O número de viciados tem aumentado constantemente nos últimos anos e o número não parece diminuir tão cedo. Este aumento no número de viciados deve ser um alerta para o país e deve suscitar uma resposta tanto do governo quanto da nossa sociedade. Esse aumento no número de viciados pode significar desastre para o país de várias maneiras a longo prazo, enquanto destrói a vida de pessoas relacionadas a esses viciados e inocentes aleatórios também. Os viciados trazem consigo um número crescente de mortes, seja por terem morrido por overdose das drogas que estão abusando ou pela mistura de duas drogas diferentes para melhorar sua alta, mas morrendo por causa da reação que as duas drogas tiveram juntas.
Violência Doméstica
Eles também podem levar à morte de outras pessoas ao seu redor. Casos de violência doméstica em que o agressor tinha histórico de abuso de drogas ou estava sob efeito de drogas durante o evento estão se tornando comuns em todo o país. Estes podem deixar a vítima com uma memória traumática que raramente pode superar ao longo de sua vida e traumas físicos e lesões também são comuns nesses casos. Além disso, é muito mais provável que um viciado tome medidas extremas, uma vez que não interfere em seu vício, a ponto de não considerar ir quando não fosse um viciado. Isso significa que os viciados estão muito mais abertos à ideia do crime, especialmente o crime que pode sustentar financeiramente seu vício caro. Isso significa que, à medida que o número de viciados continua a aumentar, o número de crimes violentos cometidos também aumentará. Esta é uma notícia preocupante para as pessoas que vivem em comunidades onde o uso de drogas é comum. Portanto, devemos entender a importância da reabilitação, pois é a única solução viável para o vício. Portanto, se você tem um ente querido que foi vítima do vício em drogas, não espere, pois quanto mais espera, o vício fica mais forte.
Reabilitação
A reabilitação faz duas coisas para ajudar o viciado: ajuda o viciado a deixar seu vício e tenta transformá-lo em uma pessoa que pode reentrar na sociedade.
Conforme publicações em sites, blogs e clinicas de recuperação no estado de São Paulo, o primeiro foco da reabilitação é fazer com que o viciado deixe seu vício. O primeiro passo aqui é levá-los a participar de uma sessão de desintoxicação. Este tratamento é feito para remover quaisquer quantidades residuais de toxinas que ainda possam estar presentes no corpo do viciado. Isso permite que o viciado comece a trabalhar para evitar o vício. Essa etapa também os leva ao difícil estágio de retirada enquanto estão sob a observação dos médicos presentes na clínica. Isso significa que quaisquer efeitos negativos que possam ocorrer devido à abstinência são atendidos por meio de medicamentos prescritos pelo médico. Esta etapa ajuda os viciados, evitando qualquer possibilidade de overdose por causa de drogas que possam estar no corpo do viciado.
O próximo passo é um dos passos mais importantes na reabilitação. Aqui o viciado é ensinado sobre o conceito de gatilhos para que eles possam aprender o que os faz ansiar por drogas para que possam aprender como superar esses gatilhos ou evitá-los. Isso é a espinha dorsal da estratégia de reabilitação de longo prazo e é fundamental para prevenir recaídas. Além disso, aqui eles aprendem a importância de trabalhar e são incentivados a adquirir hobbies. Essas ações os moldam em uma pessoa que pode participar ativamente da sociedade. A ideia de gatilhos também pode ajudar o viciado a superar outros aspectos negativos de sua personalidade, como problemas de raiva. Assim, o tratamento de reabilitação permite que o viciado se torne uma versão melhor de si mesmo.