Planejando as próximas férias? Confira essas curiosidades sobre o Uruguai e explore esse país tão rico e encantador.
Você é uma pessoa que gosta de explorar diferentes culturas e lugares? Então, vale conhecer mais sobre o Uruguai. Localizado na América do Sul, e fazendo fronteira com o Brasil, esse país é um dos mais visitados pelos turistas — seja pela sua proximidade, seja pela culinária e calmaria.
E o melhor: por fazer parte do Mercosul, os brasileiros não precisam de visto para entrar em terras uruguaias, facilitando, assim, a viagem de quem deseja ter ainda mais comodidade. Fora essas razões, existem outros pontos que se destacam, especialmente no que diz respeito à riqueza histórica e ao estilo de vida da região, tornando-se uma ótima opção para viajar com tranquilidade.
Assim, se a sua ideia é fazer as malas em breve, nada mais justo do que se atualizar e mergulhar de cabeça nas curiosidades sobre o Uruguai. A seguir, listamos as principais delas para te inspirar. Confira!
1. O país da carne bovina
Acredite se quiser, mas o Uruguai é a região que mais consome carne bovina no mundo inteiro. Lá, a população adora um churrasco de primeira, apresentando o maior percentual de consumo do alimento por habitante do planeta.
Desse modo, assim que visitar o local, você encontrará diversas opções de pratos com carnes diversas. Entre eles, o chivito se destaca, composto por bife, ovo cozido, presunto, queijo, tomate, azeitonas, maionese e o que mais o cozinheiro desejar. Bem interessante, não é mesmo?
2. População pequena
Podemos afirmar que a população do Uruguai é bem pequena, especialmente ao ser comparada com outros países, como o próprio Brasil.
De acordo com os dados mais recentes (2021), existem pouco mais de 3,400 milhões de habitantes em território uruguaio — e desse montante, mais da metade vive na capital Montevideo.
Não por menos, existe um ditado famoso por dizer que “no Uruguai, existem mais vacas do que pessoas”. Ou seja, caso você esteja em busca de tranquilidade total, provavelmente, conseguirá encontrá-la nessa viagem.
3. Casamento LGBTQIA+
Hoje em dia, o Uruguai é considerado um país de vanguarda, título que pode ser comprovado ao analisar algumas decisões tomadas pelo governo uruguaio. Uma delas diz respeito à medida progressista de aprovar, em 2007, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Para se ter uma ideia, no Brasil esse avanço só foi reconhecido em meados de 2013. E não só isso! Seguindo esse mesmo raciocínio, em 2013 o país aprovou a chamada adoção homoparantal, que dá o direito de pessoas do mesmo sexo entrarem na fila de adoção e, consequentemente, formarem uma família.
4. Chimarrão
Engana-se quem imagina que o chimarrão é uma bebida exclusiva dos gaúchos. Que nada! Ao passear pelas ruas do Uruguai, provavelmente, você encontrará muitos cidadãos com a sua garrafa térmica, apreciando a bebida.
Outro detalhe interessante é que cada habitante consome, em média, 10 kg de erva-mate por ano — enquanto os argentinos, também apaixonados pelo chimarrão, consomem cerca de 6 kg.
Porém, não se iluda! Em terras uruguaias é proibido beber o mate em transporte público. O motivo não poderia ser outro: a água quente apresenta grandes chances de queimar os outros passageiros. Além disso, a bomba, que consiste em um canudinho de metal, também é capaz de machucar a boca do indivíduo que estiver bebendo dentro do veículo.
E aí, depois de todas essas curiosidades você está mais animado para visitar o Uruguai? Esperamos que sim! Agora, aproveite para compartilhar o link deste post nas redes sociais e, quem sabe, motivar os seus amigos a embarcarem com você na sua próxima aventura. Até mais!