É comum ter dúvidas sobre escolher comprar um certificado A3 ou um certificado A1. Por conta da praticidade que esse documento traz, o número de emissões de certificados digitais cresce a cada ano.
Porém, existem dois tipos de certificados e, apesar de servirem para as mesmas coisas, eles possuem suas diferenças. Uma dessas diferenças é que o certificado A3 necessita de duas chaves para ser acessado.
Quer entender como funcionam essas chaves? Então acompanhe o texto até o fim, para conhecer a diferença entre o certificado A1 e A3 e entender como funcionam esses documentos.
O que é um certificado A3?
Um certificado digital é a versão eletrônica de documentos como CPF e CNPJ. Esse certificado serve como forma de identificação em transações no mundo digital. Com ele é possível ter acesso a serviços legais, realizar transações bancárias e até mesmo assinar e validar documentos por meio de uma assinatura digital.
Na hora de fazer a emissão do documento é necessário escolher entre o certificado A1 e o A3. O certificado A1 necessita de uma única chave e só pode ser armazenado em um único computador, mas é importante destacar que isso não torna o certificado A1 menos seguro, e ainda é possível aumentar a sua segurança por meio de logins e senhas.
Já o certificado A3 não é armazenado em computadores e sim em cartões, tokens e pen-drives. Com isso, é possível transportá-lo e fazer uso dele em vários computadores diferentes. Uma das diferenças do certificado A1 para o A3 é a presença de duas chaves de acesso na segunda opção. Vamos entender como ela funciona.
Por que é mais seguro ter duas chaves para o acesso?
O certificado A3 necessita de duas chaves para ser acessado: uma chave privada e outra pública. A chave privada confirma os dados do titular do certificado, enquanto a chave pública decodifica todas as informações. No fim, os dados presentes nas duas chaves se unem, para tornar possível o acesso ao certificado.
Isso aumenta muito o nível de segurança do certificado A3, já que para ter acesso ao mesmo é necessário ter acesso às duas chaves. Agora vamos entender melhor como funciona essa certificação.
Como funciona o certificado A3?
Após emitir o seu certificado A3 em uma certificadora digital autorizada, como a Valid, é preciso instalá-lo para ter acesso aos seus recursos. Como mencionado, esse modelo é armazenado em tokens, cartões ou pen-drives. Portanto, o seu computador deve ser capaz de fazer a leitura dessas ferramentas.
Feito isso, é só começar a usar o seu certificado A3. Vale lembrar que toda vez que for ativá-lo, será necessário inserir as chaves públicas e privadas. Esse certificado pode trazer grandes vantagens para o seu usuário, vamos conhecê-las.
Quais são as vantagens de usar um certificado A3?
Ter um certificado A1 ou A3 pode lhe trazer várias vantagens, seja você pessoa física ou jurídica. Com esse documento é possível ter acesso a uma série de serviços e realizar processos que necessitam de sua presença, sem nem precisar sair de casa ou da empresa.
Além disso, tanto o certificado A1 quanto o A3 trazem mais segurança para suas transações, pois é impossível fraudar uma assinatura digital desse tipo. Porém, existem algumas vantagens que somente o certificado A3 pode trazer.
Já vimos que esse certificado possui um nível maior de segurança, por conta de suas chaves e também por ter o seu Hardware separado do computador. Mas o certificado A3 também pode ser mais econômico, já que seu tempo de validade é maior que o do certificado A1.
Outra vantagem desse certificado é a sua mobilidade, visto que é possível transportá-lo e usá-lo em vários computadores diferentes. Portanto, vê-se que obter um certificado A3 na Valid, pode trazer muita praticidade e segurança para as suas transações.