ciberespaço e golpes na internet cresce a cada ano. Enquanto nossos governos precisam se preocupar em escala macro com o perigo que representam, nós, em nível individual, temos que estar cientes do mal à espreita… ou melhor, no próximo e-mail.
Enquanto alguns golpes são visíveis a um quilômetro de distância, outros são bem elaborados e penetram em sua segurança digital e financeira sem que você saiba.
Abaixo, você encontrará 12 tipos comuns de golpes na Internet a serem observados e os melhores hábitos a serem praticados para manter você e seus entes queridos protegidos desse perigo digital.
PHISHING E SPOOFS
O maior e mais comum tipo de golpe, o phishing, pronunciado como “pesca”, afeta milhões de pessoas todos os anos e causa milhões de dólares em prejuízos em fraudes e fundos roubados.
Existem muitos tipos de golpes de phishing, e é provável que você tenha visto um, mas não conseguiu reconhecê-lo e nomeá-lo. O objetivo do phishing é obter informações confidenciais e privadas, como informações de contas bancárias, números de cartão de crédito/débito, seu número de seguro social, senhas e quase tudo e qualquer coisa que possa ser usada para roubar de você sem saber.
Os golpes de phishing vêm em todas as formas e tamanhos. Talvez você tenha visto um e-mail sobre o IRS notificando que você deve dinheiro ou então você pode ser preso, ou um pagamento que você autorizou foi recusado, ou até mesmo um e-mail informando que uma conta sua foi hackeada.
Estes são exemplos comuns de golpes de phishing. Alguns são projetados para serem quase profissionais, aparecendo como um e-mail legítimo de uma organização confiável, outras vezes são mal formatados e parecem claramente spam.
Os golpes de phishing não são tão complexos tecnicamente, eles apostam no fator de reatividade. Os hackers lançam uma ampla rede, muitas vezes enviando milhares de e-mails de uma só vez, e quem é pego nela é baseado na ingenuidade e na ignorância.
Muitas vezes, quando as pessoas são enganadas por e-mails ou documentos de phishing, elas reagem clicando em links ou preenchendo formulários ou baixando software, fazendo exatamente o que os hackers desejam. Uma vez que o link é clicado, software de terceiros, malware e/ou spyware é instalado.
A melhor proteção contra phishing é a devida diligência e paciência. Se você suspeitar de phishing, é melhor nem abrir o e-mail. Faça o que fizer, não clique nos links anexados, envie um e-mail de volta ou baixe nenhum anexo ou software.
Fazer isso abre uma porta para hackers acessarem suas informações privadas e confidenciais e expõe você a roubo e fraude. Ao se deparar com golpes de phishing, faça sua pesquisa e reaja de forma proativa.
GOLPES DE COMPRAS
Golpes de compras podem não ser tão comuns quanto golpes de phishing, mas podem ser mais difíceis de detectar. Esses golpes na Internet podem ser mais difíceis de identificar e reconhecer devido à pura aleatoriedade.
Golpes de compras são baseados em fingir ser um vendedor de produtos ou mercadorias, até mesmo sequestrando marcas e sites legítimos, sem a intenção de atender o pedido.
Você pode receber um pedido de confirmação e um recibo ou talvez até mesmo uma confirmação de envio, tudo isso é falso e projetado para fazer com que você fique ignorantemente no lugar da vítima.
Aqui estão algumas bandeiras vermelhas de que você pode estar caindo em um golpe de compras:
-
O site começa com ‘http’ em vez de ‘https’. HTTP significa protocolo de transferência de hipertexto e é o que permite que nossos computadores se comuniquem com servidores da web para exibir páginas da web. O ‘s’ adicional significa seguro e o ‘https’ oferece uma camada de criptografia e segurança para seus usuários. Você encontrará ‘https’ na maioria dos sites, mas principalmente qualquer coisa relacionada a compras on-line, bancos e qualquer outro negócio que exija confidencialidade e segurança. Se você encontrar um site que não tenha ‘https’, especialmente qualquer site que lide com transferência de dinheiro, não compre aqui. Claro que há uma chance de ser um negócio legítimo, mas o risco de um golpe de compras neste momento é muito alto. Você não está apenas dando dinheiro a eles quando cai em um golpe de compras, mas fornece senhas aos hackers, números de cartões de crédito/débito e códigos CV2 necessários para retirar dinheiro de sua conta.
