A inspeção da vigilância sanitária é motivo de preocupação para muitos comerciantes. Por isso, como fazer para que seu comércio esteja em dia com a ANVISA? Com medo de terem seus negócios interditados, acabam não se atentando a pontos básicos e simples que fazem a tão temida visita da ANVISA ser muito mais tranquila.
Vamos entender juntos quais pontos precisam estar em dia para você não ter problemas com a vigilância sanitária.
Comércio esteja em dia com a ANVISA: pode ser interditado na inspeção?
Essa é a principal dúvida dos comerciantes que recebem a visita da vigilância sanitária. A resposta é sim, mas apenas em casos em que o comércio representa grande risco à saúde pública.
Além de ser interditado, parcialmente ou totalmente, o estabelecimento em questão pode ter equipamentos confiscados e, depois da primeira visita da vigilância sanitária, pode ser multado.
É por isso que se atentar aos detalhes é imprescindível na hora de não ser autuado pela ANVISA.
Pelo que posso ser punido na inspeção da vigilância sanitária?
É importante lembrar que cada tipo de comércio tem uma legislação vigente que visa regulamentar o que pode ou não ser feito no ambiente de trabalho. Por exemplo, ao lidar com alimentos, um restaurante poderá ser autuado se os alimentos não forem conservados de maneira adequada, entre outros tantos pontos que estão presentes no Roteiro de Inspeção da vigilância sanitária.
Portanto, recomendamos fortemente que você observe no site da prefeitura da sua cidade qual o roteiro de inspeção seguido e quais os pontos que podem ser utilizados para interditar o comércio.
Como fazer para que meu comércio esteja em dia com a ANVISA?
1. Tenha certificados, documentos e licenças em dia
Deixar certificados e documentos do próprio comércio à vista e anotar datas de renovação é uma ótima forma de estar em dia para visitas surpresas da vigilância sanitária. Lembre-se que existem documentos que precisam ser emitidos por quem faz serviços de dedetização e sanitização, desobstrução de fossas ou caixas de gordura do ambiente. Portanto, exija esse tipo de certificação das empresas que prestam serviço para seu comércio.
Guarde sempre as documentações e certificados em locais fáceis de serem encontrados ou, de preferência, de forma digital. Dessa forma não haverá erros na hora de apresentar tudo para a vigilância sanitária.
Mas quais documentos devo apresentar?
Isso dependerá exclusivamente do seu comércio. Mas, de forma geral, o ideal é ter certificados de controle de pragas emitido pelas empresas que fazem o serviço especializado, comprovante de treinamento dos funcionários (para restaurantes), comprovantes de manutenção de equipamentos (se houver) e as licenças de funcionamento do comércio.
2. Faça a sanitização de ambientes e controle de alimentos
Para comércios que atendem o público e que se dedicam ao preparo de alimentos, a estocagem das matérias primas será vistoriada pela vigilância sanitária. O ambiente deve estar limpo e higienizado, além de contar com refrigeração adequada e proteção contra pragas e vetores de doenças.
A sanitização do ambiente é a melhor forma de garantir que clientes e colaboradores não sejam atingidos pelo COVID 19 e outros males.
3. Tome cuidado com a higiene dos funcionários
Como já mencionamos acima, os funcionários precisam ter treinamento comprovado durante a vistoria. Principalmente se o comércio se dedicar a distribuição e preparação de alimentos. Isso porque ao ter contato com carnes, frutas e ao prepará-los, os colaboradores precisarão saber fazê-lo de forma a não contaminar o que servem. Além de, claro, manter a higiene e saúde pessoal impecável, com o COVID 19 a equipe precisa ser treinada a desinfetar ambiente de trabalho, utensílios e realizar a utilização de álcool em gel constantemente, para protegerem a si mesmos e aos outros de possíveis contaminações.
4. Faça a limpeza de fossa, de caixa de gordura e outros
Se o estabelecimento conta com fossa, é necessário mostrar certificados de descarte adequado e de limpeza e manutenção emitidos pela empresa prestadora de serviço. No caso das caixas de gordura, também será necessário a certificação de limpeza e descarte adequado dos resíduos.
Quando se conta com uma empresa responsável e que atende a legislação, esses certificados e comprovantes serão emitidos de forma natural. Portanto, escolha os parceiros corretos para te ajudarem a higienizar, fazer a manutenção, a limpeza e desobstrução de fossas e caixas de gordura presentes no ambiente. Do contrário, é possível que a ANVISA feche seu empreendimento.
5. Faça o controle de pragas
Por fim, todo estabelecimento precisa fazer o controle de pragas urbanas. Essas pragas são vetores de diversas doenças e, ao entrarem em contato com alimentos ou outros produtos feitos dentro do estabelecimento, podem oferecer risco de saúde pública. Novamente, ao contar com uma empresa dedetizadora responsável e que segue a legislação, é possível emitir certificados e comprovantes de que essa dedetização foi realizada da maneira correta.
Não se preocupar com a ANVISA e estar em dia com suas exigências é um processo tranquilo. Basta contar com os parceiros certos para cuidar do seu empreendimento com você. Siga nossas dicas e você não precisará se preocupar com nada.
Leia também: Financiamento de apartamento: como fazer e quais documentos preciso?
Comércio esteja em dia com a ANVISA: conclusão
Lidar com toda a certificação, higienização e organização de um comércio não é nada fácil. E infelizmente, não escolhemos a hora nem a data para a vigilância sanitária nos visitar. É por isso que contar com profissionais experientes, rápidos e que oferecem ao seu estabelecimento segurança é de extrema importância.
Com eles, você garante que o seu negócio não receberá multas e nem será interditado por falta de comprovantes e certificados de dedetização ou de manutenção e higienização. Como você pode ver nesta publicação, toda essa documentação é revisada durante a visita da vigilância sanitária.
A Desentupidora e dedetizadora AJAX realiza serviços de manutenção, como desentupimento e reparos na rede hidráulica, além de te fornecer toda certificação que seu negócio precisa.
Você pode contratar nossos serviços para sua casa ou empresa a qualquer hora do dia. Pois, nosso atendimento é 24 horas por 7 dias na semana.
Ademais, existem diversos canais de atendimento que podem ser utilizados pelos clientes, incluindo nosso telefone (11) 4114-6060; WhatsApp; redes sociais e; via formulário de contato.