Com o Tik Tok, muitos livros desconhecidos ficaram famosos e foi criada uma comunidade de leitores online que compartilham dicas, promoções, cupom de desconto Amazon e de outros sites para aproveitar as ofertas.
No entanto, o mercado literário é muito grande e nem sempre conhecemos todas as obras que existem. Por isso, separamos algumas dicas de livros desconhecidos para você aproveitar, internacionais e nacionais, para conhecer um pouco de história, desvendar aquele mistério difícil ou só aproveitar um romance leve e descontraído.
Bom dia, Princesa, de Francisco de Paula Fernández
A vida adolescente é cheia de perrengues e, por vezes, eles se sentem incompreendidos por todos. A vida de Valéria, Raul, Elisabete, Maria, Bruno e Ester não é diferente. Com seus dilemas de vida, os seis tentam sobreviver ao colégio e suas inseguranças de adolescente. O livro teve uma adaptação para filme, estreado em 2014, chamado O Clube dos Incompreendidos. Vale a pena conferir!
O Café da Praia, de Lucy Diamond
Sabe aquele sentimento de ser deslocado do mundo? Enquanto todos estão com a vida pronta, você não faz ideia do que fazer com a sua? Para Evie não era diferente. Sempre se sentiu como o patinho feio da família e não queria um emprego corporativo como sua família almejava. No entanto, depois do falecimento de sua tia favorita, a moça descobre que herdou uma cafeteria que a tia tinha na praia. Contra o gosto da família, ela decide gerenciar o lugar e se permitir a um novo recomeço, cheio de perrengues e, quem sabe, novos amores.
Century, de P.D. Baccalario
Essa saga de quatro livros é um misto de mistério e aventura com elementos da mitologia. A saga acompanha os quatro desconhecidos Elettra, Harvey, Sheng e Mistral que se conhecem depois que, por um erro técnico, dividem um quarto de hotel em Roma. O encontro começa de uma forma coincidentemente estranha, com os quatro descobrindo que nasceram no mesmo dia, em um ano bissexto. Mas tudo fica mais bizarro quando, após um apagão, eles se aventuram pela cidade à noite e um homem misterioso pede para guardarem uma mala e ele aparece morto no dia seguinte. Mal sabem que um mistério de séculos se desenrolará e que os quatro são os únicos que podem resolver.
O Parque das Irmãs Magníficas, de Camila Sosa Villada
Sabe aqueles amigos que são como uma família? Esse livro conta a história de Camila e sua família escolhida. A vida de travestis e pessoas trans não é fácil, ainda mais no Brasil que a expectativa de vida é de 35 anos, tampouco na Argentina. Na trama, a autora conta um pouco da sua história e de suas amigas, com elementos de realismo mágico, da época em que trabalhavam com prostituição para sobreviver. Ali, ela encontrou o amor de uma família, algo que ainda não conhecia. É um ótimo livro para conhecer um pouco da comunidade transgênero e se inteirar um pouco sobre o assunto.
Com Armas Sonolentas, de Carola Saavedra
Já sentiu que sua vida tem algo inexplicado ou que você merece mais? Assim que as três protagonistas desse romance brasileiro se sentiam. Cada uma com uma história diferente, elas buscam respostas na sua ancestralidade e em aventuras em outros países, a fim de entenderem qual seu lugar no mundo.
Casas Vazias, de Brenda Navarro
Imagine que você tem um filho e ele é sequestrado. Horrível, né? Brenda Navarro conta a história de uma mulher desesperada para ter um filho e sequestra uma criança em um parquinho. Em paralelo, a autora conta a história da mãe da criança, que nunca quis ser mãe e, por vezes, se sente sobrecarregada pela ausência do marido e, agora, somada com a culpa de ter seu filho sequestrado. A escritora mostra nessa história a realidade de muitas crianças que desaparecem anualmente em países latinos e nunca são encontradas pela família biológica.
K. – Relato de uma Busca, de Bernardo Kucinski
Este livro traz a memória um dos lados obscuros da história brasileira que deve ser debatido para não se repetir: a Ditadura Militar. A história de um pai procurando sua filha, desaparecida durante os anos de chumbo, em que podemos ver um pouco de ficção quando o autor explora os pensamentos dos sequestradores, trazendo alguns fatos, por vezes, desconhecidos por nós. O livro é inspirado na história da família do próprio autor, no desaparecimento da sua irmã durante esse período.