-
Você recebeu uma promoção de um item ou serviço por e-mail, mídia social ou por um WhatsApp que tem uma foto de perfil feminino que você não conhece. Lembre-se que as chances são de que os golpes de compras não tenham uma classificação alta o suficiente em SEO para aparecer nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa do Google.Então, em vez disso, eles visam suas vítimas diretamente por e-mail em massa e contatos de DM e sempre redirecionam você para uma loja de comércio eletrônico de terceiros. Esses e-mails parecem válidos e geralmente oferecem ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Aqui está um pequeno segredo: eles são. Se você vir itens de ingressos altos por preços ridiculamente baixos ou à venda sem concorrentes, é muito provável que você tenha se deparado com um golpe de compras.
-
Se você estiver comprando de um vendedor particular, seja por meio de um site como Craigslist ou Ebay, certifique-se de usar o PayPal com proteção ao comprador. Os golpistas usarão histórias de simpatia e desculpas para optar por não fazer transações de dinheiro em canais legítimos. Nunca forneça seu número de conta bancária e número de roteamento para alguém que você não conhece e confia. Isso deve levantar imediatamente uma bandeira vermelha. Não use serviços como Venmo, Cashapp ou Zelle, pois você não poderá solicitar um reembolso ou relatar a transação quando finalmente perceber que foi enganado. Mesmo que o vendedor não seja um golpista, o uso do PayPal oferece uma camada extra de proteção.
RANSOMWARE/ SEQUESTRO DIGITAL
O ransomware não é um golpe extraordinariamente comum para cidadãos particulares, mas quando ocorre, os resultados podem ser devastadores.
Embora os indivíduos possam ser alvo de um ataque de ransomware, figuras públicas, organizações, empresas e até governos são mais propensos a serem alvos.
O ransomware ocorre quando os hackers conseguem penetrar nas redes cibernéticas e, em seguida, literalmente mantêm suas informações digitais como reféns até que um resgate seja pago.
O pagamento geralmente é exigido em criptomoeda porque não é rastreável. Às vezes, os hackers ameaçam divulgar informações confidenciais e confidenciais on-line, mas na maioria das vezes querem dinheiro em troca de acesso a arquivos e computadores. Ransomware já foi uma preocupação distante, mas se tornou cada vez mais frequente nos últimos dois anos.
Um grande caso recente de ransomware foi o ataque de ransomware Colonial Pipeline que começou em 29 de abril. Os hackers conseguiram obter uma senha de funcionário usada para uma rede privada virtual.
Essa senha foi então vazada para a dark web, onde foi obtida pelo grupo de hackers DarkSide, que em 7 de maio exigiu 4,4 milhões de dólares em criptomoeda da Colonial Pipeline.
A Colonial Pipeline tomou a decisão de fechar o pipeline por conta própria para cortar qualquer penetração adicional dos hackers, embora acredite-se que eles realmente só tiveram acesso ao faturamento da empresa.
Colonial Pipeline é um gasoduto de 5.500 milhas de comprimento que atende o sudoeste dos EUA e viaja para o nordeste dos EUA. Durante o fiasco, o preço da gasolina subiu e muitos começaram a estocar gasolina com medo.
Embora atualmente não se saiba quanto dinheiro a Colonial Pipeline perdeu devido ao desligamento, foi afirmado que os hackers poderiam facilmente exigir 10 vezes mais do que fizeram e ainda assim teriam sido pagos.
O dano real é a resposta social e a reputação profissional da qual a Colonial Pipeline terá que se recuperar.
A melhor maneira de evitar o ransomware são as práticas básicas de segurança cibernética que todos devem seguir para todas as suas necessidades digitais. Não abra páginas que você não conhece e confia.
Não baixe software que pareça bom demais para ser verdade. Não abra e-mails de pessoas ou organizações que você não reconhece. Não instale software antivírus “gratuito”. Seu perfil cibernético é como sua casa.
Não quer ladrões ou posseiros? Tranque as portas e não deixe as janelas abertas. Não convide pessoas que você não conhece e não confie naquelas cujas credenciais parecem duvidosas.
Você está abrindo a si mesmo e àqueles conectados a você para resultados potencialmente devastadores para a vida. Não dê seu número para pessoas que você não conhece.
Ao invés disso, prefira sites grátis para receber SMS online sem usar seu número de celular.
ESQUEMAS NIGERIANOS/ESQUEMAS DE TAXA ANTECIPADA
Oh, o infame golpe nigeriano! Talvez você já tenha visto alguns ou ouvido lendas desse golpe, mas para aqueles que não viram, vou falar sobre o que é esse golpe na Internet.
