A vida saudável está na moda e isso é ótimo. Já há algum tempo que parece que está ocorrendo uma transformação que provoca uma mudança de hábitos para práticas mais saudáveis, como o esporte ou a alimentação saudável habitual. Talvez por isso os fabricantes de roupas fitness tenham lançado novos modelos e novos produtos em busca desses potenciais clientes que estão crescendo cada vez mais.
Assim, numa altura em que parecia que só existiam grandes cadeias de vestuário e acessórios esportivos, ressurgiram pequenas e médias empresas que oferecem um tratamento próximo, especializado, têm grande qualidade em todos os géneros e mimam os seus clientes.
Como abrir uma loja fitness?
Abrir um negócio não é fácil, mas abrir um negócio na área têxtil, como roupas esportivas, que é muito voltada para a moda, pode ser ainda menos. Por isso, é interessante levar em consideração alguns pontos que garantem, de alguma forma, a estabilidade e continuidade do seu negócio.
Localização
O local em que ficará a loja fitness é muito importante, pois se não for um local muito movimentado, nem mesmo os potenciais clientes poderão saber da sua existência. Da mesma forma, também é interessante conhecer a oferta que está por perto para conhecer bem a concorrência.
Bons fornecedores
Mesmo que você tenha uma excelente localização, se você não tiver roupas e acessórios de boa qualidade e a um bom preço, não haverá nada que você possa fazer. Por isso, é fundamental estudá-los e contar com quem tenha a melhor relação custo-benefício e seja capaz de servir nos tempos necessários.
Variedade de produtos
Normalmente em lojas de esportes você espera encontrar, além de roupas, acessórios úteis para academia ou treino em casa. Assim, isso também deve ser levado em conta, com fabricantes de acessórios para academias também entre os fornecedores. Pesos, luvas, tapetes, toalhinhas, bolas, garrafas de água… estes são alguns produtos que normalmente se encontram numa loja de desporto.
Boa relação custo-benefício
A mesma coisa que se buscou nos fornecedores também deve ser repassada aos clientes, que vão agradecer. O preço ainda é um fator chave na decisão de comprar algo. O cliente deve entender que o produto vale a pena e, só assim, o adquirirá satisfeito.
Lealdade
A simpatia do staff, os bons resultados dos produtos ou algumas ações de marketing – cartão de sócio, descontos, etc. – eles conquistarão clientes e, o mais importante, atrairão novos por meio de recomendações, além de garantir sua fidelidade.
Publicidade e comunicação
Uma nova loja não se conhece assim, pelo que deve ser realizada uma campanha de comunicação ou publicidade, cuja dimensão pode variar consoante o orçamento disponível ou similar. Pode ir desde uma campanha de rádio local até a entrega de panfletos nas portas de academias e centros esportivos, por exemplo.
Presença na Internet
Sim, embora a loja seja física, também deve marcar presença online. Não fazê-lo, em plena era digital, seria um erro. Independentemente do fato de as compras não poderem ser efetuadas através deste canal, é necessário, para gerar confiança, que tenha pelo menos um website e redes sociais.
Com essas dicas, você está pronto para abrir a sua loja fitness. Boa sorte!