A identidade visual está alinhada ao impacto que usamos para chamar a atenção das pessoas.
Quando olhamos para alguns candidatos de determinados partidos, é possível identifica-lo por causa da cor usada pelo grupo e vice-versa.
Sendo assim, a identidade visual para políticos é necessária da mesma forma que uma empresa precisa de uma identidade para ser reconhecida.
As cores, as formas e a tipografia são elementos que devem ser escolhidos com cuidado, afinal, todos os componentes são importantes.
Podemos concluir então, que a identidade visual é importante para todos os negócios. E é a respeito dessa importância que iremos conversar.
Por isso, continue acompanhando a gente nesse texto!
Identidade visual é para todos?
A identidade visual não está baseada em fazer uma boa arte, um logo bonito, selecionar algumas formas e pronto. Não. Quando o assunto é esse, deve existir uma estratégia.
Construir uma identidade forte, sólida e memorável, que fará o ouvinte lembrar de você, requer estratégia.
Ou seja, uma longa reunião com o time de marketing, publicidade e comunicação, para traçar as metas.
É nessa reunião que começa o alinhamento dos objetivos, de metas, do que fazer ou não fazer. Mas o único foco é ajustar os objetivos.
Todas as escolhas e decisões, são pensadas, conversadas e debatidas com cuidado, afinal, cada atitude tomada faz parte da estratégica.
As pessoas que desejam impactar a sociedade e chamar à atenção, precisa ao menos, ter uma boa identidade, para que as pessoas possam o identificar em meio à multidão.
É como um RG. Sendo assim, esse princípio se aplica em empresas, escolas, faculdades, times de futebol e claro que os políticos não ficam fora dessa!
Dessa forma, podemos concluir que ter uma identidade visual, não é apenas direito, mas uma obrigação para todos que desejam se comunicar com as pessoas.
Identidade visual e o cenário político
Para uma compreensão melhor, podemos até mesmo nos fazer valer dos muitos partidos que existe em nosso país.
No entanto, tomaremos de exemplo o partido dos trabalhadores, conhecido como PT.
Esse partido político, se permite ser reconhecido de qualquer lugar do país, em qualquer circunstância e momento, mas por que?
Simplesmente devido a sua cor, forma, aplicação, e claro, as estratégias de uma boa comunicação.
E todos aqueles que ingressam nesse partido ou em qualquer outro, tem a obrigação de seguir e aplicar as formas, cores e característica da identidade visual dele.
Um exemplo prático, é quando olhamos para a cor e a forma desse partido que é formado por uma bandeira vermelha e uma estrela no centro.
A cor vermelha e a estrela de centro são a identidade do partido, e através das repetições de anúncios, da mensagem, da comunicação, eles começam a desenvolver familiaridade.
Portanto, quando você vê a cor vermelha, a chance de associar a cor ao partido é muito grande, ou seja, a repetição da identidade criou uma certa aproximação.
De forma semelhante, isso se aplica a estrela de centro, que junto com a cor serve de reforço. Todos os elementos são importantes e tem grande participação para a marca.
Sendo assim, fica mais compreensível a necessidade de uma boa comunicação visual, que é possível através da boa identidade visual.
A identidade visual aplicada aos políticos
Ao ingressar no partido, como falado no bloco acima, os novos participantes começam a usar da identidade do partido para se promover.
Visto que já existe na mente das pessoas a identidade formada por meio dos processos de campanhas, anúncios e as formas de comunicação.
Quando o novo integrante se apresenta, antes de falar a qual partido pertence é muito provável que você já tenha descoberto bem antes.
E isso acontece não apenas por causa da repetição que gerou uma familiaridade, mas por causa da identidade visual forte e marcante.
Através da consolidação de uma identidade, você começa a propagar a comunicação visual com maior facilidade.
Com a chegada das redes sociais, essa comunicação tem sido propagada com mais facilidade, principalmente quando o candidato tem um perfil nas redes.
Através desse perfil, ele pode enaltecer as cores nas publicações, nas propagandas, nas fotos, ou seja, se comunicar visualmente e reforçando a sua filiação com o partido.
Identidade visual e os meios de comunicação
Há pouco, nós falamos sobre as redes sociais como um meio de se propagar, no entanto, não existe apenas esse meio de se comunicar.
Conhecido por todos, também existe o flyer que é outro meio de se comunicar e propagar a mensagem.
Assim como: Outdoor, adesivos e até mesmo camisas, são todos meios de comunicação que permite o reconhecimento do partido por meio da boa identidade visual.
Cada veículo de comunicação tem suas características, por isso, é necessário ter boa estratégia para explora-los da melhor forma possível.
Entretanto, em cada um desses meios de comunicação, é importante não esquecer que para uma maior assertividade, e associação, a identidade visual deve ser bem trabalhada.
Uma boa propaganda e uma eficaz publicidade com o apoio de uma identidade visual bem definida e trabalhada, são os passos para o sucesso do político.
De todo modo, saber aplicar com sensatez e coerência é a melhor recomendação.
É muito importante que exista um alinhamento entre o partido e o integrante.
Uma vez adotada as cores do grupo, seria um pouco deselegante ser visto com cores do adversário em suas propagandas eleitorais e eventos, não é mesmo?
A identidade visual e a sua importância
A identidade visual junto ao logo, logotipo, cores, formas e tipografia do partido e dos políticos uma vez estabelecidos, não devem ser modificados em sua aplicabilidade.
O símbolo tem vínculo imagético com o partido, por isso a sua aplicação deve ser feita sempre respeitando os padrões e formas estabelecidas.
Quando esse conceito não é respeitado, a chance de deformação, perca de qualidade é prejudicial, podendo levar até mesmo ao não reconhecimento do partido.
Sendo assim, é preciso muito cuidado para executar as aplicações da marca do grupo.
Seja na Tv durante a exposição dos propósitos do partido para a sociedade.
Seja no cartão de visita, envelopes, agendas, cadernos, camisas, bandeiras, adesivos, banner, outdoor, etc.
São todos eles, um meio de comunicação que deve uma aplicação da identidade visual correta para evitar problemas futuros.
Não podemos esquecer dos sites, principalmente, que se ela não for bem desenvolvido, tende a trazer alguns problemas.
Sendo alguns deles a deformação de imagens e a redução da qualidade, os conteúdos, as formas, ou seja, é prejudicial para a imagem do partido.
CONCLUSÃO
Em síntese, como vimos em todo o artigo, fica outra vez a ressalva da importância de ter uma identidade bem desenvolvida para se comunicar.
Quando a identidade visual é defeituosa e aplicada sem estratégias, é possível que a chance de fracasso e a não conclusão dos objetivos se torne consequência.
Assim como uma empresa precisa de identidade para se comunicar e ser reconhecida no meio de milhões e milhões de empresas no mundo, o mesmo ocorre com os políticos.
Em nosso país, são diversos partidos e muitos políticos também. Sendo assim, na falta de uma identidade que o torne único, a tendência é se tornar apenas mais um.
E ser apenas mais um, significa ser esquecido com facilidade pelas pessoas. Afinal, não ouve impacto por meio da comunicação verbal e visual.