No texto de hoje responderemos uma dúvida comum, qual a diferença entre o inalador e o nebulizador, afinal, para o tratamento de doenças respiratórias, é comum o uso de nebulizador ou inalador. Ambos os dispositivos de saúde funcionam fornecendo remédios para os pulmões.
A diferença está na construção, já que os nebulizadores possuem compressor utilizados com máscara. Enquanto isso, os inaladores são representados por bombinhas de asma.
Geralmente, os nebulizadores são também conhecidos como inaladores, mas não são exatamente a mesma coisa. Apesar de ambos permitirem a inalação de alguns medicamentos, os aparelhos possuem nomes e estruturas diferentes, como veremos a seguir.
Embora esses dois tipos de dispositivos são frequentemente confundidos, eles possuem duas diferenças principais. Em termos de estrutura, o nebulizador parece-se mais com uma “máquina” porque conta com um compressor, uma máscara e uma fonte de energia. Os inaladores, no que lhe concerne, são “simples” e menores o suficiente para caber na palma da sua mão.
Continue a leitura e veja de forma detalhada, qual a diferença entre o inalador e o nebulizador.
Nebulizador
Geralmente, o nebulizador é utilizado tanto em hospitais quanto em residências. De acordo com especialistas, define-se um nebulizador como um dispositivo médico que “usa um compressor e requer uma tomada elétrica para operar”. No entanto, algumas versões podem já ser recarregáveis.
Para os pacientes, os nebulizadores fornecem medicamentos em forma de aerossol, “aumentando” a hidratação e ajudando a controlar seus sintomas respiratórios. Mais especificamente, o medicamento (na forma líquida) converte-se em um vapor frio (na forma de aerossol ou névoa) que pode ser inalado por meio de uma máscara facial, com ou sem um tubo flexível chamado traqueia.
Benefícios do nebulizador
Agora que você já entendeu o que é o nebulizador e qual a diferença entre o inalador e o nebulizador, explicaremos os principais benefícios do uso do nebulizador.
Absorção dos medicamentos mais eficiente
Os nebulizadores convertem uma solução de medicamento (líquido) em vapor, tornando a absorção mais rápida e eficaz. Isso acontece porque os vapores podem passar pelas vias aéreas para atingir os brônquios e os pulmões com mais facilidade e rapidez. Assim, a absorção dos medicamentos acontece de forma mais eficiente.
Desse modo, o nebulizador é um método mais rápido e eficaz para o tratamento de doenças respiratórias. Afinal, medicamentos orais demoram mais para serem processados pelo organismo e fazerem efeito.
Diante de sintomas incômodos causados por problemas no sistema respiratório, o que os pacientes mais esperam é serem aliviados quanto antes, principalmente diante de sintomas como bronquite e asma. Então, o nebulizador oferece esse alívio mais facilmente.
Geralmente, os medicamentos mais usados nos nebulizadores são corticoides, soro fisiológico, e soluções broncodilatadoras. Isso porque, eles atuam umidificando as vias aéreas, fluidificando e amolecendo as secreções para serem expulsas pelo organismo.
Previne a falta de ar
O uso de um nebulizador pode aliviar a falta de ar e ajudar o paciente a retomar a respiração normal. Este dispositivo é essencial para pessoas que sofrem de bronquite e ataques de asma com dificuldade em respirar. Além disso, o uso do nebulizador regularmente também pode prevenir a falta de ar e reduzir o risco de chiado no peito.
Hidrata as cordas vocais
Outra vantagem do nebulizador é que ele consegue hidratar as cordas vocais. Isso porque, o vapor umidifica as vias aéreas e as cordas vocais, hidratando a área e evitando o ressecamento e o acúmulo de muco e outras secreções.
Nesse sentido, o tratamento evita desgastes na garganta e na voz. Além disso, a nebulização é uma técnica utilizada por cantores, professores, dubladores e outros profissionais que exercem funções que requerem mais esforços vocais.
Produz bem-estar
As pessoas que vivem nas grandes cidades sofrem com a poluição do ar causada por fumaça, poeira e partículas de fuligem no ar. Como resultado, as pessoas que vivem nessas áreas geralmente sofrem de doenças respiratórias.
Nesse sentido, o uso do nebulizador é um método alternativo de trazer saúde e conforto, além de ser um meio de prevenir doenças respiratórias e sensação de ressecamento no nariz e na garganta. Isso significa que um nebulizador não é apenas um dispositivo para tratar doenças, isso porque, ele também pode preveni-las.
Funcional e prático
Um nebulizador é um dispositivo fácil de usar. As funções são muito simples, funcionais e práticas. Ele funciona continuamente, significando não haver necessidade de mexer no dispositivo durante o uso, isso quer dizer que ele continua funcionando enquanto o paciente inala o medicamento.
Pode ser usado por qualquer pessoa
Outra vantagem do uso do nebulizador é que qualquer pessoa pode usá-lo, desde que tenha supervisão ou indicação de um médico. Nesse sentido, crianças, bebês, idosos e pacientes com doenças crônicas podem utilizar um nebulizador sem nenhum prejuízo à saúde.
Diminuição dos efeitos colaterais
Tomar certos medicamentos pode causar vários efeitos colaterais, como dores de cabeça, taquicardia e aumento da pressão arterial. Por outro lado, a terapia com medicamentos inalatórios geralmente tem menos efeitos colaterais.
Agora você já sabe qual a diferença entre o inalador e o nebulizador, mas pode ter alguém que ainda não sabe, então, compartilhe este texto em suas redes sociais, e não deixe conferir outras dicas em nosso blog.