Encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária pode não ser uma tarefa fácil, mas com certeza é bastante recompensadora. Afinal, poder escolher a decoração que desejar é uma forma de transmitir personalidade aos espaços ao mesmo tempo que garante praticidade e conforto no dia a dia. Dessa forma, a qualidade de vida aumenta, conferindo bem-estar, produtividade e, claro, felicidade aos moradores.
Nesse sentido, a sala é um dos ambientes mais utilizados de uma casa ou apartamento, merecendo atenção especial por receber os visitantes e servir como cantinho de descanso em meio à rotina corrida. Portanto, o sofá é um elemento de destaque que precisa ser escolhido com cuidado, sendo que o modelo de canto é excelente tanto para espaços grandes quanto pequenos. Contudo, sabemos que não é tão simples criar uma boa composição e, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas de como usar o sofá de canto em sua decoração.
Considere o espaço disponível
O primeiro passo é considerar o espaço disponível em sua sala. Como falamos, ele irá conversar tanto com ambientes amplos quanto pequenos, mas para isso é preciso adquirir o sofá na medida adequada. Sendo assim, tire todas as medidas necessárias de sua sala, incluindo ainda os elementos que já possui ou pretende colocar, como rack para TV, mesa de centro, tapete, etc. Dessa forma, você evita que o sofá fique desproporcional, ou seja, nem muito grande e nem muito pequeno.
Avalie o estilo da decoração
Outro ponto que precisa ser analisado antes de comprar seu sofá de canto é o estilo da decoração do ambiente, pois dessa forma você garante harmonia, personalização e conforto. Por exemplo, tons neutros são ideais para salas discretas e aconchegantes, enquanto cores fortes e vibrantes serão ideais para pessoas com um estilo mais despojado e moderno. Em relação ao tecido, prefira sempre opções como couro, veludo, linho, algodão, sarja e, se tiver crianças ou pets, o de lona.
Sofá de canto em L é ideal para acomodar várias pessoas
Para um ambiente pequeno, é muito importante aproveitar todos os centímetros disponíveis de maneira inteligente. Nesse sentido, apostar em um sofá tradicional pode não ser a melhor opção, especialmente para quem costuma receber muitas visitas. Sendo assim, o sofá de canto em formato L é perfeito, pois consegue acomodar de maneira confortável várias pessoas. Inclusive, o modelo 3 lugares é indicado para paredes que dividem parcialmente um ambiente.
Mantenha os sofás de canto alinhados perto da parede
Para quem deseja maximizar ainda mais o espaço disponível na sala, o ideal é colocar o sofá de canto alinhado à parede do cômodo. Dessa forma, é possível aumentar a área de circulação de pessoas de maneira inteligente e otimizada. Além disso, se for possível, opte por ocupar toda uma parede com ele, especialmente quem costuma receber convidados e visitas. Mas, nesse caso, é necessário ter um cômodo destinado somente para a sala de estar ou de TV.
Divida os ambientes com o sofá de canto
Se a sua sala está integrada a outros ambientes, localizada no meio de um cômodo, por exemplo, uma boa dica é colocar um sofá de canto a fim de limitar o espaço e dividir o local de maneira harmônica. Com isso, você não atrapalha a circulação e nem mesmo a iluminação.
A iluminação será uma grande aliada
Uma ótima maneira de elevar o nível da decoração da sala é por meio da iluminação, sendo capaz de valorizar ainda mais o ambiente. Afinal, quando bem planejada e projetada, destaca os elementos desejados, assim como a beleza de determinados móveis planejados. Isso pode muito bem ser feito com o sofá de canto, com um conjunto de spots no teto apontando para a parede em que o sofá está encostado. Mas, lembre-se de investir em lâmpadas de LED, pois são mais econômicas e duráveis, além de tons amarelados, visto que conferem maior conforto visual e beleza ao espaço.
Invista em chaise
O sofá de canto com chaise é uma tendência que conquista cada vez mais adeptos na decoração e isso não é à toa. Se você ainda não conhece, esse tipo possui um prolongamento em um dos assentos, geralmente em uma das extremidades. Além disso, dependendo do modelo, a extensão pode ser fixa ou retrátil, ou seja, alongada quando desejar. No entanto, não existe uma alternativa melhor do que a outra, mas sim de acordo com o espaço disponível e rotina dos moradores.
Então, agora que você sabe como utilizar o sofá de canto em sua decoração, já pode colocar nossas dicas em prática. Mas, não se esqueça de avaliar o estilo da decoração do ambiente, assim como considerar o espaço disponível. Dessa forma, você garante melhor aproveitamento do espaço, além de um visual sofisticado e elegante, conferindo conforto e praticidade no dia a dia.
Leia também: Entupimento de esgoto: Como evitar?