Você sabe o que é um profissional liberal? Não? Então continue lendo o artigo que vou explicar o que é um profissional Liberal.
Quando você trabalha fazendo aquilo que gosta, então não é trabalho, mas sim um prazer, pois você determina os seus horários de trabalho, não tem nenhum chefe no seu pé e pode ganhar muito dinheiro…Você acha que isso é ser um profissional liberal?…Saiba que não é!
Ao contrário que muita gente pensa, o profissional liberal é um trabalhador que apresenta as características abaixo:
· É registrado no Conselho Nacional de acordo com a sua profissão;
· Possui uma formação técnica específica;
· Contribui com o sindicato da sua categoria.
Por isso ele pode trabalhar na sua profissão abrindo uma empresa ou não, ele decide como quer trabalhar. Hoje em dia existe no Brasil milhares de profissionais liberais que optaram por ter uma profissão e trabalhar abrindo seu consultório ou até mesmo trabalhando de empregado.
Se você ainda está na dúvida e não sabe o que é um profissional liberal, então continue lendo o artigo que você vai encontrar a explicação que precisa e tirar todas as suas dúvidas.
Quem são os profissionais liberais?
Podem ser profissionais liberais os trabalhadores que se enquadram nas categorias abaixo:
· Administradores
· Compositores artísticos musicais e plásticos
· Geólogos
· Advogados
· Jornalistas
· Agrônomos
· Corretores de imóveis
· Leiloeiros
· Químicos
· Arquitetos
· Economistas
· Médicos
· Relações Públicas
· Arquivistas
· Educadores físicos
· Médicos veterinários
· Sociólogos
· Artistas Enfermeiros
· Museólogos
· Técnicos em informática
· Atores
· Engenheiros
· Músicos
· Técnicos agrícolas
· Atuários
· Enólogos
· Técnicos em contabilidade
· Autores teatrais
· Escritores
· Oceanógrafos
· Técnicos em radiologia
· Bacharéis em Ciências da Computação
· Estatísticos
· Odontologistas
· Técnicos industriais
· Bibliotecários
· Farmacêuticos
· Parteiras
· Tecnólogos
· Biólogos
· Fisioterapeutas
· Professores (particulares)
· Terapeutas ocupacionais
· Biomédicos
· Fonoaudiólogos
· Profissionais da Tecnologia da Informação (TI)
· Tradutores
· Cenógrafos
· Fotógrafos
· Protéticos dentários
· Zootecnistas.
Qual a diferença de profissional liberal e autônomo?
O profissional liberal é aquele que possui uma formação acadêmica, tem conhecimento na área que atua, sua formação pode ser acadêmica ou até mesmo na área técnica e pode exercer a sua profissão da forma que escolher, pode ser empregado ou autônomo.
Já o profissional autônomo, pode exercer a sua profissão sem ter uma formação acadêmica, ele trabalha por conta própria, sem ter nem um curso técnico.
Qualquer pessoa pode ser um profissional autônomo e hoje é possível se encontrar mais profissionais autônomos do que antes da pandemia.
O que é um profissional liberal autônomo?
Um profissional liberal autônomo é aquele que possui formação acadêmica, ou seja, se formou em um curso técnico ou em uma universidade e pode atuar como autônomo, pode ter seu consultório, sua clínica, sua oficina, enfim, ele pode escolher a melhor forma de atuar. Porém é preciso ter uma formação.
Se você também pode fazer marketing para profissionais liberais e impulsionar seus negócios.
Quais os impostos que o profissional liberal deve pagar?
O profissional liberal também precisa cumprir com suas obrigações e precisa prestar contas de tudo que faz trabalhando, ou seja, o dinheiro que entrar a partir do seu trabalho. Se ele atua como pessoa física deverá recolher Importo de Renda (IR), deverá contribuir também para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), para o Imposto de Serviços (ISS) e para o PIS.
Quando o profissional liberal presta serviço para pessoas físicas deverá preencher todo mês o Carnê do Leão, deverá também conferir o IR e fazer o recolhimento de acordo com a DARF. Se for uma pessoa jurídica deverá recolher também impostos como PIS, Cofins e CSLL. É importante ficar atento, pois pode haver um recolhimento anual da taxa da categoria que o profissional faz parte.
As alíquotas podem mudar de valor, pois elas são baseadas de acordo com os valores dos serviços que são prestados, como por exemplo, o IR.
É importante nunca confundir profissional liberal com profissional autônomo, pois há uma grande diferença entre os dois profissionais, como já foi mencionado acima no texto e até colocado a categoria que esses profissionais liberais se enquadram.
O profissional autônomo não tem direito a férias, Décimo Terceiro Salário, e para ter direito a uma aposentadoria no futuro, ele mesmo deverá contribuir para a Previdência Social, na categoria de contribuinte individual.