A massinha de modelar é uma ótima brincadeira e muito popular entre as crianças. Isso porque, além de ser super divertida, ela promove diversos benefícios para o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos. Inclusive, caso você esteja procurando uma alternativa criativa para brincar com eles, ela é ideal para entreter, desenvolver a coordenação motora fina, divertir e ainda ensinar.
Contudo, muitas vezes brincadeiras com massinha de modelar e tinta são excluídas da rotina da casa, por conta da sujeira que podem causar, e SIM, crianças fazem sujeiras, baguncinha e devemos deixá-las viverem este momento. Mas para que você não fique tanto tempo sem brincar com estes materiais, que são muito importantes para o desenvolvimento, hoje vamos falar sobre como utilizá-las no dia-a-dia, minimizando as possíveis sujeiras e todos os benefícios que elas proporcionam.
Brincadeiras com massinha de modelar e tinta: benefícios
Como falado, essas atividades são muito populares entre as crianças e encanta a todas, visto que possui infinitas possibilidades para criar. Veja alguns dos principais benefícios abaixo:
Concentração
Atividades que envolvem arte são ótimas para trabalhar o foco e a concentração das crianças. Isso porque, ao amassar, amolecer, separar e misturar os diferentes materiais, elas prestam atenção no que estão fazendo, nos tamanhos, proporções, cores, formas, símbolos, etc.
Criatividade
A criatividade também é muito estimulada nesse tipo de atividade, visto que além de prestar atenção no que estão fazendo, as crianças têm inúmeras possibilidades de criação. Podem misturar cores, criar novos formatos, identificar tamanhos, etc. Inclusive, elas ainda desenvolvem seus próprios gostos, criando sua personalidade a partir de desenhos e artes com massinha de modelar.
Coordenação motora
O manuseio da massinha e pincéis, por exemplo, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina, visto que utilizam as mãos e os dedos. Inclusive, quando começar a ter contanto com a escrita, a criança terá maior facilidade para utilizar o lápis e consequentemente para escrever. Então, por mais que você ache que o pequeno esteja apenas “fazendo bagunça”, na verdade ele está aprendendo e se desenvolvendo constantemente.
Expressão
Quando se sentem frustradas as crianças não sabem como se expressar, mas por meio da arte, é possível que elas liberem todos os pensamentos e emoções, deixando de lado hábitos destrutivos ou improdutivos, como o choro e a birra. Inclusive, a massinha e a pintura podem ser muito úteis para aliviar a tensão e agressividade.
Diferenciação de cores
Por ter contato com diversas cores e formatos, os pequenos aprendem a diferenciar as tonalidades, começando a entender como elas funcionam e como podem se transformar ao serem misturadas. Além disso, ao manipular a massinha, elas podem juntar, separar e remontar o material, fazendo com que entendam a diferença entre tamanho, quantidade, etc.
Relaxamento
As atividades manuais por meio da arte relaxam e tranquilizam a criança, visto que distraem e chamam a atenção para a atividade. Utilizá-las pode ser uma ótima forma de tranquilizar a criança, diminuir sua ansiedade, relaxar devido a algum estresse, etc.
Comunicação
A arte é um meio primário para que as crianças se expressem e se comuniquem. Isso porque, o contato com as mãos é a primeira forma de comunicação do bebê. Sendo assim, a partir do nascimento, o toque é o meio que ele utiliza para se comunicar e expressar de forma não verbal. Por isso, é muito importante explorar esse lado dos pequenos para compreende-los ainda mais.
Melhorar a autoestima
A arte pode ser muito gratificante para a criança, visto que podem ter dúvidas sobre sua criatividade. Por isso, não limite sua imaginação, deixe-a criar o que quiser e incentive a arte, pois assim ela terá maior autoaceitação e segurança para encarar os desafios.
Como minimizar a sujeira das brincadeiras?
Para diminuir as possíveis bagunças, crie um desafio a ser cumprido. Por exemplo, hoje vamos desenhar uma árvore. Amanhã vamos fazer comidinhas de massinha. Depois, vamos fazer tatuagens nas mãos. No outro dia, vamos seguir pontilhados… e assim por diante.
Logo que perceber que a criança vai começar a bagunçar, é sinal certo de que você já pode finalizar a brincadeiras. Geralmente não haverá resistência, pois ela mesma já não está mais sabendo o que fazer… Quando isso acontece, é comum que ela comece a fazer bagunça. Mas lembre-se esta liberdade permitida, faz parte do crescer da criança, então não se irrite com sujeira e bagunça. O ideal é sempre estar junto para que além de aproveitar os momentos em família, você ainda possa controlar, mesmo que minimamente, o caminho que a criança irá seguir, diminuindo sujeiras indesejadas no momento.
Sendo assim, quando as brincadeiras são supervisionadas, a chance de sujeira diminui e você se envolve com o pequeno, criando um momento inesquecível. Por isso, lembre-se sempre de participar ativamente da vida da criança, pois assim você pode acompanhar todo o desenvolvimento das habilidades e pode ajudá-lo sempre que precisar, tornando-o uma pessoa segura e confiante.