A demanda por profissionais de psicologia está em aumento constante, com oportunidades de especializações dentro e fora da psicanálise sendo um atrativo para a escolha de muitos estudantes na hora de fazer um curso superior. Porém, mesmo ao chegar no final da graduação muitos alunos não sabem exatamente como proceder na hora de fazer um trabalho de conclusão de curso (TCC).
Os desafios começam na busca de , algo que gera muitas dúvidas especialmente para quem não faz parte de nenhum projeto de pesquisa de iniciação científica, mas não param por aí. Hoje você vai aprender como fazer um TCC em psicologia nota 10 com uma abordagem simples em 5 etapas.
Como fazer um TCC de psicologia e tirar nota máxima?
A elaboração de um trabalho de psicologia, seja ele um TCC ou até mesmo um artigo científico, pode parecer excessivamente complexa para iniciantes e isso muitas vezes é a origem da dificuldade dos universitários na hora de fazer um TCC. Porém, fazer uma monografia na área da psicologia pode se tornar mais simples focando em 5 etapas muito importantes. Confira!
- Escolha do tema
A escolha do tema de TCC é sempre um momento delicado. Surgem muitas dúvidas para o aluno porque nessa etapa parece que qualquer decisão tomada vai ter consequências a longo prazo na sua vida profissional, mas essa forma de pensar pode levar a pessoa a ficar paralisada pelo medo de tomar uma decisão e isso não é uma forma produtiva de abordar o problema.
Algo que pode ser de grande ajuda para quem está tentando decidir um tema para o seu trabalho é buscar exemplos para usar como uma base e assim conseguir explorar seus interesses e ter ideias para o seu próprio trabalho.
Depois de ver como outras pessoas estão desenvolvendo trabalhos nas suas áreas de interesse em potencial pode ficar mais fácil de se imaginar fazendo pesquisa em algum desses temas e a partir disso buscar temas com potencial para o seu trabalho. Assim, a escolha do tema se torna mais fácil e menos assustadora e arriscada.
- Elaborando o pré projeto
Depois de escolher um tema é preciso que o estudante pesquisador comece a desenvolver esse trabalho, com a primeira parte sendo a elaboração do pré projeto. Assim como em todas as outras etapas da criação do seu TCC, no pré projeto você deve contar com o apoio do professor orientador que é um professor que tem especialização na área da sua pesquisa e irá te orientar ao longo do trabalho.
Para fazer um pré projeto de TCC em psicologia é necessário definir como será desenvolvida a pesquisa e além disso também é importante seguir o modelo definido pela sua instituição de ensino. Afinal, o pré projeto costuma ser um dos entregáveis criados ao longo da jornada do TCC.
O objetivo da elaboração do pré projeto de TCC é identificar se o aluno está desenvolvendo um trabalho relevante e também se é um trabalho viável de ser desenvolvido. Como os estudantes ainda são pesquisadores inexperientes, é importante ter essa etapa em que professores especialistas checam se o trabalho está sendo feito de forma adequada.
- Regras ABNT
Um dos grandes inimigos dos estudantes universitários existe nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As regras ABNT definem como os trabalhos científicos devem ser formatados e são de grande ajuda para padronizá-los de forma que sejam de mais fácil acesso para a comunidade acadêmica.
Muitas vezes os estudantes ignoram as normas ABNT pensando que é mais fácil formatar o trabalho de acordo apenas quando estiver pronto, porém isso acaba sendo ainda mais difícil. Por isso, procure organizar o seu trabalho de acordo com o modelo da ABNT desde o início para evitar problemas no final.
- Estruturando o seu TCC
A etapa de estruturar o TCC é importante porque vai garantir que cada capítulo e seção do trabalho estejam organizados de forma a auxiliar o leitor na compreensão do trabalho. Um erro comum na estrutura que os estudantes cometem é introduzir um conceito depois de já ter falado sobre em partes anteriores do trabalho, algo que é difícil de perceber para o autor por estar envolvido demais no assunto.
É uma boa opção se inspirar em exemplos de temas parecidos para analisar como outros pesquisadores escolheram apresentar os diversos conceitos envolvidos em um trabalho de complexidade semelhante. Assim, é possível saber quais elementos de estrutura funcionam e podem ser utilizados no seu trabalho também.
- Revisão
Uma das etapas mais negligenciadas pelos estudantes universitários é a revisão do TCC e isso é um dos maiores problemas no que se trata de tirar notas altas no trabalho.
É imprescindível que antes de fazer a entrega final e apresentação do trabalho seja feita uma revisão detalhada para garantir que não ficaram para trás erros de gramática, problemas com as normas ABNT ou qualquer outro detalhe que possa interferir negativamente na nota final.