Segundo um artigo escrito no site de notícias Terra, um edifício pode valorizar em até 17% após uma pintura predial.
Porém, há uma dúvida muito grande no mercado condominial: qual o momento certo para realizar a pintura predial?
E pensando nisso, decidimos escrever esse artigo definindo todos os pontos que devem ser levados em consideração para saber qual o momento ideal.
Nesse artigo você irá saber:
1. O que precisa se observar antes de realizar a pintura
2. Quando realizar a pintura predial
3. Como escolher uma empresa especializada
O que precisa se observar antes de realizar a pintura
Há dois fatores principais que devem ser observados para saber se é o momento ideal: estético e patológico.
No fator estético, o momento ideal é quando a cor do edifício apresenta sinais de desgaste como a perca de vivacidade da cor, descascamento da tinta e sujeiras já impregnadas.
Esses sinais de desgaste são causados por questões naturais (chuva, irradiação solar e correntes de vento), porém utilizar materiais de baixa-média qualidade facilita ainda mais esse processo.
Portanto, muitas vezes optar pelo mais barato, acaba saindo mais caro.
Já na questão patológica do prédio, é preciso observar antes de realizar a pintura predial as trincas e infiltrações nos apartamentos usados, o que em casos mais graves, pode causar desmoronamento da estrutura.
Mas antes de entender o porquê esse desmoronamento pode acontecer, é preciso entender como é a estrutura de um prédio.
Um prédio é construído a partir do concreto armado. Ele é composto por cimento, agregados miúdos (areia), agregados graúdos (pedras) e o aço, responsável por proporcionar a sustentação.
Por ser um material de alta porosidade, a água possui grande facilidade de penetração na superfície, fazendo com que entre em contato com o aço, enferruje ele e comprometa o material que sustenta o edifício.
E com isso, em casos mais graves, desabe a parte afetada. Comprometendo as outras.
Junto com a pintura, também é feita a impermeabilização, que é responsável por não deixar a água entrar no concreto e não corroer o aço.
Quando realizar a pintura predial
O momento certo de realizar a pintura predial são em épocas com baixos índices de chuva.
Segundo o Simehgo (Sistema de Meteorologia e Hidrologia de Goiás), o período ideal é durante a estação seca, que começa no mês de abril e acaba na primeira quinzena de outubro.
Portanto, escolha uma empresa experiente e determinada em cumprir o prazo acordado no contrato. Vamos explicar no próximo título como escolher a empresa ideal.
Vários municípios do Brasil, como São Paulo, possuem Leis que obrigam o prédio a realizar a pintura dentro de um certo período.
Mas caso na sua cidade não tenha nenhuma lei, analise o conteúdo do título acima (O que precisa se observar antes de realizar a pintura), assim, sendo possível definir a hora certa.
Fazendo as seguintes perguntas, é possível e saber.
A pintura está desgastada? Se sim, é o momento certo.
O prédio está apresentando fissuras? Infiltrações? Bolhas?(…) Se sim, é o momento certo de realizar.
Geralmente, quando a pintura anterior foi realizada por materiais de alta-qualidade e com uma equipe profissional, são em média 5 anos até apresentar os primeiros sinais de desgaste.
Mas aí, surge um outro ponto importante: como encontrar uma empresa que utilize materiais de alta-qualidade e com experiência? Vamos te contar abaixo!
Como escolher uma empresa especializada
Para se realizar uma pintura predial com sucesso, é necessário ter uma empresa com experiência e reconhecimento, afim de evitar “dores de cabeça” futuras.
Existem 3 pilares fundamentais que qualquer empresa deve ter:
1. Experiência
A experiência é o principal fator que define se uma empresa é especializada e irá realizar uma pintura com alta-qualidade e entregará no prazo um excelente resultado.
E isso acontece, pois uma empresa com experiência sabe exatamente qual é o melhor material para ser utilizado, quem são os melhores profissionais e quais os possíveis problemas futuros, assim, evitando-os antecipadamente.
A experiência é paralela ao tempo de mercado da empresa. Empresas com um tempo vasto de mercado já cometeram erros e aprenderam como resolvê-los, diferenciando-se das demais que são fundadas há pouco tempo.
Busque por empresas que estão constantemente correndo atrás da excelência em suas pinturas.
2. Qualidade
Nenhum morador, muito menos o síndico, gostaria de olhar para a pintura e não gostar do resultado final.
Mas como saber se a pintura predial será realizada com qualidade?
Bom, o primeiro passo é checar com o representante da empresa quais seriam os materiais utilizados e sua qualidade.
Já o segundo, é checar a experiência dos profissionais responsáveis pela execução da pintura predial.
Certifique-se também de qual é garantia do serviço oferecida pela empresa.
3. Entrega no prazo
A entrega no prazo acordado também é outro item essencial na hora de escolher empresas.
O que atrasa a entrega no prazo, são os problemas não previstos. Tendo uma empresa com experiência com você, eles são evitados e quando aparecem, são identificados rapidamente e resolvidos.
Confira o portifólio das empresas de pinturas prediais da sua região, e se possível, fale com o síndico do edifício para conhecer a empresa.
Esperamos que com esse artigo, não fique dúvidas de qual o momento ideal de realizar a pintura predial e como escolher a empresa certa.