Pode ser um desafio na hora de decidir qual imóvel comprar, não é mesmo? Por isso, para te ajudar, selecionamos dicas para comprar um imóvel em Curitiba (ou alugar) com segurança, e com certeza você fará a escolha mais acertada.
Afinal de contas, é um tipo de investimento que deve ser muito bem pensado e planejado, particularmente pelos valores envolvidos.
Às vezes, você pode deixar passar algum detalhe que poderá te dar muita dor de cabeça no futuro.
Foi exatamente por isso que preparamos esse material, para que a compra do seu imóvel ocorra da maneira mais segura e tranquila possível!
6 Dicas para comprar um imóvel em Curitiba
Se você está pensando em comprar um imóvel em Curitiba e está com receio de fazer um mau negócio, confira as dicas que separamos para realizar seu sonho com toda segurança:
1.Fazer um bom planejamento financeiro
O primeiro passo para comprar um imóvel é fazer um bom planejamento financeiro, porque a ideia aqui é evitar que você se endivide.
Além de definir o seu orçamento, ou seja, até quanto tem para investir, é importante também considerar outros gastos: documentação, impostos, mudança, compra de móveis, alguma reforma, etc.
Se você pretende financiar a compra, a dica é fazer uma simulação do empréstimo, e avaliar os valores das prestações.
Ou, se tiver uma reserva, pode dar de entrada para diminuir o valor do financiamento.
2.Quais são suas necessidades?
Outro fator que você deve levar em conta é o que realmente você precisa.
Por exemplo, se você é solteiro, talvez não precise de um imóvel muito grande, e pode optar por um apartamento de um quarto ou tipo estúdio.
Quando você tem bem claro quais são suas necessidades, já pode ir descartando alguns imóveis e só ficar com aqueles alinhados com as suas necessidades.
Nesse momento, você pode definir por quais bairros tem mais interesse para morar em Curitiba.
3.Visite o imóvel em diferentes horários do dia
É importante visitar o imóvel em diferentes horários do dia, e avaliar a luminosidade, a segurança, se tem barulho.
Aproveite essas visitas, principalmente no caso de imóveis usados, para verificar se tem rachaduras, infiltrações, instalação elétrica ou qualquer outro tipo de problema.
Aqui vai uma dica: vale a pena chamar uma desentupidora em Curitiba para realizar uma inspeção em todos os encanamentos, pois muitas vezes, um simples entupimento pode gerar no futuro um grande transtorno.
Procure também conversar com outros moradores, pois assim, você terá uma ideia melhor do que eles acham de morar ali.
4.Acessibilidade
Outro ponto que talvez seja importante para você seja a acessibilidade.
Por exemplo, se é um bairro de fácil acesso, com estação de metrô próxima ou ônibus, assim como comércio, supermercados, escolas, farmácia, etc.
Ou seja, tudo para facilitar a sua vida e ainda agregar valor ao imóvel!
5.Segurança
Entre as dicas para comprar um imóvel em Curitiba, a segurança é considerada imprescindível.
Muitas pessoas preferem até pagar um pouco mais, e optam por morar em um condomínio fechado que ofereça toda estrutura.
Para quem tem crianças, além da segurança, dão preferência por imóveis em condomínios com área de lazer, piscina, salão de festas.
6.Documentação
Preste bastante atenção na documentação, pois tudo precisa estar em dia, tanto os documentos do próprio imóvel como do proprietário.
No caso do imóvel, todas as certidões negativas devem ser tiradas, e ainda ver se existe inadimplência de IPTU e débitos de condomínio.
Finalizando
Seguindo essas 6 dicas para comprar um imóvel em Curitiba, você estará cercado de toda segurança, evitará qualquer tipo de dor de cabeça e finalmente, terá o imóvel dos seus sonhos!