Eles mudaram com o tempo e com cada golpista, mas seguem um formato muito semelhante. Embora apelidado de “Scam da Nigéria”, eles podem se originar de qualquer lugar e foram popularizados por vigaristas da Nigéria e são chamados de ‘419 Scam’ ou ‘Advance Fee Scam’.
Esses golpes autorizam o golpista a contar uma história elaborada, posando como membro da realeza, funcionário do governo ou pessoa de notoriedade, sobre uma grande quantia de dinheiro congelada em contas bancárias em seu país pertencentes a si mesmo, a uma empresa ou a uma família rica.
Esses fundos são “impossíveis” para eles acessarem devido a impostos, restrições ou limitações governamentais. Eles solicitarão sua ajuda na transferência desses fundos (que não existem), mas precisarão que você pague uma transferência ou taxa bancária antecipadamente para mover o dinheiro com a promessa de que eles lhe darão uma parte dos fundos quando estiver acessível para eles.
Às vezes, eles pedem dinheiro diretamente, outras vezes, solicitam suas informações bancárias e números de roteamento. As vítimas logo descobrem que não havia fundos congelados, nenhuma fortuna principesca, nenhuma taxa bancária… apenas uma montanha de mentiras construídas e uma conta bancária agora menor.
ESQUEMAS DE NAMORO / PESCA DE GATO
Um em cada dez perfis de namoro online é falso. Às vezes, os catfishers criam uma falsa persona para enganar, roubar, prejudicar ou às vezes apenas brincar com suas vítimas.
Outras vezes, criminosos, assassinos e gente do mau estão utilizando o catfishing para encontrar sua próxima vítima. Golpes de namoro na Internet têm sido cada vez mais comuns nas últimas duas décadas, levando as vítimas a não apenas terem seus corações partidos e se sentirem traídas, mas também literalmente roubadas.
Em média, uma vítima de bagre perderá algo em torno de US $ 17.000. Muitos golpistas visam suas vítimas de forma muito específica e imediatamente começam a construir um relacionamento com elas, cobrindo-as de amor, reclamações e promessas.
Eles muitas vezes afirmam estar loucamente apaixonados apesar de nunca conhecerem a pessoa, fazem planos para se encontrar pessoalmente algum dia, mas muitas vezes quebram essas promessas com desculpas sobre por que não puderam se encontrar, preferem manter todo o relacionamento e a conversa em privado e não deixará qualquer um saber, e pedirá dinheiro por causa de ‘circunstâncias imprevistas’ ou ‘emergências’.
Isso pode continuar por meses e às vezes até anos antes de terminar e deixar as vítimas financeiramente destituídas e emocionalmente quebradas.
Regra de ouro? Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Os usuários da Internet devem ser extremamente cautelosos quando se trata de namoro e relacionamentos pela Internet, mas queremos ignorar as bandeiras vermelhas quando se trata de amor.
Faça o que fizer, não ignore as bandeiras! Eles vão lhe poupar tempo, dinheiro e mágoa.
Veja também 5 profissões que pagam bem em 2022
GOLPES DO CARTÕES DE CRÉDITO/
Um tipo de golpe de cartão de crédito é chamado de skimming de cartão. Esse tipo de golpe é físico e não apenas baseado na Internet e, francamente, me deixa extremamente paranóico ao usar meu cartão de débito em um caixa eletrônico ou em uma máquina EFTPOS em uma loja.
Skimmers usam tecnologia diferente, às vezes é uma pequena tira magnética que copia as informações do seu cartão, outras vezes há uma câmera em miniatura gravando seu PIN, às vezes a face inteira do caixa eletrônico ou EFTPOS é uma cópia posicionada em cima da máquina real e registros e transmite suas informações bancárias quando usado.
Eu desenvolvi o hábito, sempre que estou usando um caixa eletrônico em que não confio necessariamente, de puxar um pouco a frente da máquina para ver se ela cede e tento cobrir o teclado ao digitar meu PIN para garantir que não haja câmera pode ver o que é.
Os golpistas enviarão e-mails ou textos que parecem ser do seu banco, instituição financeira ou serviço de pagamento online como Venmo ou PayPal.
Os golpistas são conhecidos por fazer duplicatas aceitáveis de sites de panificação, sites nos quais você normalmente confiaria. Eles alegarão que há um problema com sua conta ou que ela foi invadida e solicitarão que você “verifique” suas informações para garantir que é você e eles podem corrigir o problema.
O que aconteceu é que agora você forneceu a eles os meios de acessar totalmente sua conta e drenar seus fundos.
Contribuiu com a edição desse artigo a equipe do Blog Elizabeth Werneck